Whatsapp icon Whatsapp

Relação entre MHS e MCU

Partícula descrevendo um movimento circular uniforme no sentido anti-horário de uma circunferência
Partícula descrevendo um movimento circular uniforme no sentido anti-horário de uma circunferência

Em nossos estudos de Física, vimos que o Movimento Harmônico Simples, também representado pela sigla (MHS), consiste em um movimento periódico e oscilatório. Sendo assim, podemos dizer que o movimento harmônico simples possui uma relação direta com o movimento circular uniforme, representado por (MCU).

Veja a figura acima. Suponha que uma partícula esteja efetuando um movimento circular uniforme no sentido anti-horário de uma circunferência cujo raio vale R e que a sua projeção lançada no eixo dos cossenos executará um MHS simultâneo.

Na ilustração abaixo, em um determinado tempo t, as projeções do vetor R, do vetor velocidade e vetor aceleração centrípeta do MCU, para a partícula situada em um ponto P da trajetória circular, são exatamente, nesse mesmo instante, a posição, velocidade e aceleração da partícula que realiza um movimento harmônico simples no eixo dos cossenos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Projeção da velocidade e aceleração centrípeta do vetor raio

Sendo assim, podemos dizer que quando a partícula, em movimento circular uniforme, passar pelos pontos A e B, seus vetores R e vetor aceleração serão projetados em seus tamanhos reais, sendo que o vetor velocidade será um ponto. Portanto, podemos concluir que:

Extremos do MHS
R=xmáx=a
acp=amáx
V=0

Mas quando a partícula, em MCU, estiver passando pelos pontos C e D, o vetor vc é que estará projetado em verdadeira grandeza, enquanto os vetores R e acp terão projeções nulas. Sendo assim:

Posição de Equilíbrio
Vc=V=Vmáx
x=0
a=0

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.