Ciclo Solar

Em vários momentos, algo que relaciona o estudo da física com o nosso cotidiano passa despercebido. Em outros momentos não paramos para pensar sobre o que está ao nosso redor. O Universo está repleto de maravilhas como estrelas, planetas, etc., que nem sempre paramos para observar. Conhecemos as fases da Lua, mas nem todos sabem que o Sol também possui fases.

Sabemos que o Sol é uma estrela, a maior estrela do sistema solar. Todos os outros planetas, asteroides e outros astros giram ao seu redor. O Sol é basicamente composto por hidrogênio e hélio. No interior dele ocorrem reações nucleares que criam manchas em sua superfície, mais conhecidas como manchas solares.

Com a elevação da temperatura na coroa do Sol, são produzidos os ventos solares. O vento solar é um fluxo contínuo de partículas carregadas que também acarreta perda de massa por parte do Sol.

Além das partículas provenientes dos ventos solares, existem também grandes ejeções de massa que são associadas às elevações ocorridas na superfície do Sol. Essas ejeções são resultado dos Ciclos solares.

Os Ciclos solares são atividades na superfície do Sol que têm um tempo de duração de cerca de 11 anos. Quando a atmosfera solar fica mais efervescente, ela lança chamas que podem alcançar tamanhos iguais aos de pequenos planetas. Esses momentos são chamados de máxima solar pelo fato de as proeminências atingirem picos mais elevados.

Embora tenha ciclos que chegam a 11 anos, o Sol também apresenta oscilações que podem durar centenas de anos. Após o período de picos elevados, a superfície do Sol volta a ficar “tranquila”, ou seja, passa por um período de estabilidade.

De acordo com a Universidade de Southampton, até o ano de 1985 o Sol atingiu um forte pico. Após esse ano as atividades solares decresceram.

Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Física
Ejeções de partículas carregadas
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Sistema solar proposto por Nicolau Copérnico
História da Gravitação
Veja aqui um breve histórico da gravitação universal, que perpassa pelas suas diversas teorias e seus criadores.
Corpo lançado verticalmente para cima
Lançamento vertical para cima
Veja neste artigo como determinar o comportamento de um corpo que sofre lançamento vertical para cima sem levar em consideração a resistência do ar.
A aceleração é a grandeza que determina a variação da velocidade em função do tempo
Conceito de aceleração
Clique aqui para conhecer mais sobre o conceito de aceleração, grandeza vetorial que determina a taxa de variação da velocidade.
O movimento do veículo pode ser classificado como uniformemente variado se houver variação da velocidade
Movimento Uniformemente Variado
Você conhece o movimento uniformemente variado? Clique aqui e descubra quais são as caraterísticas desse movimento que apresenta aceleração constante.
Quantidade de movimento
Acesse e descubra o que é, qual a fórmula e como calcular uma importante grandeza física da Dinâmica: a quantidade de movimento.
A superfície do líquido em repouso, contido em um vaso comunicante, mantém-se na mesma horizontal
Consequências da lei de Stevin
Veja aqui a definição da lei de Stevin e veja também algumas consequências dessa lei aplicada nos vasos comunicantes.