Whatsapp icon Whatsapp

Galileu Galilei

Galileu Galilei foi um importante cientista que realizou estudos inovadores nas áreas da física e da astronomia, principalmente. Foi perseguido por defender o heliocentrismo.
Galileu Galilei é reconhecido como um dos maiores físicos e astrônomos de todos os tempos.
Galileu Galilei é reconhecido como um dos maiores físicos e astrônomos de todos os tempos.

Galileu Galilei foi um físico, matemático e astrônomo italiano que ficou marcado na história como um dos maiores cientistas de todos os tempos. Galileu demonstrou apreço pela Matemática quando cursava Medicina pela Universidade de Pisa e acabou se tornando uma importante referência em campos como a Física e a Astronomia.

Ele descobriu os satélites que orbitavam Júpiter e concluiu, por meio da observação astronômica, que o modelo de Copérnico, que defendia que a Terra orbitava o Sol, estava correto. Foi perseguido pela Santa Inquisição por suas posições como cientista e obrigado a passar os últimos anos de sua vida em prisão domiciliar.

Leia também: Isaac Newton — um dos maiores nomes da história da ciência

Resumo sobre Galileu Galilei

  • Galileu Galilei foi um importante físico, astrônomo e matemático do período renascentista.
  • Ingressou na Universidade de Pisa para cursar Medicina, mas demonstrou grande interesse pela Matemática.
  • Inventou o primeiro termoscópio, uma espécie de termômetro.
  • Construiu seu próprio telescópio em 1609 e deu início à observação do Universo.
  • Defendeu o modelo copernicano e foi perseguido pela Inquisição.

Juventude de Galileu Galilei

Galileu Galilei nasceu em Pisa, parte do Ducado de Florença na época. Sua data de nascimento é 15 de fevereiro de 1564. Filho de Vincenzo Galilei, um lutenista (músico que tocava alaúde), e de Giulia Ammannati, Galileu era descendente de Galileu Bonaiuti, um famoso médico de Pisa. Ele vinha de parte da família que abandonou o “Bonaiuti” e adotou o “Galilei” no lugar.

A família de Galileu se mudou para Florença quando ele tinha oito anos, mas o jovem permaneceu morando em Pisa, residindo na casa de seu tutor. Na infância, Galileu foi capaz de construir uma série de importantes objetos, como moinhos de água, aprendeu a tocar alaúde e tinha boa habilidade para as artes.

Ele passou um tempo estudando em um monastério, onde teve acesso a conteúdos como Gramática e Retórica. O jovem chegou a querer seguir a carreira eclesiástica, mas foi convencido por seu pai a se tornar médico. Vincenzo queria que seu filho se tornasse médico porque era uma carreira mais promissora, que trazia mais retorno financeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Descobertas de Galileu Galilei

Em 1581, Galileu foi matriculado na Universidade de Pisa para se formar em Medicina. No entanto, ao longo do curso, Galileu foi demonstrando menos interesse pela Medicina e mais pela Matemática. Um acontecimento marcante em sua trajetória universitária foi observar um candelabro que balançava de um lado ao outro por conta da força do vento.

Ele observou o fenômeno, o replicou em sua casa e identificou a lei do pêndulo, descobrindo que um pêndulo leva a mesma quantidade de tempo para balançar entre os dois lados. O interesse de Galileu pela Matemática foi reforçada quando ele assistiu, por engano, uma aula de Ostilio Ricci, um professor da Universidade de Pisa.

O pai de Galileu não concordava com o envolvimento de seu filho com a Matemática, mas acabou sendo convencido e o autorizou a estudar o que ele queria. Galileu Galilei passou a estudar com Ostilio Ricci, demonstrando ser um excelente aluno. No entanto, ele não finalizou o curso e abandonou a universidade em 1585.

Após abandonar o curso, Galileu se sustentou por um tempo dando aulas de Matemática para estudantes e passou a buscar oportunidades em universidades. Em 1589, ele conseguiu um contrato de três anos para trabalhar na Universidade de Pisa, e um acontecimento o marcou durante esse período.

