Whatsapp icon Whatsapp

Refração atmosférica

O fenômeno da refração atmosférica acontece quando vemos a Lua ou o Sol, que estão bem próximos do horizonte, com uma cor avermelhada.
O avermelhado do Sol é devido a refração atmosférica
O avermelhado do Sol é devido a refração atmosférica
Ao estudarmos os conceitos de óptica vimos que o fenômeno da refração da luz nada mais é do que um desvio, ou seja, tem sua velocidade de propagação alterada. Quando a incidência se dá obliquamente a refração ocorre com mudança de direção do feixe luminoso.

A refração da luz é responsável por diferentes fenômenos ópticos, como por exemplo, o fato de um lápis parecer quebrado quando imerso na água e o de a profundidade de uma piscina parecer menor do que realmente é.

Outro fenômeno que não mencionamos diariamente, mas que podemos percebê-lo com bastante frequência é a refração atmosférica. Este fenômeno é visto quando a Lua ou o Sol estão bem próximos ao horizonte, onde os vemos com uma cor avermelhada. É nesse momento que perguntamos o porquê isso acontece somente quando estão próximos ao horizonte.

Em nossos estudos sobre óptica vimos que a atmosfera não é considerada um meio homogêneo, desta forma quanto mais nos afastamos da superfície terrestre ela se torna mais rarefeita, assim quanto menor for a densidade menor será o índice de refração. Por isso que vemos um astro em uma posição aparente P’ diferente da posição real P quando o observamos da superfície terrestre.

A luz que provém do astro, até chegar ao observador na Terra, quando entra na atmosfera passa de camadas menos refringentes para camadas mais refringentes, desviando-se da sua direção inicial.

Assim quando o observador recebe a luz, ele tem a impressão de que ela vem de uma direção tangente à trajetória descrita na atmosfera. A figura abaixo nos mostra a ilustração do fenômeno da refração atmosférica para um observador na superfície da Terra.
 
Refração atmosférica
Refração atmosférica

Tal fenômeno é visto também nas ilusões da existência de poças d’água em estradas em dias quentes e secos, da mesma forma quando acontecem nas miragens no deserto. Todos esses fatos se explicam tomando como base a variação do índice de refração do ar atmosférico com a temperatura.

Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Físic
Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Estudo analítico sobre as lentes esféricas
A distância focal e o tamanho da imagem fornecida pelas lentes esféricas são determinados, respectivamente, pelas Equações de Gauss e Equação do Aumento Linear.
Olho humano: um instrumento óptico
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o olho humano, um instrumento óptico que forma suas imagens pelo princípio físico da refração.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!