Whatsapp icon Whatsapp

Pressão

Pressão é a grandeza física que mede a força aplicada perpendicularmente a uma superfície. Trata-se de uma grandeza escalar, que pode ser calculada pela razão entre força e área. Em unidades SI, a pressão é medida em pascal, que equivale a newtons por metro quadrado (1 Pa = 1 N/m²), mas também pode ser medida em atm (1 atm = 1,1.105 Pa).

Pressão na física

Na física, a pressão é calculada pela razão entre o módulo de uma força F e uma área A. Uma vez que a pressão é uma grandeza escalar, ela pode ser definida por sua intensidade e unidade de medida.

O gás inserido nos pneus de carros de passeio produz uma pressão próxima de 2 atm.

A pressão é diretamente proporcional à intensidade da força F bem como inversamente proporcional à área A. Confira, a seguir, a fórmula utiliza para defini-la:

P – pressão (Pa - pascal)

F – força (N – newton)

A – área (m²)

A fórmula faz sentido quando a relacionamos com objetos pontiagudos, tais como agulhas: a área de suas pontas é muito pequena, por isso elas conseguem perfurar a pele tão facilmente, sem que haja a necessidade de aplicar uma força muito grande. Isso também ocorre com objetos cortantes, tais como facas, uma vez que, ao afiá-los, busca-se reduzir-lhes a área de contato, o que aumenta a pressão exercida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pressão hidrostática

Pressão hidrostática é exercida por fluidos em equilíbrio. Fluidos são substâncias que assumem a forma de seus recipientes e que podem escoar, tais como a água e o ar. Quando esses fluidos encontram-se em certa altura, eles produzem pressões proporcionais a ela.

Veja também: Por que os seres humanos tornam-se míopes quando estão debaixo d'água?

Imagine um copo cheio de água colocado sobre uma mesa. A pressão que esse copo exerce depende da sua área de contato e também da força que ele exerce para baixo. Essa força, por sua vez, depende do peso do copo em si e do peso da água. A pressão oriunda da água no interior do objeto é hidrostática ou manométrica.

A pressão hidrostática depende também da densidade do fluido, quanto maior for essa densidade, maior será a pressão exercida. Observe a fórmula usada para o seu cálculo:

d – densidade (kg/m³)

g – gravidade (m/s²)

h – altura (m)

Nessa figura, é possível observar como funciona a pressão hidrostática. Observe a distância percorrida pela água que sai por cada um dos furos, ela sai com maior velocidade no furo que se encontra em maior profundidade, uma vez que a pressão exercida por ele é maior nesse ponto do que nos demais. Caso tenha maior curiosidade sobre esse tema, leia nosso texto: Hidrostática.

A figura ilustra pressão hidrostática: quanto maior a profundidade, maior é a pressão no fluido.

Pressão atmosférica

A pressão atmosférica da Terra ao nível do mar é de cerca de 1,01325.105 Pa, ou seja, um pouco superior a 100 mil newtons por metro quadrado.

Ela foi medida pela primeira vez pelo físico italiano Evangelista Torricelli. Para tanto, Torricelli fez uso de uma bacia e uma coluna de vidro, ambas cheias de mercúrio. Entornando o conteúdo da coluna de vidro na bacia, ele deixou o mercúrio escorrer para o recipiente até que o nível dessa substância no interior do tubo de vidro deixasse de abaixar.

Veja também: Elementos climáticos ou atmosféricos

Com isso ele concluiu que a pressão da atmosfera era correspondente à pressão exercida pela coluna de mercúrio, que tinha, aproximadamente, 76 cm de altura. É por esse motivo que as medidas de cmHg ou mmHg popularizaram-se, sendo usadas, inclusive, para aferir a pressão arterial.

O barômetro de Torricelli era um recipiente e um tubo de vidro cheios de mercúrio.
O barômetro de Torricelli era um recipiente e um tubo de vidro cheios de mercúrio.

A pressão atmosférica é particularmente importante quando se estuda a hidrostática. Quando os fluidos em equilíbrio hidrostático estiverem armazenados em recipientes abertos, eles estarão sujeitos à pressão atmosférica, de modo que a sua superfície permaneça alinhada sempre na mesma altura, como acontece nos vasos comunicantes.

Além disso, a pressão no fundo do recipiente, chamada de pressão absoluta, será a soma da pressão hidrostática com a pressão atmosférica. A fórmula mostrada a seguir, que é usada para calcular a pressão absoluta, relaciona a pressão atmosférica (P0) à pressão hidrostática e é chamada de lei ou teorema de Stevin, confira:

P0 – pressão atmosférica (1,01.105 Pa ou 1 atm)

Assim como ocorre com a pressão hidrostática, a pressão atmosférica varia. De acordo com a altura, à medida que subimos, em relação ao nível do mar, ela diminui, uma vez que o ar em nossa volta torna-se cada vez mais rarefeito. Para efeito de comparação, a pressão atmosférica no pico do Everest, o ponto mais alto do relevo terrestre, é cerca de 250 mmHg, ou 0,3 atm, aproximadamente.