Ele conseguiu provar que uma teoria que se sustentava desde o tempo de Aristóteles estava incorreta. Essa teoria afirmava que objetos de massa mais pesada caíam mais rápido em direção ao solo do que objetos de massa mais leve. Muitas biografias de Galileu afirmam que ele teria subido no topo da Torre de Pisa para provar que essa teoria estava incorreta.

Nesse experimento, ele teria lançado dois objetos do alto da torre, sendo um objeto mais leve que o outro. Ambos chegaram ao solo ao mesmo tempo, comprovando, assim, que a teoria de Aristóteles estava incorreta. Entretanto, muitos historiadores afirmam que esse experimento não teria acontecido.

Em 1592, Galileu se mudou para Pádua, onde trabalhou na Universidade de Pádua, ensinando disciplinas como Geometria e Astronomia. Durante o período em que esteve na cidade, Galileu conduziu estudos inovadores que o levaram a fabricar objetos importantes, sendo que um deles era uma espécie de termômetro, o primeiro objeto capaz de medir a temperatura na história.

Esse termômetro rudimentar ficou conhecido como termoscópio. Outra invenção significativa sua foi uma espécie de compasso, muito utilizado por militares até meados do século XIX. A criação desses objetos permitiu que Galileu pudesse ganhar um rendimento extra.

  • Galileu Galilei e a Astronomia

Júpiter e seus quatro satélites
Por meio de suas observações, Galileu descobriu quatro satélites que orbitavam Júpiter.

Todo o trabalho desenvolvido por Galileu Galilei garantiu que seu nome se destacasse entre os intelectuais da península Itálica. As grandes realizações de sua carreira acadêmica e científica se deram no campo da Astronomia, a começar pela construção de um telescópio em 1609.

Ele decidiu construir seu próprio telescópio depois que começou a correr a notícia de que Hans Lippershey, um fabricante de óculos holandês, havia inventado esse aparelho. Galileu conseguiu desenvolver um telescópio três vezes mais potente do que o de Lippershey. Tempos depois, o físico produziu um aparelho dez vezes mais potente.

Com o telescópio em mãos, Galileu deu início a seus estudos no campo da Astronomia gozou de enorme popularidade. Ele passou a fazer observações astronômicas e identificou, por exemplo, que a superfície da lua era completamente diferente do que se imaginava, possuindo muitas imperfeições, crateras etc.

Galileu também se dedicou a observar Júpiter, a partir de um telescópio aprimorado em 30 vezes. As observações do astrônomo o levaram a perceber que o planeta era rodeado de pequenas estrelas. Posteriormente, ele percebeu que não eram estrelas, mas, sim, pequenos satélites que orbitavam Júpiter.

A partir dessa constatação, Galileu passou a questionar o modelo ptolomaico, que declarava que a Terra era o centro do Universo e que os outros planetas giravam em torno dela. O astrônomo concordou com a teoria proposta por Nicolau Copérnico: na verdade, o Sol era o centro do Universo.

Galileu Galilei realizou outras observações em planetas como Vênus, Netuno e Saturno. Essas observações reforçaram a posição de Galileu de que os planetas orbitavam ao redor do Sol. A defesa dessa posição era um risco para ele, uma vez que o pensamento reconhecido pela Igreja Católica na época era de que o Sol e os planetas orbitavam a Terra.

Leia também: História da Astronomia — a trajetória de um campo de estudos de extrema importância

Problemas de Galileu com a Igreja

A posição de Galileu em defesa do heliocentrismo chamou a atenção da Igreja. Aqueles que eram mais religiosos passaram a contestar os estudos promovidos por ele. Os questionamentos feitos a Galileu utilizavam como base versículos bíblicos, como Salmos 93:1, que mencionava que o “mundo está firmado”, ou então Josué 10:13, que afirmava que o “Sol parou”.

