Reflexão da luz
Reflexão da luz é um fenômeno óptico em que uma onda eletromagnética visível incide em um determinado meio, retornando ao meio original no qual ela se propagava. Existem dois tipos de reflexão, chamados de reflexão regular e difusa.
Veja também: Quatro fenômenos intrigantes da Física
Conceito de reflexão da luz
A reflexão da luz acontece quando um raio luminoso atinge uma superfície refletora e retorna ao seu meio original. Esse fenômeno permite que enxerguemos todos os corpos que não produzem a própria luz, chamados de fontes secundárias de luz ou simplesmente corpos iluminados.
Na ausência total de luz, esses corpos não seriam visíveis, portanto, para enxergá-los, eles precisam refletir a luz proveniente de alguma fonte luminosa. Vale dizer que nem todos os objetos que refletem a luz permitem que enxerguemos o nosso reflexo. Nesses casos, dizemos que a reflexão sofrida pela luz é difusa.
Quando olhamos para uma superfície refletora e conseguimos enxergar algum reflexo, dizemos que a luz está sofrendo uma reflexão regular, que também pode ser chamada de reflexão especular e é aquela em que podemos enxergar a formação de imagens refletidas.
Reflexão regular da luz
A reflexão regular da luz ocorre quando o raio luminoso incidente e o refletido obedecem às leis de reflexão da luz, como veremos adiante. A figura a seguir nos ajuda a entender como funciona a reflexão regular da luz. Observe:
Na reflexão regular, o ângulo de incidência da luz é igual ao ângulo de reflexão. Esse ângulo, por sua vez, é medido com relação à direção normal ao plano de reflexão.
Reflexão difusa da luz
Na reflexão difusa, os raios de luz incidente e refletido não formam o mesmo ângulo com relação à direção normal e não precisam estar contidos no mesmo plano. A figura a seguir ilustra uma situação em que ocorre a reflexão difusa da luz. Observe:
Exemplos de reflexão da luz
Confira alguns exemplos nos quais podemos observar a reflexão da luz.
-
Quando vemos o nosso reflexo em um espelho, retrovisor ou ainda na superfície de uma poça d'água, estamos observando a reflexão regular da luz.
-
Quando enxergamos qualquer objeto que não esteja emitindo luz própria, mas não vemos nele o nosso reflexo, estamos observando a reflexão difusa da luz.
Veja também: Refração da luz — outro fenômeno óptico que ocorre nas ondas eletromagnéticas
Leis da reflexão da luz
As leis da reflexão da luz apontam quais são as condições necessárias para que ocorra a reflexão regular da luz.
-
A primeira lei da reflexão afirma que os raios de luz incidente e refletido precisam formar o mesmo ângulo com relação à direção normal.
-
A segunda lei da reflexão da luz afirma que os raios de luz incidente e refletido precisam estar contidos no mesmo plano.
Exercícios resolvidos sobre a reflexão da luz
Questão 1 — Um raio de luz incide em um ângulo de 25º em relação a uma superfície refletora, sofrendo assim uma reflexão regular. O ângulo de reflexão desse raio de luz é igual a:
a) 45º
b) 65º
c) 90º
d) 115º
Resolução:
Uma vez que o ângulo de incidência e o ângulo de reflexão são iguais na reflexão regular, o ângulo formado entre o raio de luz refletido e a superfície é de 65º (lembre-se de que, entre a superfície e a direção normal, há um ângulo de 90º); portanto, a alternativa correta é a letra B.
Questão 2 — Para que ocorra a reflexão regular da luz, é necessário que:
a) os raios de luz incidente e refletido estejam contidos em planos distintos.
b) os raios de luz incidente e refletido formem ângulos diferentes com relação à normal.
c) os raios de luz incidente e refletido estejam contidos no mesmo plano.
d) os raios de luz incidente e refletido sejam igualmente polarizados.
Resolução:
De acordo com a 2ª lei da reflexão, para que ocorra reflexão regular da luz, é necessário que os raios de luz incidente e refletido estejam contidos no mesmo plano, portanto a alternativa correta é a letra C.