Pressão arterial

A pressão arterial é exercida pelo sangue sobre os vasos sanguíneos. Uma pressão arterial saudável situa-se entre 120 mmHg e 80 mmHg. Uma vez que a pressão sanguínea é maior que a pressão atmosférica externa, o sangue consegue percorrer o sistema circulatório e voltar ao coração sem que ocorra um colapso dos vasos.

Saiba mais: Tipos de circulação sanguínea – fechada, simples, dupla, incompleta e completa

Exercícios resolvidos sobre pressão

Questão 1) (Enem) Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas, reduzindo a produtividade das culturas. Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus dos tratores por pneus mais:

a) largos, reduzindo pressão sobre o solo.

b) estreitos, reduzindo a pressão sobre o solo.

c) largos, aumentando a pressão sobre o solo.

d) estreitos, aumentando a pressão sobre o solo.

e) altos, reduzindo a pressão sobre o solo.

Gabarito: Letra a

Resolução:

Para evitar a compactação do solo, é necessário reduzir a pressão exercida sobre ele, para tanto, uma possível solução é usar pneus mais largos, que aumentem a área de contato das máquinas com o solo.

Questão 2) (Enem) Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia de água, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições, em diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água, conforme ilustrado na figura. Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente?

a) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.

b) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.

c) Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.

d) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; regula a velocidade de escoamento, que só depende da pressão atmosférica.

e) Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.

Gabarito: Letra a

Resolução:

Quando a garrafa está fechada, não há ação da pressão atmosférica sobre o fluido. Como a pressão hidrostática relativa à altura do fluido é menor que a pressão atmosférica, nenhuma água escoará do recipiente furado. Quando a garrafa está aberta, a pressão atmosférica soma-se à pressão hidrostática, fazendo com que o fluido seja expelido com maior velocidade.

Questão 3) (Eear 2018 - adaptada) O valor da pressão registrada na superfície de um lago é de 1,0.105 Pa, que corresponde a 1 atm. Um mergulhador encontra-se, nesse lago, em uma profundidade na qual ele constata uma pressão de 3 atm. Sabendo que a densidade da água do lago vale 1000 kg/m³ e que o módulo da aceleração da gravidade no local vale 10 m/s², em qual profundidade, em metros, em relação à superfície, esse mergulhador encontra-se?

a) 20 m

b) 40 m

c) 30 m

d) 10 m

Gabarito: Letra a

Resolução:

Para encontrarmos a profundidade em que o mergulhador encontra-se, basta fazermos o cálculo usando o teorema de Stevin, observe:

Com base nos dados informados pelo enunciado, o mergulhador encontra-se em uma profundidade de 20 m em relação à superfície.

Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Empuxo
Clique aqui, saiba o que é empuxo e conheça sua fórmula. Saiba também o que é peso aparente e conheça alguns casos de flutuação.
Gravitação universal
Clique para saber tudo sobre a gravitação universal. Confira sua fórmula, relação com as leis de Kepler, história, além de exercícios resolvidos sobre o assunto.
Hidrodinâmica
Clique aqui e conheça quais sãos os estudos da hidrodinâmica!
O que é força?
Você sabe definir o que é uma força? Clique aqui e veja quais são as principais características e efeitos dessa grandeza sobre os corpos.
Princípio de Pascal
Entenda o que diz o princípio de Pascal. Conheça a fórmula e as aplicações do princípio de Pascal no dia a dia e veja sua relação como o princípio de Stevin.
Relação entre Trabalho e Energia Cinética
Veja qual é a relação entre o trabalho e a energia cinética.
Triângulo de Pascal
Entenda o que é o triângulo de Pascal e como construí-lo, além de conhecer suas principais aplicações e propriedades.
Velocidade vetorial
Entenda o que é velocidade vetorial, aprenda a diferenciá-la da velocidade escalar e confira exercícios envolvendo o tema.
video icon
Escrito"PODCAST | Nova carteira de identidade nacional" próximo à representação da versão digital da Nova carteira de identidade nacional.
Podcasts
PODCAST | Nova carteira de identidade nacional
Ter um documento de identidade é um direito de todo cidadão e ajuda a sociedade a se organizar e ter acesso aos seus benefícios. O papiloscopista da Polícia Civil do Estado de Goiás, Antonio Maciel Aguiar conversa com o professor Guga Valente sobre a CIN, Carteira de Identidade Nacional.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.