Whatsapp icon Whatsapp

O que é diferença de potencial?

O que é diferença de potencial? Ela pode ser denominada de tensão e corresponde ao trabalho feito para deslocar cargas elétricas entre dois pontos.
A diferença de potencial (ddp) motiva o movimento ordenado das cargas elétricas
A diferença de potencial (ddp) motiva o movimento ordenado das cargas elétricas

Imagine que uma bola de tênis esteja sobre uma mesa. No estudo da Mecânica, diríamos que a bola possui energia potencial gravitacional armazenada em virtude de sua posição em relação ao solo. Caso a bola caia, essa energia será dissipada.

Podemos dizer que o motivo do movimento descendente da bola é a diferença de energia potencial entre o ponto ocupado por ela sobre a mesa e um ponto no solo. De forma análoga, podemos dizer que haverá movimento de cargas elétricas em um circuito se e somente se entre dois pontos desse circuito existir uma diferença de potencial elétrico, denominada de ddp, que motive o movimento dos portadores de carga.

DDP e a Primeira lei de Ohm

A diferença de potencial elétrico multiplicada pelo módulo da carga, corresponde ao  trabalho que deve ser feito sobre cada portador de carga para que ele seja movimentado por um circuito elétrico. A primeira lei de Ohm mostra que a ddp (U) pode ser determinada matematicamente como o produto da resistência (R) do material pela corrente elétrica (i).

U = R . i

Segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida para ddp é o volt (V).

220V ou 110V?

As tensões elétricas nas cidades brasileiras são de 220 V ou 110 V. Essa diferença gera algumas polêmicas relacionadas com o consumo de energia. Alguns dizem que a tensão de 110 V, por ser menor, consome menos energia; outros dizem que a tensão de 220 V, por ser maior, exige menos dos equipamentos e, por isso, gera mais economia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O consumo de energia elétrica não está relacionado apenas com a ddp ou apenas com a corrente elétrica, mas, sim, com o produto dessas duas grandezas. A potência elétrica (P) é definida como a quantidade de energia consumida em função do tempo e é determinada matematicamente como o produto da ddp (U) pela corrente elétrica (i).

P = i . U

Para aparelhos elétricos de maior consumo, o ideal é que a rede elétrica seja de 220 V. Isso é necessário não para que o consumo seja diminuído, mas para que a rede elétrica ofereça maior segurança e que haja menor perda na transmissão de energia.

Imagine que em sua casa o chuveiro tenha potência elétrica de 5500 W. Se a tensão elétrica residencial for de 110 V, aplicando a equação para potencia elétrica, teríamos:

P = U . i

5500 = 110 . i

i = 50 A

Caso a ddp fosse 220 v, teríamos:

P = U . i

5500 = 220 . i

i = 25 A

Repare que, no uso da tensão de 220 V, a corrente elétrica foi menor. Isso possibilita a utilização de fios de menor espessura, o que gera menos perda de energia elétrica. Todavia, lembre-se de que o consumo será exatamente o mesmo, pois ele depende da potência dos equipamentos. Veja:

P = U . i

P1 = 220. 25 = 5500 W

P2 = 110. 50 = 5500 W.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Carga elétrica
Você sabe o que é carga elétrica? Confira aqui seus tipos e saiba como calculá-la. Entenda também os processos de eletrização.
Consumo de Energia Elétrica
Saiba como calcular o consumo médio de energia elétrica de sua casa.
Corrente elétrica
Você sabe o que é corrente elétrica? Conheça o conceito, as fórmulas, os tipos de corrente e exercícios resolvidos.
Eletricidade
A eletricidade estuda os fenômenos da carga elétrica. Clique e entenda!
Estimando o consumo de energia elétrica
Veja aqui como fazer uma estimativa do consumo de energia elétrica de sua residência.
Força elétrica
Acesse para entender o conceito de força elétrica, as fórmulas envolvidas no seu cálculo, além de conferir exercícios resolvidos sobre o tema.
Potência elétrica
Você sabe o que é potência elétrica? Acesse e veja como calculá-la, conheça as fórmulas e aprenda mais com exercícios resolvidos sobre o tema.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.