Whatsapp icon Whatsapp

Energia relativística: a equivalência entre massa e energia

A energia relativística foi descrita por Einstein em 1905. Ela fornece uma expressão para a equivalência entre massa e energia de um corpo.
A equação da massa relativística fornece a relação entre a energia e a massa de um corpo
A equação da massa relativística fornece a relação entre a energia e a massa de um corpo

A energia relativística foi descoberta por Einstein, em 1905. Essa teoria mostra que massa e energia são grandezas equivalentes, sendo que qualquer massa possui energia associada a ela e vice-versa. Matematicamente, essa relação é definida pela famosa equação de Einstein:

E = m.c2

Sendo:

E – energia de uma partícula;
m – massa da partícula;
c – velocidade da luz no vácuo.

A equação acima é a mais conhecida da Física e teve enormes consequências, dentre as quais podemos destacar a energia nuclear.

Embora essa energia esteja vinculada a uma velocidade (c), ela também fornece a energia de repouso E0 de um corpo em um referencial em virtude de sua massa de repouso m0.

E0 = m0.c2

Porém, se o corpo estiver em movimento, com uma velocidade v, devemos levar em consideração que ele passa a ter também uma energia cinética Ec e sua massa relativística sofre dilatação, aumentando uma quantidade Δm = m – m0.

A massa relativística é dada pela equação:

Sendo a energia cinética dada pela expressão:

EC = Δm . c2
EC = ( m – m0) . c2
EC = mc2 – m0c2

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Substituindo m pela expressão da massa relativística, obtemos uma expressão para a energia cinética relativística desse corpo:

Essa expressão mostra que um corpo possui energia mesmo se estiver em repouso apenas por possuir massa, sendo que o fator c2 pode ser entendido como um fator de conversão entre as unidades das duas grandezas.

As consequências da energia relativística

A equação da energia relativística mostra que a máxima energia que um corpo pode possuir é obtida pela multiplicação da massa pela velocidade da luz ao quadrado. O que também significa que uma quantidade mínima de massa pode produzir quantidades imensas de energia. Por exemplo: Um corpo com massa m=1,0 Kg pode produzir 9,0 . 1016 J de energia.

Esse conceito de equivalência entre massa e energia foi utilizado no desenvolvimento da bomba atômica, pois possibilita o cálculo da energia que pode ser liberada em uma reação nuclear. Essa descoberta foi elementar para a criação das duas bombas atômicas que destruíram as cidades de Hiroshima e Nagasaki e que levou Einstein a ser conhecido como o pai da bomba atômica.

Publicado por Mariane Mendes Teixeira

Artigos Relacionados

Fissão nuclear
Neste texto você saberá mais sobre fissão nuclear, seu conceito, origem, aplicações e exercícios sobre o tema.
Fusão Nuclear
Aprenda o que caracteriza uma reação como sendo uma fusão nuclear, e veja como essa reação ocorre no Sol e na bomba de hidrogênio.
História da criação da bomba atômica
Acesse para conhecer mais sobre a história da criação da bomba atômica. Veja o contexto histórico, quem a criou, os cientistas que se relacionaram com ela etc.
Massa Relativística
Conceitos de massa relativística propostos pela Teoria da Relatividade
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Ângulos complementares e suplementares" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos complementares e suplementares
Nessa aula veremos o que são ângulos complementares e suplementares. Complementares são ângulos adjacentes, de mesmo vértice, cuja soma é um ângulo reto (90 graus). Supelmentares são ângulos adjacentes, de mesmo vértice, cuja soma é uma ângulo raso ou meia volta (180 graus).

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.