As fontes luminosas geralmente emitem luzes formadas por ondas eletromagnéticas que vibram em várias direções, nessas há sempre um plano perpendicular para cada raio de onda luminosa. Essa luz é chamada de luz natural ou luz não polarizada.
Na natureza existem substâncias que ao serem atravessadas pelos feixes de luz deixam passar apenas uma parte da onda luminosa. Desse acontecimento ocorre um fenômeno chamado de polarização da luz. A luz natural que antes se propagava em todos os planos, agora passa a se propagar em um único plano.
Os polarizadores funcionam como uma fenda permitindo que a luz passe somente em um plano. Se acontecer de dois polarizadores estarem alinhados na mesma direção, a luz passa pelo primeiro, mas no segundo não se vê nada, pois não haverá emergência de luz. O acontecimento da polarização da luz dá evidências claras de que ela é formada por ondas transversais. Dessa maneira, esse fenômeno só pode acontecer com esse tipo de onda, assim podemos concluir que com as ondas sonoras não acontece polarização, pois as mesmas são do tipo longitudinal.
Você está aqui
- Mundo Educação
- Física
- Óptica
- A Polarização da Luz
A Polarização da Luz
A polarização da luz ocorre quando a luz natural, que antes se propagava em todos os planos, passa a se propagar em um único plano.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por:
Marco Aurélio da Silva Santos
Assuntos relacionados

Computador quântico
Você já ouviu falar sobre computação quântica? Ao que tudo indica, no futuro, teremos computadores baseados nas propriedades quânticas da matéria, como nos spins dos elétrons, nos níveis de energia dos átomos e, até mesmo, no plano de polarização dos fótons de luz. Saiba mais sobre as características dessa incrível tecnologia emergente.

Convergência de uma lente esférica
Quer saber mais sobre o que é a convergência de uma lente esférica? Acesse o artigo para saber como a calculamos e conhecer os focos das lentes côncavas e convexas.

Curiosidades sobre ondas eletromagnéticas
Conheça algumas curiosidades sobre os diferentes tipos de ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas propagam-se no vácuo na velocidade da luz e podem ser produzidas em diversas frequências. Seus usos tecnológicos são extremamente variados, atendendo desde interesses médicos a observações astronômicas.

Física do cinema 3D
Descubra por que os filmes do cinema 3D parecem ser tão reais e por que devemos utilizar os óculos 3D.

Ilusão de Óptica
Ilusão de óptica, imagens que enganam a visão humana, quando começaram os estudos sobre a ilusão de óptica, quem primeiro estudou as ilusões de ótica, figuras que tem várias interpretações.

Newton e as Cores
Saiba como Isaac Newton verificou a dispersão da luz branca.

O telescópio
O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos em observar objetos longínquos.

Translação de espelhos
Deslocamento de um espelho plano em relação a um objeto fixo.

Velocidade da Luz
Você sabe qual é a velocidade da luz? A luz propaga-se no vácuo com uma velocidade de 299.792.458 m/s, ou seja, cerca de trezentos milhões de metros por segundo. A velocidade da luz é uma das mais importantes constantes da Física e foi medida com precisão, pela primeira vez, pelo engenheiro francês Hypollyte Fizeau.

Índice de refração
Você sabe o que é índice de refração? Aprenda a calcular essa propriedade, entenda o que ela significa e confira alguns valores típicos para substâncias conhecidas.

Óptica Geométrica
Clique aqui e aprenda em que consiste o estudo da óptica geométrica!