Whatsapp icon Whatsapp

Teorias sobre a natureza da luz

Decomposição da luz no prisma de vidro
Decomposição da luz no prisma de vidro
Os trabalhos de Newton no campo da Mecânica foram muito importantes assim como os estudos e as teorias que ele elaborou no campo da Óptica. Em sua obra intitulada Optiks ele desenvolveu um estudo bastante amplo sobre os fenômenos luminosos. Newton defendia várias idéias, dentre elas se destacam a teoria das cores dos corpos e a sua concepção sobre a natureza da luz.

Na Antiguidade alguns filósofos gregos acreditavam que a luz era formada por pequenas partículas, as quais se propagavam em linha reta e com alta velocidade. Essas idéias permaneceram imutáveis por muito tempo até que, por volta do ano de 1500, Leonardo da Vinci percebeu a semelhança entre a reflexão da luz e o fenômeno do eco e levantou a hipótese de que a luz era um movimento ondulatório. Na busca pela definição sobre a natureza da luz surgiram, no século XVII, duas correntes de pensamento científico: a teoria corpuscular da luz, que era defendida por Newton; e o modelo ondulatório da luz, que era defendido por Christian Huyghens. Segundo Isaac, a luz era formada por partículas; já Huyghens defendia a hipótese de que a luz era uma onda. Essas duas correntes provocaram intensas polêmicas entre os cientistas da época, fato esse que marcou a história da física. No entanto, o conhecimento sobre a verdadeira natureza da luz só foi descoberto no século XIX, após a morte dos defensores dessas teorias.

Modelo corpuscular da luz

Newton tentou justificar sua teoria afirmando que a luz se comportava como pequenas esferas, as quais colidiam elasticamente com uma superfície lisa, sendo refletida de modo que o ângulo de incidência fosse igual ao ângulo de refração. Assim, segundo o fenômeno da reflexão, Newton considerava a luz como sendo constituída por um conjunto de partículas que se refletem elasticamente sobre uma superfície.

Modelo ondulatório

O modelo ondulatório proposto e defendido por Huyghens dizia que a luz era uma onda e ela explicava de forma significativa a reflexão e a refração da luz. Como sabemos, qualquer onda se reflete e refrata de acordo com as leis da reflexão e da refração dos feixes luminosos. Observações sobre esses fenômenos levaram os cientistas a favorecer o modelo ondulatório proposto por Huyghens, pois a teoria de Newton não se verificava na prática.
Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos

Artigos Relacionados

O controle de qualidade de produtos pode ser feito pela interação da luz com as substâncias que os compõem
A luz e o controle de qualidade
Clique aqui e entenda como a luz pode ser utilizada no controle de qualidade de produtos como chocolates, sucos e refrigerantes.
Existem alguns conceitos sobre ondas que você precisa saber!
Cinco coisas que você precisa saber sobre Ondas
Clique aqui e confira cinco coisas que você precisa saber sobre Ondas para compreender melhor alguns fenômenos do cotidiano.
Ao se chocar com cristais de gelo, a luz solar é refratada e forma um anel luminoso ao redor do Sol
Halo solar e lunar
Você sabe o que são e por que se formam os halos solares e lunares? Clique aqui e descubra!
No ponto mais brilhante, a luz está sofrendo polarização por reflexão após ter incidido sobre o ângulo de Brewster
Lei de Brewster
Você já ouviu falar no ângulo e na lei de Brewster? Clique aqui e saiba em que implica a soma dos ângulos de incidência e de refração ser igual a 90°.
A lâmina é a associação de dois dioptros planos paralelos: ar/vidro e vidro/ar
Lâmina de faces paralelas
Veja aqui como ocorre a refração de um raio de luz quando ele incide sobre uma lâmina de faces paralelas.
Apesar de ser representado na cor laranja ou em tons avermelhados, o Sol apresenta outra cor originalmente
Qual é a cor do Sol?
Você sabia que o Sol não é laranja? Então, qual é realmente a cor desse astro? Quando visto por observadores fora da atmosfera terrestre, o Sol apresenta uma cor específica. Por causa de suas reações de fusão nuclear, ele produz todos os comprimentos de onda da radiação visível. Descubra qual é a cor do sol!
Reflexão da luz
Você sabe o que é a reflexão da luz? Aprenda o que é, a diferença entre reflexão regular e reflexão difusa, além de conferir exemplos e exercícios resolvidos.
video icon
Matemática
Volume da esfera
Neste vídeo você confere uma demonstração de como se calcula o volume da esfera baseada na dissertação de mestrado do Dr. Kariton Pereira Lula. Também apresentamos um exercício-modelo sobre esse assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."