Em dado momento, um seguidor de Galileu foi questionado por uma mulher chamada Cristina de Florença sobre as ideias de seu tutor. O astrônomo decidiu enviar uma carta para ela apresentando argumentos que comprovavam sua posição acerca do heliocentrismo. A carta de Galileu foi lida por muitos na época, o que deu mais repercussão a seu trabalho.

Uma das frases afirmava que a Bíblia era base para a fé e para a moral, mas não para a ciência. Em 1615, Galileu foi denunciado para a Inquisição por heresia ao refutar o modelo ptolomaico. A investigação que se seguiu não chegou a levar à condenação do físico, mas ele foi orientado a não defender mais a teoria heliocêntrica. Além disso, os livros de Copérnico e outros trabalhos heliocêntricos foram proibidos pela Igreja.

A situação de Galileu se complicou em 1632, quando ele publicou um livro chamado Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas Mundiais. Nesse livro, ele comparava, por meio de um diálogo, os sistemas copernicano (heliocentrismo) e ptolomaico (geocentrismo). O livro fez muito sucesso, mas incomodou a maior autoridade da Igreja, o papa Urbano VIII.

A obra de Galileu foi interpretada como propensa a defender o sistema de Copérnico, uma vez que o personagem defensor do modelo ptolomaico constantemente era colocado em contradição. Galileu foi novamente acusado pela Inquisição e foi a Roma, em 1633, para se defender. Ele chegou a ser ameaçado de tortura e foi orientado a admitir que o seu livro poderia levar as pessoas a entenderem sua mensagem como uma defesa das ideias de Copérnico.

A sentença de Galileu definiu, em 22 de junho de 1633, que ele deveria negar publicamente as ideias de Copérnico e o modelo heliocêntrico. O astrônomo também foi condenado à prisão domiciliar perpétua, e seu livro foi banido.

Tornou-se popular o relato que afirma que após negar o heliocentrismo publicamente, Galileu teria murmurado para si mesmo “e ainda assim se move”, uma referência ao fato de que a Terra se movia ao redor do Sol.

  • Videoaula sobre a Inquisição

Últimos anos de Galileu Galilei

A sentença de Galileu definiu como foram os seus últimos anos de vida. Ele foi autorizado a se estabelecer em sua residência, que ficava nos arredores de Florença, onde permaneceu até falecer. Ele continuou estudando, mas, a partir de 1638, ficou cego, além de sofrer com outros problemas de saúde que afetavam sua qualidade de vida.

Galileu Galilei faleceu em 8 de janeiro de 1642. A publicação de seu livro banido só foi autorizada novamente em 1822. O perdão de Galileu foi emitido pelo Vaticano em 1992, em um anúncio que afirmava que ele não havia cometido nada de errado.

