2. Física
  3. Mecânica
  4. Segunda Lei de Kepler

Segunda Lei de Kepler

Após elaborar a Lei das Órbitas (primeira lei), Johannes Kepler prescreveu uma lei relacionada à velocidade dos planetas em sua órbita. Sua segunda lei, conhecida como Lei das Áreas, diz que o segmento que une o centro do sol e um planeta varre áreas (A) iguais em intervalo de tempos (∆t) iguais:

Temos que a razão entre a área varrida e o tempo gasto (A / ∆t) é constante e foi chamada de velocidade areolar do planeta. Cada planeta possui uma velocidade areolar própria. Porém, a velocidade de translação do planeta ao redor do sol não é constante, pois ele necessita percorrer diferentes distâncias (arcos) em intervalo de tempos iguais. O planeta possui maior velocidade quando está mais próximo do sol (periélio) e menor quando está mais afastado (afélio).

O Universo ainda tem muito a ser explorado
Publicado por: Luciano Calaça Alves

Calcule aproximadamente o período de rotação de um satélite artificial da Terra cujo raio da órbita é 2 vezes menor que o raio da órbita da Lua. Considere que o período de rotação da Lua ao redor da Terra é igual a 28 dias.

O modelo de universo proposto por Kepler, apesar de Heliocêntrico, tinha disparidades com o modelo de Copérnico. Marque a alternativa que contém tais disparidades.

a) No modelo de Copérnico as trajetórias dos planetas eram circulares, enquanto no de Kepler as trajetórias eram elípticas. Como sabemos hoje, as trajetórias dos planetas ao redor do sol são elípticas.

b) No modelo de Copérnico as trajetórias dos planetas eram elípticas, enquanto no de Kepler as trajetórias eram circulares. Como sabemos hoje, as trajetórias dos planetas ao redor do sol são elípticas.

c) Copérnico acreditava que o movimento no céu era circular e uniforme. A 3ª lei de Kepler nos mostra que o movimento dos planetas ao redor do Sol é variado.

d) Copérnico acreditava também, de forma errada, que o movimento no céu era circular e uniforme. A 2ª lei de Kepler nos mostra que o movimento dos planetas ao redor do centro da galáxia é variado.

e) N.D.A

Hidrodinâmica
Clique aqui e conheça quais sãos os estudos da hidrodinâmica!
Hidrostática
Hidrostática estuda a pressão e o equilíbrio dos líquidos e dos gases que se submetem a ação gravitacional.
O êmbolo de uma seringa exerce sobre o fluido uma pressão que é transmitida a todos os pontos do líquido
Pressão em um ponto de um líquido
Determinando a pressão exercida em um ponto de um líquido.
A chave de rodas é utilizada para desapertar os parafusos da roda do carro
Vantagem mecânica
Veja aqui qual é a definição, em Física, de vantagem mecânica para uma ferramenta ou máquina.
A velocidade escalar média representada no diagrama horário da velocidade em função do tempo
Velocidade escalar média do MUV
Veja aqui como determinar a velocidade escalar média do movimento uniformemente variado através da média aritmética das velocidades escalares instantâneas.
Energia
Você sabe o que é energia? Conheça a definição de energia segundo a física. Confira quais são os diferentes tipos de energia. Entenda o que é a conservação da energia.
A pequena mancha negra na parte superior do Sol é Vênus passando na frente do disco solar
Trânsito de Vênus e Mercúrio
Saiba mais sobre o trânsito de Vênus e Mercúrio, fenômeno raro que ocorre quando esses planetas passam na frente do Sol!
Kepler enunciou três leis que determinaram o movimento dos planetas ao redor do Sol
Terceira lei de Kepler
Clique aqui e conheça a terceira lei de Kepler, denominada de lei dos períodos e que relaciona o tempo de translação com o raio médio da órbita dos planetas.
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol
Leis de Kepler
Conheça as leis de Kepler, postulados que determinam o “balé” dos planetas ao redor do Sol.
As três leis de Kepler explicam a forma como ocorre o “balé” dos planetas ao redor do Sol *
Johannes Kepler
Clique aqui para conhecer a história de vida de Johannes Kepler, um dos maiores nomes da Física e responsável por mudanças profundas na Astronomia.
Foguete sendo lançado com direção e sentido definidos
Grandezas Escalares e Grandezas Vetoriais
Diferença entre grandezas vetoriais e grandezas escalares.
Enquanto o cata-vento gira, o ponto A descreve um movimento circular
Definindo a velocidade tangencial de um corpo
Veja aqui como a velocidade tangencial de um corpo em movimento circular uniforme é calculada.