Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Quantidade de movimento

Quantidade de movimento

Quantidade de movimento é uma grandeza física da Dinâmica calculada a partir da multiplicação da massa de um corpo, em quilogramas, por sua velocidade instantânea, em metros por segundo. Essa grandeza é vetorial, pois apresenta módulo, direção e sentido. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da quantidade de movimento é o kg.m/s.

Veja também: Conceitos fundamentais da Cinemática Escalar

Fórmula da quantidade de movimento

A fórmula utilizada para calcular a quantidade de movimento relaciona a massa com a velocidade do corpo.

Q – quantidade de movimento (kg.m/s)

m – massa do corpo (kg)

v – velocidade (m/s)

Conservação da quantidade de movimento

A conservação da quantidade de movimento é um princípio físico e diz que, desprezando-se o efeito de forças dissipativas, tais como as forças de atrito ou de arraste, a quantidade de movimento inicial de um corpo ou sistema de corpos deve ser igual à quantidade de movimento final. Isso implica que a soma da massa pela velocidade de todas as partículas deve ser constante. O princípio da conservação da quantidade de movimento está ilustrado na situação idealizada na figura a seguir. Observe:

mA e mB massas dos corpos A e B

vA e vB – velocidades dos corpos A e B antes da colisão

v'A e v'B – velocidades dos corpos A e B após a colisão

Na figura, é possível observar dois caminhões, de massas mA e mB, movendo-se, respectivamente, para a esquerda e para a direita. Após a colisão, os caminhões têm o sentido de seu movimento invertido, mas continuam a se deslocar com a mesma velocidade, em módulo. Isso indica que a quantidade de movimento total foi conservada, por isso dizemos que a colisão entre esses caminhões foi perfeitamente elástica.

A mesma situação aplica-se ao exemplo a seguir. Nele vemos dois trens de massas iguais a 30 T (30.000 kg) e 10 T (10.000 kg) que estão a 10 m/s e em repouso, respectivamente. Após a colisão, o trem de 30 T continua a mover-se para a esquerda, entretanto o trem que se encontrava em repouso passou a se mover com uma velocidade de 15 m/s.

A verificação da conservação da quantidade de movimento pode ser feita pela soma dos produtos da massa pela velocidade de cada um dos trens. Observe:

Se a condição da conservação da quantidade de movimento não for respeitada, então parte da energia presente nos corpos antes de qualquer fenômeno será dissipada, ou seja, será transformada em outras formas de energia, como energia térmica, vibrações, entre outras. Neste caso, dizemos que ocorreu uma colisão inelástica.

Veja também: Torque ou momento de uma força

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Impulso e quantidade e movimento

Impulso e quantidade de movimento são grandezas físicas que apresentam a mesma unidade de medida e são relacionadas entre si. De acordo com o teorema do impulso, a variação da quantidade de movimento é equivalente ao impulso exercido sobre um corpo. A fórmula mostrada a seguir relaciona essas duas grandezas.

I – impulso (kg.m/s)

ΔQ – variação da quantidade de movimento (kg.m/s)

Quantidade de movimento e energia cinética

Quantidade de movimento e energia cinética (EC) são grandezas importantes para o estudo da Dinâmica. A fórmula a seguir mostra qual é a relação entre elas:

Exercícios resolvidos sobre quantidade de movimento

Questão 1 - Acerca da grandeza física conhecida como quantidade de movimento, são feitas as seguintes afirmações:

I – A quantidade de movimento é uma grandeza física escalar.

II – A unidade de medida da quantidade de movimento é o kg.m/s.

III – A quantidade de movimento é definida pelo produto entre massa e velocidade.

São verdadeiras:

a) I e II

b) II e III

c) I, II e III

d) Somente I

e) Somente III

Gabarito: letra B.

Resolução:

A quantidade de movimento pode ser calculada multiplicando-se a massa de um corpo por sua velocidade. Essa grandeza física é vetorial, e sua unidade de medida, de acordo com o SI, é o kg.m/s. Dessa maneira, são corretas as afirmações II e III.

Questão 2 - Um corpo de massa m desloca-se com velocidade v. Sabendo que o módulo da quantidade de movimento desse corpo é igual a Q e que sua energia cinética é E, determine, em termos de Q e E, quais devem ser os módulos da quantidade de movimento e da energia cinética desse mesmo corpo caso a velocidade v fosse duplicada.

a) Q' = 4Q e EC' = EC/2

b) Q' = 2Q e EC' = 2EC

c) Q' = Q/2 e EC' = 4EC

d) Q' = 2Q e EC' = 4EC

e) Q' = Q e EC' = 4EC

Gabarito: letra C.

Resolução:

Para resolver essa questão, é necessário que utilizemos as fórmulas da quantidade de movimento e da energia cinética. Além disso, devemos levar em conta que a nova velocidade do corpo é 2v.

