Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. Refração atmosférica

Refração atmosférica

O fenômeno da refração atmosférica acontece quando vemos a Lua ou o Sol, que estão bem próximos do horizonte, com uma cor avermelhada.

Ao estudarmos os conceitos de óptica vimos que o fenômeno da refração da luz nada mais é do que um desvio, ou seja, tem sua velocidade de propagação alterada. Quando a incidência se dá obliquamente a refração ocorre com mudança de direção do feixe luminoso.

A refração da luz é responsável por diferentes fenômenos ópticos, como por exemplo, o fato de um lápis parecer quebrado quando imerso na água e o de a profundidade de uma piscina parecer menor do que realmente é.

Outro fenômeno que não mencionamos diariamente, mas que podemos percebê-lo com bastante frequência é a refração atmosférica. Este fenômeno é visto quando a Lua ou o Sol estão bem próximos ao horizonte, onde os vemos com uma cor avermelhada. É nesse momento que perguntamos o porquê isso acontece somente quando estão próximos ao horizonte.

Em nossos estudos sobre óptica vimos que a atmosfera não é considerada um meio homogêneo, desta forma quanto mais nos afastamos da superfície terrestre ela se torna mais rarefeita, assim quanto menor for a densidade menor será o índice de refração. Por isso que vemos um astro em uma posição aparente P’ diferente da posição real P quando o observamos da superfície terrestre.

A luz que provém do astro, até chegar ao observador na Terra, quando entra na atmosfera passa de camadas menos refringentes para camadas mais refringentes, desviando-se da sua direção inicial.

Assim quando o observador recebe a luz, ele tem a impressão de que ela vem de uma direção tangente à trajetória descrita na atmosfera. A figura abaixo nos mostra a ilustração do fenômeno da refração atmosférica para um observador na superfície da Terra.
 
Refração atmosférica
Refração atmosférica

Tal fenômeno é visto também nas ilusões da existência de poças d’água em estradas em dias quentes e secos, da mesma forma quando acontecem nas miragens no deserto. Todos esses fatos se explicam tomando como base a variação do índice de refração do ar atmosférico com a temperatura.

Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Físic
O avermelhado do Sol é devido a refração atmosférica
O avermelhado do Sol é devido a refração atmosférica
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Assuntos relacionados
Por que o céu é azul durante o dia e avermelhado ao entardecer?
Dispersão da Luz e as Cores do Céu
Você sabe por que o céu fica avermelhado à tarde?
A impressão que temos de ver o asfalto molhado em dias quentes é um exemplo de miragem, uma das consequências da reflexão total da luz
Reflexão total da luz
Compreenda a reflexão total da luz e saiba por que temos a impressão de ver o asfalto molhado em dias quentes.
Por conta da refração sofrida pela luz na passagem do ar para a água, se tem a sensação de que o objeto está partido
Lei de Snell-Descartes
Clique aqui e conheça a lei de Snell-Descartes, equação que relaciona os ângulos entre a luz e a normal com os índices de refração dos meios envolvidos.
As miragens não são fenômenos exclusivos de lugares quentes e podem acontecer em lugares frios como o Alasca
Miragens no Alasca
Você sabia que miragens podem ocorrer em lugares frios como o Alasca? Clique aqui e entenda como é a ocorrência desse fenômeno.
No ponto mais brilhante, a luz está sofrendo polarização por reflexão após ter incidido sobre o ângulo de Brewster
Lei de Brewster
Você já ouviu falar no ângulo e na lei de Brewster? Clique aqui e saiba em que implica a soma dos ângulos de incidência e de refração ser igual a 90°.
Olho humano, um instrumento óptico
Olho humano: um instrumento óptico
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o olho humano, um instrumento óptico que forma suas imagens pelo princípio físico da refração.
A lupa é um instrumento óptico de aumento
Estudo analítico sobre as lentes esféricas
A distância focal e o tamanho da imagem fornecida pelas lentes esféricas são determinados, respectivamente, pelas Equações de Gauss e Equação do Aumento Linear.