Whatsapp icon Whatsapp

Constelações

Constelação Órion conhecida como Três Marias
Constelação Órion conhecida como Três Marias

Constelação é um conjunto de estrelas visíveis que estão numa mesma posição. Antigamente, os astrônomos acreditavam que as constelações formavam figuras de animais, pessoas e objetos, o que os incentivou a nomeá-las.

Conhecer o céu e a posição das estrelas antigamente era muito importante para a vida, pois utilizavam o céu na navegação como pontos de localização e na agricultura para perceber as mudanças das estações do ano.

No ano de 140, o astrônomo egípcio Ptolomeu determinou pela primeira vez o zodíaco. O zodíaco é uma faixa imaginária que designa a criação do sistema solar e é formado por constelações zodiacais. Estas são cortadas pelo caminho solar, pelo movimento de translação que a Terra exerce que pode ser visto tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul.

As constelações Boreais que são vistas apenas no hemisfério norte e as constelações Austrais que são vistas somente no hemisfério sul são caracterizadas de acordo com o hemisfério que as visualizam.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos dias atuais, as constelações não possuem tanta importância como antigamente, já que não mais necessitamos das mesmas para a sobrevivência. Hoje, as constelações são utilizadas como identificadoras de direção e para o reconhecimento do céu em análises espaciais. Em 1930, o céu estrelado foi dividido de forma geométrica em 88 constelações a fim de facilitar suas identificações. Algumas que já eram conhecidas desde antigamente preservaram os nomes dados pelos antigos.

No Brasil, a constelação mais popular é a Constelação de Órion ou parte dela, mais conhecida como Três Marias. As Três Marias representam o centro desta constelação e ao localizá-las pode-se facilmente visualizar toda a constelação.

Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

As massas de ar influenciam na dinâmica climática
Massas de Ar
O conceito, a dinâmica e os principais tipos de massas de ar.
As ondas são movimentos das águas oceânicas provocados pela ação do vento.
Movimento das águas oceânicas
Como as águas dos oceanos se movem e suas características.
As montanhas são formadas a partir de energias contidas no interior da Terra.
Os mistérios do planeta Terra
Os mistérios do planeta Terra, A localização da Terra no sistema solar, A presença de água no planeta Terra, Como são obtidas as informações acerca do interior do planeta Terra.
Júpiter: o maior planeta do sistema solar
Planeta Júpiter
Clique aqui e conheça as características de Júpiter, o maior planeta do sistema solar.
Marte – o planeta vermelho
Planeta Marte
Marte faz parte dos planetas do sistema solar. Confira aqui suas características!
Rio Nilo, curso de água considerado pelos egípcios como uma dádiva de Deus.
Rios
Principal fonte de água doce para os seres vivos.
É injetado álcool puro na veia dos micos para que fiquem quietos.
Tráfico de animais
Tráfico de animais, o que é tráfico de animais, a captura dos animais silvestres, como os animais são transportados, o tráfico de animais no Brasil, perigos da criação de animais silvestres.
Tundra
Conheça as características geográficas da tundra, bioma marcado pelas baixíssimas temperaturas. Entenda a diferença entre a tundra ártica e a alpina.
video icon
Química
Modelo atômico de Bohr
Com esta videoaula, você vai entender o modelo de Bohr, que foi uma tentativa de aplicar as ideias de quantização de Planck ao modelo nuclear de Rutherford. Para tanto, Bohr fixou o referencial no núcleo atômico e fez hipóteses (postulados) para justificar algumas evidências experimentais.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!