Com base nos cálculos, podemos afirmar que a quantidade de movimento é duplicada, enquanto a energia cinética aumenta em quatro vezes, portanto a alternativa correta é a letra D.
 

Questão 3) Determine o módulo da quantidade de movimento de um veículo automotivo de 900 kg que se desloca com velocidade de 72 km/h e assinale a alternativa correta:

a) 1800 kg.m/s

b) 19.600 kg.m/s

c) 64.800 kg.m/s

d) 8.000 kg.m/s

e) 18.000 kg.m/s

Gabarito: letra E.

Resolução:

Para calcularmos o módulo da quantidade de movimento, é necessário que se multiplique a massa do corpo por sua velocidade, mas também é necessário que as unidades de medida estejam definidas de acordo com as unidades do SI. Dessa maneira, é preciso dividir a velocidade, que está em km/h, por 3,6. Confira o cálculo:

Com base no cálculo feito, que resultou em uma quantidade de movimento de 18.000 kg.m/s, a alternativa correta é a letra E. 

Publicado por: Rafael Helerbrock
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(Unipac) – Um automóvel cuja massa é de 900 kg desenvolve velocidade de 108 Km/h (30 m/s), quando o motorista pisa bruscamente no freio e, com desaceleração constante, consegue parar após 5,0 segundos. Pode-se afirmar que a variação da quantidade de movimento do automóvel foi:

a) 5,4x 103 N.s

b) 2,7x 104 N.s

c) 9,7 x 104 N.s

d) zero

Questão 2

(PUC) – Uma bola de tênis, de 100 gramas de massa e velocidade v1=20m/s, é rebatida por um dos jogadores, retornando com uma velocidade v2 de mesmo valor e direção de v1, porém de sentido contrário. Supondo que a força média exercida pela raquete sobre a bola foi de 100 N, qual o tempo de contato entre ambas?

a) 4,0 s

b) 2,0x10-2 s

c) 4,0x10-2 s

d) zero

e) 4,0x10-1 s

Mais Questões
Assuntos relacionados
O movimento do veículo pode ser classificado como uniformemente variado se houver variação da velocidade
Movimento Uniformemente Variado
Você conhece o movimento uniformemente variado? Clique aqui e descubra quais são as caraterísticas desse movimento que apresenta aceleração constante.
Ejeções de partículas carregadas
Ciclo Solar
As atividades solares são proeminências que ocorrem em ciclos de 11 anos
Na situação (a) há uma pessoa de massa m sobre uma balança no interior do elevador; na situação (b) há forças atuando na situação
Elevadores em movimento vertical
Análise do movimento vertical dos elevadores.
No bobsleigh, a velocidade inicial adquirida pela equipe depende da intensidade da força aplicada pelos atletas *
Teorema do impulso
Clique aqui para entender o teorema do impulso e ampliar seu aprendizado em Física!
Para um sistema qualquer, a quantidade de movimento sempre será conservada
Conservação da quantidade de movimento
Clique aqui e saiba mais sobre a conservação da quantidade de movimento, grandeza determinada pelo produto da massa pela velocidade de um corpo.
Os carros que participam de uma colisão podem ser considerados um sistema, no qual atuam forças internas e externas
Forças internas e externas
Você sabe o que são forças internas e forças externas? Clique aqui e fique por dentro desse assunto importante para o estudo da Dinâmica.
O <i>Hand Spinner</i> é um brinquedo que usa o conceito de momento angular para estimular a concentração de crianças e adultos
Momento angular
Aprenda mais sobre o momento angular, uma importante grandeza física associada à rotação dos corpos.
Gato em queda livre (1ª imagem – suposição de queda do primeiro andar de um edifício; 2ª imagem – suposição de queda do terceiro andar de um edifício)
Quanto mais alto, maior o tombo?
Analisando a queda de um gato.
Sol
O Sol
O sol é a maior estrela do Sistema Solar! Conheça aqui como essa estrela é estruturada!
Vetor Unitário
Vetores unitários
Veja aqui como realizar matematicamente operações com vetores unitários e confira alguns exemplos.
Oscilador massa-mola
O que é um oscilador massa-mola? Descubra as fórmulas usadas nos sistemas massa-mola e os conceitos mais importantes sobre o tema. Aprenda com exercícios resolvidos.
Instrumentos utilizados para medir massa (balança) e tempo (relógio).
Massa e tempo
Verifique aqui a origem das unidades de medida básicas massa e tempo, no que tange às grandezas físicas.
Existem algumas obervações importantes a respeito das três leis de Newton
Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton
Clique aqui e veja quais são as cinco coisas a respeito das leis de Newton que você precisa saber e aumente seus conhecimentos em Física!
Objeto se movendo com velocidade constante do ponto X até o ponto Y graças a uma força F aplicada
Trabalho e Energia Cinética
Veja aqui como o trabalho da força resultante que age em um corpo é sempre igual à variação da energia cinética.