Whatsapp icon Whatsapp

Fusão Nuclear

A energia liberada pelo Sol, que aquece a Terra, resulta de reações termonucleares de fusão
A energia liberada pelo Sol, que aquece a Terra, resulta de reações termonucleares de fusão

Dito de forma simples, uma reação de fusão é exatamente o contrário da reação de fissão, isto é, é a união de dois ou mais núcleos pequenos, leves, que formarão um núcleo maior e mais estável, além de liberar uma grande quantidade de energia.

Apesar de ter sido descoberta somente no século passado, a fusão já existia muito antes da espécie humana surgir, pois esse tipo de reação nuclear é fonte de manutenção da vida das estrelas, incluindo o Sol. No núcleo do Sol realizam-se reações de fusão nuclear de hidrogênio, que devem ocorrer, possivelmente, de acordo com o mecanismo a seguir:

Possível reação de fusão de hidrogênios que ocorre no Sol

Observe que ocorre a união de 4 prótons para formar o núcleo de um átomo de hélio, ocorrendo a liberação de pósitrons. Para que essa reação ocorra é necessária uma grande quantidade de energia, que é conseguida no Sol com temperaturas elevadíssimas, na ordem de 100 milhões de graus Celsius.

Essa grande quantidade de energia é necessária para suplantar a repulsão decorrente das cargas positivas dos núcleos; e, dessa forma, conseguir a união dos núcleos. Na Terra, essas temperaturas nunca haviam sido atingidas até a detonação da primeira bomba atômica, que funcionou por meio da fissão nuclear. Assim, Enrico Fermi (1901-1954) e Edward Teller (1908-2003), durante as pesquisas para a produção da bomba atômica, consideraram que a fissão poderia fornecer energia para iniciar processos de fusão, e assim se deu. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de ter que se investir nessa grande quantidade de energia, a fusão do deutério (12H) e do trítio (13H) – que são isótopos naturais do hidrogênio (11H) –, geram rendimentos que compensam, pois a fusão libera até dez vezes mais energia que uma fissão nuclear. Veja a seguir algumas fusões possíveis:

Fusão nuclear do deutério e do trítio

Já foram realizados testes envolvendo armas de fusão nuclear. Em 1952, os Estados Unidos lançaram em um atol do Pacífico, “Mike”, a primeira bomba atômica de hidrogênio, que possuía uma potência mil vezes maior que a bomba de Hiroshima.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Classificação do lixo nuclear
Qual o grau de nocividade dos resíduos radioativos?
Decaimento radioativo
Desintegração nuclear de isótopos.
Decaimento radioativo e a idade da Terra
Entenda como é possível saber qual é a idade da Terra, das rochas e dos meteoritos, por meio de um método que utiliza o decaimento radioativo do urânio e do potássio.
Radiações Alfa, Beta e Gama
Radiações invisíveis aos olhos humanos, mas de extrema importância.
Vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear
Veja as principais vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear e passe a se posicionar melhor a respeito dessa importante questão mundial.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.