Whatsapp icon Whatsapp

Como Funciona o Borrifador?

Ao passar roupas costumamos utilizar um borrifador a fim de facilitar tal tarefa. Mas já se perguntou por que o simples apertar do gatilho faz com que a água suba e seja atirada para fora?
Uma resposta que talvez não convença a todos, porém interessante e correta: O princípio físico que faz com que a água suba e seja atirada para fora é o mesmo que faz com que os aviões e helicópteros voem.
Interessante, não é??!
Agora compreenderemos através de um experimento bem simples o princípio físico proposto por Daniel Bernoulli – Físico-Matemático.


Borrifador – Experimento

O experimento acima é composto por dois canudos (amarelo), um perpendicular ao outro, e um recipiente contendo água.
Um dos canudos deverá estar submerso na água, você deverá soprar no ponto “a” para que o ar saia velozmente na outra extremidade. A passagem do ar (veloz) pela extremidade superior do canudo que está na vertical vai fazer com que moléculas de água sejam suspensas e borrifadas.
O que acontece fisicamente é que a passagem veloz do ar sobre a extremidade do canudo vertical provoca uma redução na pressão com relação à pressão dentro dele, fazendo com que a água seja sugada para fora por diferença de pressão.
No avião, a passagem do ar mais veloz na parte superior da asa reduz a pressão sobre ela com relação à parte inferior; tornando a pressão na parte superior menor e fazendo com que o avião suba!!!!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Frederico Borges de Almeida

Artigos Relacionados

Colisão oblíqua
Para realizar os cálculos envolvendo uma colisão oblíqua é necessário decompor as velocidades em duas direções.
Pressão
Você sabe o que é pressão? Aprenda o que ela é na física, sua fórmula e seus tipos. Reforce seus conhecimentos com nossos exercícios resolvidos sobre o tema.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.