2. Física
  3. Astrofísica
  4. Propulsão Iônica

Propulsão Iônica

A propulsão iônica, conhecida também como propulsão eletrostática, é uma das maneiras mais eficientes de impulsionar e colocar em órbita naves espaciais com gasto mínimo de combustível.

Em outubro de 1998, foi lançada pela NASA, com esse tipo de propulsão, a sonda espacial “Deep Space I”. Os resultados mostraram que apesar de a aceleração ser muito pequena (visto que em um dia sua velocidade aumenta 7 m/s), esta aceleração pode ser mantida por muito mais tempo do que nas naves que queimam combustível líquido. A Deep Space I usa o gás xenônio como combustível.

Os átomos de xenônio são ionizados e acelerados por um campo elétrico até velocidades muito altas e depois são lançados para trás, impulsionando a nave.

São variados os métodos utilizados para acelerar íons, embora todos os métodos baseiem-se na relação carga-massa dos íons, que os acelera a altas velocidades utilizando como princípio campos elétricos também elevados. Dessa forma, utilizando uma pequena quantidade de massa de reação, esses propulsores conseguem um elevado impulso e por consequência uma maior eficiência em relação aos propulsores de combustíveis líquidos.

Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Física
Protótipo de um motor de íons.
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Gerador elétrico
Você sabe o que são geradores elétricos? Confira uma introdução sobre geradores, descubra quais são as fórmulas e confira exercícios resolvidos sobre esse tema.
Pilhas e baterias são geradores elétricos reais
Equação do Gerador
Determinado a equação do gerador em função da força eletromotriz.
Nessa ilustração, a Terra está ao lado do planeta Kepler 452-b, descoberto em 2015 por meio da sonda Kepler
Missão Kepler
Saiba tudo sobre a Missão Kepler, que tem por objetivo procurar planetas que tenham condições de abrigar vida!
Lei de Gauss
Clique aqui e conheça a Lei de Gauss e qual é a sua representação matemática!
Um Dia Eletrizante
Como ocorrem os processos de eletrização?
Figura 1- Circuito elétrico com geradores associados em série
Associação em série de geradores
As características básicas da associação em série de geradores.
Fusíveis comuns usados no circuito elétrico de automóveis
Fusíveis
Conheça aqui as finalidades de um fusível aplicado em um circuito elétrico.