Whatsapp icon Whatsapp

Fusão Nuclear

A energia liberada pelo Sol, que aquece a Terra, resulta de reações termonucleares de fusão
A energia liberada pelo Sol, que aquece a Terra, resulta de reações termonucleares de fusão

Dito de forma simples, uma reação de fusão é exatamente o contrário da reação de fissão, isto é, é a união de dois ou mais núcleos pequenos, leves, que formarão um núcleo maior e mais estável, além de liberar uma grande quantidade de energia.

Apesar de ter sido descoberta somente no século passado, a fusão já existia muito antes da espécie humana surgir, pois esse tipo de reação nuclear é fonte de manutenção da vida das estrelas, incluindo o Sol. No núcleo do Sol realizam-se reações de fusão nuclear de hidrogênio, que devem ocorrer, possivelmente, de acordo com o mecanismo a seguir:

Possível reação de fusão de hidrogênios que ocorre no Sol

Observe que ocorre a união de 4 prótons para formar o núcleo de um átomo de hélio, ocorrendo a liberação de pósitrons. Para que essa reação ocorra é necessária uma grande quantidade de energia, que é conseguida no Sol com temperaturas elevadíssimas, na ordem de 100 milhões de graus Celsius.

Essa grande quantidade de energia é necessária para suplantar a repulsão decorrente das cargas positivas dos núcleos; e, dessa forma, conseguir a união dos núcleos. Na Terra, essas temperaturas nunca haviam sido atingidas até a detonação da primeira bomba atômica, que funcionou por meio da fissão nuclear. Assim, Enrico Fermi (1901-1954) e Edward Teller (1908-2003), durante as pesquisas para a produção da bomba atômica, consideraram que a fissão poderia fornecer energia para iniciar processos de fusão, e assim se deu. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de ter que se investir nessa grande quantidade de energia, a fusão do deutério (12H) e do trítio (13H) – que são isótopos naturais do hidrogênio (11H) –, geram rendimentos que compensam, pois a fusão libera até dez vezes mais energia que uma fissão nuclear. Veja a seguir algumas fusões possíveis:

Fusão nuclear do deutério e do trítio

Já foram realizados testes envolvendo armas de fusão nuclear. Em 1952, os Estados Unidos lançaram em um atol do Pacífico, “Mike”, a primeira bomba atômica de hidrogênio, que possuía uma potência mil vezes maior que a bomba de Hiroshima.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Lixo nuclear: manter isolado
Classificação do lixo nuclear
Qual o grau de nocividade dos resíduos radioativos?
Em alguns lugares da Terra, é possível observar o brilho de um dos braços da nossa galáxia
Curiosidades astronômicas
Acesse o link para conhecer algumas curiosidades intrigantes sobre o Universo. Nos últimos anos, grandes descobertas foram feitas no âmbito da Astronomia, no entanto, há muito a se descobrir ainda. Atualmente, existem mais perguntas que respostas. Saiba mais no texto!
Qual a idade deste fóssil?
Datação radiométrica
Clique aqui e entenda como funciona o processo de datação radiométrica!
Por que átomos se desintegram?
Decaimento radioativo
Desintegração nuclear de isótopos.
Usa-se o decaimento radioativo para se determinar a idade aproximada da Terra
Decaimento radioativo e a idade da Terra
Entenda como é possível saber qual é a idade da Terra, das rochas e dos meteoritos, por meio de um método que utiliza o decaimento radioativo do urânio e do potássio.
A equação da massa relativística fornece a relação entre a energia e a massa de um corpo
Energia relativística: a equivalência entre massa e energia
Saiba o que é energia relativística e a equivalência massa-energia.
A fissão nuclear libera grande quantidade de energia. Um exemplo foi a bomba atômica lançada em Hiroshima (foto)
Fissão Nuclear
Entenda o que corresponde a uma reação de fissão nuclear, como se dá sua reação em cadeia, o que é massa crítica e qual é o seu poder de destruição.
Apesar de ser representado na cor laranja ou em tons avermelhados, o Sol apresenta outra cor originalmente
Qual é a cor do Sol?
Você sabia que o Sol não é laranja? Então, qual é realmente a cor desse astro? Quando visto por observadores fora da atmosfera terrestre, o Sol apresenta uma cor específica. Por causa de suas reações de fusão nuclear, ele produz todos os comprimentos de onda da radiação visível. Descubra qual é a cor do sol!
Radiações Alfa, Beta e Gama
Radiações invisíveis aos olhos humanos, mas de extrema importância.
A transmutação artificial é conseguida em laboratório por meio do bombardeamento de núcleos estáveis com diferentes partículas
Radioatividade Artificial
Descubra o que é radioatividade artificial, como ela é realizada em laboratório, como foi a sua descoberta e de que forma ela tem sido aplicada atualmente.
O maior problema da energia nuclear é o lixo atômico gerado
Vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear
Veja as principais vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear e passe a se posicionar melhor a respeito dessa importante questão mundial.
video icon
Filosofia
Teoria dos ídolos, de Francis Bacon
O filósofo moderno Francis Bacon, pela teoria dos ídolos, inovou ao cobrar um posicionamento que fugisse do antigo tomismo aristotélico predominante na filosofia moderna e ao cobrar uma posição mais científica e menos metafísica dos estudos filosóficos. Assista à nossa aula para entender melhor!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas