Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Miragens

Miragens

As miragens são muito constantes nas histórias em quadrinhos. Nelas um viajante com muita sede avista uma poça d’água e sai correndo ao seu encontro, ao chegar perto percebe que se trata de uma miragem. Muitas pessoas pensam que as miragens são alucinações ou até mesmo ilusões. Porém, ao contrário do que pensam, elas não são alucinações, muito menos ilusões. Miragem é um fenômeno óptico real que pode ser fotografado.

No cotidiano as miragens acontecem, por exemplo, nas rodovias e em dias muito quentes. O motorista ao trafegar pela rodovia vê o que parece ser a imagem de um veículo refletido sobre o asfalto, dando a impressão que o mesmo está molhado e que o veículo foi refletido pela água. Quando ele passa perto do local percebe que ele está seco.

O termo miragem tem origem francesa. Ela se forma a partir de um fenômeno físico denominado de refração, fenômeno que refere-se aos desvios dos raios de luz. Em dias de calor intenso forma-se uma camada de ar mais quente junto ao solo. Esse ar é menos denso que o ar da camada que está logo acima dele, um ar mais frio. Assim como os raios de luz se propagam mais rápido no ar quente, eles se curvam para cima. Porém, o nosso cérebro intercepta os raios solares como se os mesmos percorressem uma trajetória retilínea. Quando isso acontece vemos o objeto refletido e invertido, dando a impressão que, no caso do exemplo do asfalto, o piso está molhado. A água é ilusão, mas a imagem é real.
Miragem, um fenômeno óptico.
Miragem, um fenômeno óptico.
Publicado por: Marco Aurélio da Silva Santos
Assuntos relacionados
As miragens não são fenômenos exclusivos de lugares quentes e podem acontecer em lugares frios como o Alasca
Miragens no Alasca
Você sabia que miragens podem ocorrer em lugares frios como o Alasca? Clique aqui e entenda como é a ocorrência desse fenômeno.