Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Peso é diferente de massa

Peso é diferente de massa

O peso é diferente da massa porque esta está associada à inércia, enquanto aquele é a força de atração gravitacional que o planeta exerce sobre o objeto.

Quando deixamos um objeto cair, vemos que ele se move em direção à Terra porque a força peso, também chamada de força gravitacional, atrai o corpo para baixo. Como o peso é uma força de atração gravitacional, não podemos confundi-lo com massa. Embora no dia a dia algumas pessoas tratem massa e peso como sendo a mesma coisa, na Física elas são totalmente diferentes. A massa de um corpo está associada à inércia, enquanto que o peso é a força de atração gravitacional que o planeta exerce sobre o objeto.

O peso e a terceira lei de Newton

Como você já sabe, para toda ação existe uma reação. Se a Terra atrai um corpo com uma força gravitacional chamada de peso, então o corpo atrai a Terra com força de igual módulo, porém com sentido contrário.

Resumidamente, podemos escrever:

Módulo: P=m .g (onde g é a aceleração da gravidade local e m é a massa do corpo).

Direção: sobre a linha que une o centro do corpo e o centro do planeta (vertical).

Sentido: para o centro do planeta (para baixo).

O peso depende do local onde é determinado

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O peso de um corpo depende do local onde é determinado. Uma explicação pode ser encontrada na própria equação do peso, afinal ele depende da aceleração da gravidade e se ela variar, o peso variará proporcionalmente.

Considere um corpo de peso PT aqui na Terra. Se esse corpo for levado da Terra a um outro planeta, cuja aceleração da gravidade (g) é maior, a atração (peso) também será, isto é, o peso do corpo no planeta (PP) será maior que o peso do mesmo corpo na Terra (PT). Vejamos alguns exemplos:

A aceleração da gravidade no planeta Júpiter é 2,37 maior que a da Terra, logo, o peso dos corpos em Júpiter é 2,37 vezes maior que o peso dos mesmos corpos na Terra. A aceleração da gravidade na Terra é 6 vezes superior à aceleração da gravidade na Lua, assim o peso de um corpo na Terra é 6 vezes maior que o peso do mesmo corpo na Lua.

Obs.: a massa do corpo não depende do local em que o objeto se encontra. A massa de um corpo em Júpiter, na Terra e na Lua é exatamente a mesma.

A reação do peso de um corpo localiza-se no centro de massa da Terra
A reação do peso de um corpo localiza-se no centro de massa da Terra
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Assuntos relacionados
Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
Reflexão na superfície de um lago
Fenômenos Opticos
Clique aqui e conheça as características dos fenômenos ópticos!
Unidades de Pressão
Entenda as relações entre as unidades de medidas de pressão.
Transmissão de movimento circular uniforme
Transmissão de movimento circular
Explicação da transmissão de movimento circular.
Quem é o mais pesado? Algodão ou chumbo?
Quem é o mais pesado: 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Quem é o mais pesado? Você sabia que, apesar de terem massas e pesos iguais, amostras contendo 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão podem apresentar medidas diferentes quando colocadas em uma balança? Ela tende a pender para o lado do chumbo, como se esse fosse mais pesado. Ficou curioso? Acesse o artigo e saiba o porquê.
Os satélites de comunicação são colocados em órbita de modo a fazer uma rotação em volta da Terra a cada dia
Período e frequência no movimento circular uniforme
Veja aqui como são definidos o período e a frequência para objetos em movimento circular uniforme.