O físico nunca se casou, mas teve uma relação duradoura com Marina Gamba, mulher com quem teve três filhos, chamados Virgínia, Maria e Vincenzo. Os filhos de Galileu foram considerados ilegítimos, uma vez que ele não era casado com Marina. As duas filhas de Galileu seguiram a vida eclesiástica. Seu filho foi legitimado em 1619 e seguiu a carreira do avô, tornando-se lutenista.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Albert Einstein foi um dos mais importantes cientistas do século XX.*
Albert Einstein
Clique aqui para conhecer a história de Albert Einstein: quem foi e quais foram as suas contribuições para a humanidade.
Blaise Pascal foi um cientista do século XVII com profundas contribuições para os campos da física e da matemática.
Blaise Pascal
Clique no link e conheça a vida de Blaise Pascal. Veja como foi a sua formação e quais foram suas contribuições científicas. Saiba sobre sua visão religiosa.
Newton, a partir das contribuições de Aristóteles e Galilei (na imagem), formulou a lei da inércia
Breve história da lei da inércia
Veja aqui quem foram os cientistas que contribuíram para a formulação da primeira lei de Newton ou Lei da inércia.
Carl Sagan foi um dos maiores divulgadores da Astronomia no século XX *
Carl Sagan
Clique aqui e conheça a vida de Carl Sagan, astrônomo estadunidense do século XX que participou da missão Apollo para mandar o homem à Lua.
O riscar de um fósforo
Coeficiente de Atrito
Força de atrito é a força que atua em sentido contrário ao do movimento.
Colisões em direções oblíquas
Colisão oblíqua
Para realizar os cálculos envolvendo uma colisão oblíqua é necessário decompor as velocidades em duas direções.
Colisão unidimensional entre o corpo A e o corpo B
Colisões unidimensionais
Estudo da dinâmica das colisões unidimensionais.
O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.
Conhecimento
Clique aqui para saber o que a Filosofia e alguns filósofos dizem a respeito do conhecimento, seu significado, diferentes tipos etc.
Dinamômetro de mola usado no dia a dia
Equilíbrio de forças
Aprenda aqui sobre o equilíbrio de forças e as características básicas do funcionamento de um dinamômetro.
O experimento de Oersted abriu caminho para o desenvolvimento do eletromagnetismo
Hans Christian Oersted
Conheça a história de Hans Christian Oersted, importante estudioso dinamarquês que abriu caminho para os estudos do eletromagnetismo.
Isaac Newton
Clique e conheça detalhes da vida de Isaac Newton, um dos grandes cientistas da humanidade. Veja quais foram as contribuições que ele deixou como legado.
As três leis de Kepler explicam a forma como ocorre o “balé” dos planetas ao redor do Sol *
Johannes Kepler
Clique aqui para conhecer a história de vida de Johannes Kepler, um dos maiores nomes da Física e responsável por mudanças profundas na Astronomia.
Manômetro utilizado para medir a pressão de óleo de uma máquina ou veículo.
Manômetro e Barômetro
Utilizamos dois instrumentos para medir a pressão, o barômetro e o manômetro.
No movimento circular uniforme, a velocidade dos móveis é constante
Movimento circular uniforme (MCU)
Saiba mais sobre o movimento circular uniforme (MCU), tipo de movimento executado com velocidade constante sobre uma curva.
Sistema de Copérnico
Nicolau Copérnico: o sol como centro de tudo
Nicolau Copérnico, descobertas de Copérnico, história das esferas celestes, centro do cosmo, modelo coperniciano, movimento de rotação, teoria de Copérnico, corpos celestes, estrutura da astronomia moderna, Galileu Galilei, Isaac Newton, conhecimento atual sobre o Universo.
Queda livre
Você sabe como funciona o movimento de queda livre? Confira as fórmulas e alguns exemplos de exercícios resolvidos passo a passo para auxiliar os seus estudos.
René Descartes
Acesse este link para conhecer a trajetória intelectual e biográfica do filósofo e matemático francês René Descartes.
“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.” Stephen Hawking (1942-2018)*
Stephen Hawking
Conheça mais sobre a vida e produção científica de Stephen Hawking, um dos mais renomados físicos da atualidade.
O Termômetro de Galileu é um bonito instrumento usado para aferir a temperatura ambiente.
Termômetro de Galileu
Conheça o termômetro inventado pelo físico italiano Galileu Galilei. O dispositivo, também chamado de termoscópio de Galileu, é usado para medir a temperatura ambiente, e a sua leitura é bastante simples. Seu funcionamento baseia-se na força de empuxo, que varia com a temperatura. Saiba mais!
Thomas Edison ficou marcado por ter sido um dos grandes inventores da humanidade.
Thomas Edison
Você conhece Thomas Edison? Clique aqui, conheça as invenções realizadas por ele e veja detalhes de sua vida pessoal.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | A vida na Odontologia, com Rildo Lasmar
Quer ter mais informações sobre o curso de Odontologia e a profissão? Confira uma entrevista com o cirurgião dentista Rildo Lasmar, que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas