Whatsapp icon Whatsapp

Estrelas cadentes

As chamadas estrelas cadentes são corpos celestes que penetram a atmosfera terrestre e entram em combustão em virtude do atrito com os elementos atmosféricos.
A grande quantidade de meteoros que passam no céu em determinadas épocas do ano é chamada de chuva de meteoros
A grande quantidade de meteoros que passam no céu em determinadas épocas do ano é chamada de chuva de meteoros

As populares estrelas cadentes são, na verdade, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre. Em virtude do atrito com a atmosfera, esses elementos entram em combustão e formam um rastro de luz que pode ser observado à noite. Portanto, as estrelas cadentes não são estrelas que caíram do céu, mas objetos que podem ser restos de cometas ou fragmentos de asteroides.

As “estrelas cadentes” entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. A maioria delas é totalmente desintegrada antes de chegarem ao chão. Geralmente são completamente destruídas em altitudes entre 90 km e 130 km da superfície terrestre.


→ Nomenclatura dos corpos celestes

Os corpos celestes, quando estão vagando pelo espaço, são chamados de meteoroides. Ao entrarem na atmosfera terrestre, passam a ser chamados de meteoros. Caso o meteoro não se desintegre totalmente e consiga atingir a superfície terrestre, ele será chamado de meteorito.

Quando um meteorito atinge a superfície terrestre, ele pode causar inúmeros danos, como a abertura de imensas crateras, destruição de prédios e até mesmo mortes. Como exemplo, podemos citar o meteorito que caiu em 2013, em Tcheliabinsk, na Rússia. Nessa ocasião, prédios tiveram suas estruturas atingidas e 100 pessoas procuraram atendimento médico.


→ Chuvas de meteoros

Sabendo que o movimento da Terra é bem definido e conhecendo as órbitas de alguns cometas, é possível prever a ocorrência da passagem de inúmeros meteoros pelo céu. Essa passagem intensa de corpos celestes é denominada de chuva de meteoros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As chuvas de meteoros que ocorrem durante o ano recebem nomes que derivam das constelações do zodíaco. Essa nomenclatura é dada pelo fato de a chuva ocorrer justamente na região do céu onde determinada constelação é observada e por ter origem na constelação. Veja alguns exemplos de chuvas de meteoros:

  • March Aquarids: Ocorre no mês de março e foi detectada pela primeira vez em 1961. Recebe ess nome porque aparentemente é originada na constelação de Aquário.

  • Perseids: Ocorre entre os meses de julho e agosto quando a Terra cruza a órbita do cometa Swift-tuttle. Recebe esse nome porque aparentemente é originada na constelação de Perseus.

  • Orionids: Ocorre entre os meses de setembro e novembro quando a Terra cruza a órbita do famoso cometa Halley. Recebe esse nome porque aparentemente é originada na constelação de Orion.

  • Lyrids: Ocorre no mês de abril e pode atingir uma taxa de 100 meteoros por hora. Recebe esse nome porque aparentemente é originada na constelação de Lyra.

  • Ursids: Ocorre no mês de dezembro quando a Terra cruza a órbita do cometa Tuttle. Recebe esse nome porque aparentemente é originada na constelação da Ursa Menor.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Imagem de um cometa em movimento.
Corpos celestes
Corpos celestes são todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral. Confira!
Na figura acima, podemos ter uma ideia das diferenças entre asteroides, cometas, meteoros e meteoritos.
Diferença entre cometa, asteroide e meteoro
Acesse o artigo e aprenda a diferenciar cometas, asteroides e meteoros. É comum confundirmos esses três tipos de formações, no entanto, existem algumas diferenças básicas entre elas. Confira quais são as características mais importantes de cada uma dessas interessantes estruturas.
A ISS executa um giro ao redor da Terra em 90 minutos
Estação Espacial Internacional
Conheça a Estação Espacial Internacional, moderno laboratório que orbita a Terra e pode ser observado a olho nu de qualquer lugar do Brasil.
A Astronomia proporcionou grandes avanços científicos
História da Astronomia
O Dia Mundial da Astronomia é comemorado em 8 de abril. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história dessa ciência? Confira ainda os principais nomes dessa importante área do conhecimento e saiba quais foram as suas contribuições para o entendimento que temos hoje sobre os corpos celestes, como a Lua e o Sol.
Os meteoros são fenômenos registrados aleatoriamente em diversas partes do globo.
Meteoro
Você sabe o que é um meteoro? Descubra quais são suas principais características, entenda sua classificação e aprenda aspectos das chuvas de meteoros.
A NASA é a agência espacial estadunidense para assuntos aeronáuticos e de exploração espacial
NASA
Clique aqui e saiba mais sobre a NASA, agência espacial estadunidense responsável pelo desenvolvimento de equipamentos de aeronáutica e exploração espacial.
Planeta Netuno
O Trunfo da Astronomia
Saiba como se deu a descoberta do planeta Netuno.
video icon
História
Quem foi Simón Bolívar?
Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Simón Bolívar, um dos nomes mais importantes dos processos de independência das colônias da Espanha. Confira também no nosso canal outras informações sobre América Colonial e os processos de independência.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."