Whatsapp icon Whatsapp

Colisão oblíqua

Colisões em direções oblíquas
Colisões em direções oblíquas

Nos nossos estudos relacionados a colisões, vimos que durante uma colisão de dois corpos, as forças externas, se existirem, são desprezíveis se comparadas com as internas, portanto o sistema pode ser sempre considerado mecanicamente isolado. Vejamos a figura acima, onde temos uma colisão oblíqua. Nela percebemos que após se chocarem as massas tomam direções diferentes da direção inicial.

Nessa situação, em que a colisão é do tipo oblíqua, deve-se fazer a decomposição das velocidades em somente duas direções. Em seguida basta aplicar, para cada uma das direções, o princípio da conservação da quantidade de movimento. Como exemplo, consideremos duas bolas de mesma massa m1 e m2 e velocidades v1 e v2, respectivamente, que se colidem. Na figura acima temos a representação das bolas antes e depois da colisão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fazendo a decomposição das velocidades das duas massas na direção horizontal e vertical, para cada uma das direções, a conservação da quantidade de movimento, tem-se:

- direção horizontal:

 

- direção vertical:

Para que a resolução seja possível com essas duas equações, devemos ter, no máximo, duas incógnitas.

Decomposição das velocidades das massas m1 e m2

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Breve história da lei da inércia
Veja aqui quem foram os cientistas que contribuíram para a formulação da primeira lei de Newton ou Lei da inércia.
Galileu Galilei
Clique e acesse o texto para saber detalhes sobre a vida do importante cientista chamado Galileu Galilei. Entenda por que ele teve problemas com a inquisição.
Pressão
Você sabe o que é pressão? Aprenda o que ela é na física, sua fórmula e seus tipos. Reforce seus conhecimentos com nossos exercícios resolvidos sobre o tema.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Tales" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.