Whatsapp icon Whatsapp

Resistência Variável

É dito resistência elétrica a oposição que um determinado condutor oferece à passagem de corrente elétrica de intensidade i através dele, e sabemos que essa oposição à corrente elétrica pode ser calculada da seguinte forma:

Onde U é a diferença de potencial aplicada no condutor, i a corrente elétrica e a unidade de medida de R no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o ohm (Ω), em homenagem ao físico alemão George Simon Ohm. É possível de se perceber, através da equação descrita acima, que corrente e resistência elétrica são grandezas inversamente proporcionais e, dessa maneira, temos que quanto maior for o valor de R maior será a oposição que o condutor apresentará à passagem de corrente elétrica.

De acordo com a Lei de Ohm, sabemos que um condutor é dito condutor ôhmico quando a resistência dele se mantém constante independentemente do valor da diferença de potencial que é aplicada sobre ele, contudo nem sempre ocorre dessa forma, ou seja, a resistência de um condutor pode variar.

Existem alguns fatores que influenciam na determinação do valor da resistência elétrica de um fio condutor de eletricidade. Dentre esses fatores podemos citar o material do qual ele é feito, a área da seção reta do fio e a temperatura do fio. Sim, a temperatura pode fazer com que o valor da resistência sofra grandes variações. Experiências mostram que a resistência de um condutor, a temperatura t, pode ser calculada, com boa aproximação, através da seguinte relação matemática:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

R = Ro(1 + αΔt)

Onde α é um coeficiente que depende do material que constitui o condutor. Nos metais a resistência aumenta com o aumento da temperatura, já em outros materiais como o carbono e o telúrio, por exemplo, acontece o contrário: a resistência diminui com o aumento de temperatura.

Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos

Artigos Relacionados

O desfibrilador é, essencialmente, um capacitor, cujos eletrodos são colocados sobre o peito do paciente
Capacitância de um capacitor
Os capacitores podem armazenar energia elétrica por intermédio da separação de cargas. A constante de proporcionalidade é chamada de capacitância. Veja mais sobre capacitância de um capacitor.
Carga positiva e carga negativa
Carga positiva e carga negativa, carga positiva em um corpo eletrizado, carga negativa em um corpo eletrizado.
Os dielétricos são colocados em volta de fios de alta tensão para que se evite a ruptura dielétrica do ar ao seu redor.
Dielétricos
Você sabe o que são dielétricos e quais são as suas principais aplicações? Acesse este texto e aprenda mais sobre esses importantes materiais isolantes.
Eletroscopia
Clique aqui e entenda como funciona o estudo dos fenômenos eletrostáticos, a eletroscopia!
Máquina Eletrostática
Eletrostática
Confira aqui a teoria e os pesquisadores da Eletrostática! Veja também qual é a sua aplicação!
P é um ponto de uma região onde há um campo elétrico. Em q1 e q2 atuam as forças elétricas F1 e F2
Vetor campo elétrico
O vetor campo elétrico é definido pela razão entre a força elétrica e a carga de prova. Veja mais sobre as características do vetor campo elétrico.
video icon
Geografia
Pré-Enem | Domínios morfoclimáticos do Brasil
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Domínios morfoclimáticos — características físicas do território brasileiro" com a professora Larissa Mesquita!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.