Whatsapp icon Whatsapp

Conceito de vetor

Representação geométrica de um vetor, com origem em A e extremidade em B
Representação geométrica de um vetor, com origem em A e extremidade em B

Quando trabalhamos com grandezas vetoriais, utilizamos a álgebra vetorial, que opera com um ente matemático denominado vetor. Para o que nos interessa, podemos conceituar vetor como o ente matemático que representa o conjunto dos segmentos orientados de reta que têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.

Representação de vetores

Representa-se o vetor  por um segmento de reta orientado de reta com origem em A e extremidade em B. O comprimento desse segmento representa o módulo do vetor em uma escala de representação gráfica. Se o vetor  estiver representando uma grandeza vetorial, podemos usar a notação  (em que se usa a letra que representa a grandeza com uma seta em cima, sendo a seta sempre horizontal e para a direita). Veja a figura acima.

As características gerais que definem um vetor são:

  - intensidade

  - direção

  - sentido

A definição da intensidade ou módulo de um vetor é a medida que obtemos quando  comparamos um vetor com outro de mesma espécie, considerado como unidade. Por exemplo: o módulo da velocidade de um carro em certo instante é de 50 km/h, se o vetor velocidade adotado como unitário estiver contido 50 vezes no vetor considerado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Define-se direção de um vetor como sendo a reta suporte do segmento orientado que o representa. Para saber a direção de um vetor, basta saber a direção de sua reta suporte.

O sentido de um vetor é para onde aponta sua extremidade.

Alguns vetores particulares

Dizemos que dois vetores ou mais são iguais ou equipolentes se seus módulos também forem iguais, se suas direções forem iguais e se possuírem o mesmo sentido. Veja abaixo a representação de vetores iguais:

Os vetores R e S são iguais, pelo fato de possuírem o mesmo módulo, direção e sentido

Porém, quando pelo menos uma das características citadas anteriormente é diferente, dizemos que os vetores são diferentes. Chamamos de vetor oposto de um vetor B o vetor –B, que possui o mesmo módulo, mesma direção, porém seu sentido é oposto ao de B.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

A Nova Teoria Gravitacional
É com base na nova teoria gravitacional que os cientistas interpretam fenômenos que ocorrem não só no Sistema Solar, mas em todo o Universo. Confira!
Aceleração centrípeta
Você sabe o que é aceleração centrípeta? Entenda o conceito desse tipo de aceleração, saiba como ela funciona e conheça a fórmula usada para calculá-la.
Como surgiu o avião?
Como o avião se mantém equilibrado no ar?, força, pressão, o que faz o avião se manter equilibrado no ar?, a história do surgimento da aviação, velocidade.
Medida de uma força
Ao realizar a medida de uma grandeza devemos escolher uma unidade.
Período e frequência no movimento circular uniforme
Veja aqui como são definidos o período e a frequência para objetos em movimento circular uniforme.
video icon
Escrito"A representação indígena na literatura brasileira" próximo à imagem de um índigena com cocar virado de costas.
Português
A representação indígena na literatura brasileira
A figura do indígena sempre esteve presente na literatura brasileira. Mas de que forma essa cultura foi representada? Quais são as implicações dessas imagens na construção do imaginário e da identidade cultural do povo brasileiro?