Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Equações do movimento com aceleração constante

Equações do movimento com aceleração constante

Cálculo da velocidade

Um corpo que tem uma aceleração constante adquire uma velocidade a . t após se mover durante um tempo t. Portanto, como o corpo já possuía uma velocidade, no instante t será:

V = v0 + a . t

Cálculo da distância percorrida


A distância será o resultado da multiplicação da velocidade pelo tempo, somada a aceleração multiplicada pelo tempo ao quadrado divido por dois:



Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
O velocímetro mostrado acima indica que o veículo desloca-se 60 km a cada hora, em relação ao solo
Dicas para resolver exercícios de cinemática
Confira algumas dicas para resolver exercícios de Cinemática, o ramo da Mecânica que se destina a estudar o movimento dos corpos sem se preocupar com as suas causas. Para resolver mais facilmente esse tipo de questão, é importante anotar todos os dados relevantes, além de conhecer as equações do movimento.
Energia cinética
Acesse o texto para conhecer a definição de energia cinética. Aprenda a aplicação da dessa grandeza física. Teste seus conhecimentos com os exercícios resolvidos.
A importância da equação de Torricelli vem do fato de que ela não depende do intervalo de tempo
Equação de Torricelli
Conheça a equação de Torricelli, importante análise feita sobre o movimento uniformemente variado por não apresentar dependência do intervalo de tempo.
Velocidade, período e frequência no MCU
Você sabe como calcular velocidade, frequência e período no MCU? Acesse o texto e aprenda, além de conferir exercícios resolvidos!