Whatsapp icon Whatsapp

Lupa ou microscópio simples

Com uma lupa, a imagem que se forma do objeto é ampliada e direita
Com uma lupa, a imagem que se forma do objeto é ampliada e direita

Você já deve ter se deparado com diversos tipos de instrumentos ópticos, com os quais é possível captar, ampliar ou até mesmo reduzir imagens de objetos. Os instrumentos ópticos mais conhecidos são as máquinas fotográficas, os projetores de imagens, a lupa e os microscópios.

O instrumento óptico conhecido como lupa é constituído por uma lente convergente que fornece, de um objeto real, uma imagem virtual, direita e maior que o objeto. Para que haja essa formação de imagem é necessário que o objeto esteja situado entre o foco e o centro óptico da lente.

Caso a lente e o objeto estejam fixados a suportes de sustentação, a fim de facilitar seu manuseio, o instrumento óptico lupa passa a ser denominado microscópio simples. Podemos atribuir ao físico holandês Leeuwenhoek a construção do primeiro microscópio simples.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A figura abaixo nos mostra como é formada a imagem de um objeto colocado diante de uma lupa, ou melhor, colocado diante de um microscópio simples. Como mencionado anteriormente, é necessário que o objeto esteja localizado entre o foco principal e a lente. Sendo assim, temos:

Construção geométrica da imagem numa lupa

O aumento linear transversal varia de acordo com a distância p do objeto à lupa e com a distância focal f da lente utilizada. Esse aumento pode ser obtido com a equação do aumento e a dos pontos conjugados:

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.