Pressão em um ponto de um líquido

Na Física estudamos um ramo bastante interessante: a Hidrostática, responsável por estudar as propriedades que estão ligadas aos fluidos (lembrando que um fluido pode ser um gás ou um líquido), que, por sua vez, estão sujeitos à ação da força da gravidade. É interessante ressaltar que um fluido é uma substância que pode escoar, ou seja, ele não apresenta forma própria e assume sempre a forma de qualquer recipiente no qual se encontra inserido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns fluidos representam um papel fundamental em nosso cotidiano. Alguns deles, vitais, circulam em nosso corpo. Nos automóveis, há fluidos nos pneus, no tanque do combustível, nos sistemas de freios e de direção, no sistema de ar-condicionado, etc.

De acordo com a figura abaixo, podemos ver que quando um líquido contido em um recipiente aberto está em repouso, um ponto localizado em seu interior é pressionado pela coluna líquida acima dele, que também é pressionado pela atmosfera. Levando isso em consideração, vamos calcular, ou melhor, determinar, a pressão total p no ponto P, situado a uma profundidade h, em um líquido em equilíbrio.

Recipiente cilíndrico

Como mencionamos anteriormente, o ponto P está sendo pressionado tanto pela coluna líquida acima dele quanto pela atmosfera. Dessa forma, podemos determinar a pressão total exercida no ponto P somando a pressão atmosférica, ou seja, a pressão que o ar exerce sobre o líquido, com a pressão da coluna líquida de altura h. Dessa forma, temos:

P=Patm  +  Pcoluna
P=Patm  +  μ .  g .  h

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É prático considerar a origem do referencial na superfície do líquido e orientá-lo para baixo, medindo a coluna de água como profundidade. O gráfico da pressão P em função da profundidade h é retilíneo, conforme mostra a figura abaixo. Perceba que, quando a altura é h = 0, a pressão exercida na superfície do líquido é a própria pressão atmosférica, assim temos: P = Patm.

Gráfico da pressão em função da altura do ponto P.

O êmbolo de uma seringa exerce sobre o fluido uma pressão que é transmitida a todos os pontos do líquido
O êmbolo de uma seringa exerce sobre o fluido uma pressão que é transmitida a todos os pontos do líquido
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Mundo Educação.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Cálculo do trabalho da força peso
Você sabe determinar o trabalho da força peso? Clique aqui e conheça a equação que determina o valor dessa grandeza.
Prefixos do Sistema Internacional de Unidades
Valores que se referem a grandezas podem ser reescritos em função de prefixos.
Rotor e pêndulo cônico
Analisando a dinâmica das trajetórias curvas do rotor e do pêndulo cônico.
Segunda Lei de Kepler
Acesse o texto e saiba mais com nossa introdução sobre a segunda lei de Kepler. Reforce seu aprendizado com um resumo do tema e exercícios resolvidos.
Vantagem mecânica
Veja aqui qual é a definição, em Física, de vantagem mecânica para uma ferramenta ou máquina.