Qual a cor do Sol?

Qual a cor do Sol? A cor do Sol é branca em razão da luz visível emitida pela estrela ser branca, dotada de todas as cores que vemos no arco-íris. Caso a cor do Sol fosse monocromática, não veriamos os objetos com as cores que vemos, devido ao fenômeno da absorção da luz.
Leia também: Você sabe por que o céu é azul?
Resumo sobre a cor do Sol
- A cor real do Sol é branca.
- A cor que vemos o Sol é influenciada pela composição da atmosfera terrestre e a posição do Sol em relação à atmosfera terrestre.
- O Sol não é da cor verde como algumas teorias sugerem.
- O pôr do Sol é avermelhado por causa da interação da luz com a atmosfera, quando o Sol está próximo ao horizonte.
Qual é a cor real do Sol?
O Sol é um corpo celeste incandescente que emite radiação eletromagnética (luz visível, ultravioleta, raios X) no vácuo com uma velocidade de propagação constante de 299 792 458 m/s2. A luz visível emitida pelo Sol é branca, composta de todas as cores visíveis a olho nu, aquelas observadas no arco-íris.
Devido ao fenômeno da absorção da luz, caso a cor do Sol fosse rosa, os objetos de cor rosa ou branca seriam enxergados por nós com a cor rosa e os objetos das demais cores, com a cor preta. Como a cor do Sol é branca, nos enxergamos as cores naturais dos objetos.
Por que vemos o Sol amarelo?
Quando a luz do Sol chega à atmosfera, ela atinge as partículas suspensas na atmosfera, que absorvem a luz branca e a emitem nas suas diferentes cores, que podem ser mais espalhadas ou menos espalhadas, dependendo do seu comprimento de onda (fenômeno de espalhamento de Rayleigh).
As luzes mais espalhadas são a violeta e, principalmente, a azul, já que seus comprimentos de onda são os mais curtos. Assim o violeta e o azul são mais absorvidos e também mais emitidos de volta pela atmosfera, em razão disso, vemos o céu azul e, às vezes, até num tom de violeta. Com esse processo, temos a remoção das parcelas de cor azul e violeta da luz do Sol, sobrando as parcelas de cor amarela, laranja, vermelho e verde, com o predominio da cor amarela.

A parcela de cor verde é muito pequena, sendo praticamente imperceptível, então percebemos o Sol com uma cor amarela, laranja e até vermelha, dependendo da posição do astro em relação à atmosfera.
Além disso, a composição atmosférica influencia na cor que vemos o Sol. Por exemplo, em épocas de grande incidência de incêndios, vemos o Sol mais avermelhado, já em épocas mais amenas, vemos o astro mais alaranjado.
Leia também: Aurora boreal — fenômeno atmosférico que gera desenhos luminosos no céu
O Sol é verde?
O Sol não é verde como algumas teorias sugerem. Essas teorias surgiram de uma interpretação errônea do espectro de emissão solar, já que a maior parcela da luz emitida pelo Sol é da cor verde, principalmente um azul esverdeado. Contudo, o Sol não emite somente a cor verde, ele emite luz de todas as cores que enxergamos, comprovando que ele é branco.
Por que o pôr do Sol é avermelhado?

O pôr do Sol é avermelhado, mas também pode ser amarelado ou alaranjado, porque, no momento do entardecer, o Sol está mais próximo do horizonte, em razão disso, os seus feixes de luz acabam atravessando uma camada mais espessa da atmosfera terrestre.
Quando isso acontece, temos a dispersão da componente azul da luz, de maneira que não a vemos, mas não tanta dispersão das componentes amarela, laranja e vermelha da luz, assim, elas sofrem reflexão pelas partículas na atmosfera até nossos olhos.
Fontes
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Ótica, Relatividade, Física Quântica (vol. 4). Editora Blucher, 2015.
GONÇALVES, Aurélio Filho; TOSCANO, Carlos. Física e realidade: Física Térmica e Óptica (vol. 2). Editora Scipione, 2001.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Ótica e Física Moderna. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.
Ferramentas Brasil Escola





Artigos Relacionados

Últimas notícias
Outras matérias


