Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. A composição do ar

A composição do ar

A composição do ar (ou seja, a atmosfera terrestre) trata-se da disposição dos diferentes gases que permanecem flutuando ao redor da terra em razão da força da gravidade. Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.

Gráfico com a distribuição quantitativa dos gases na atmosfera terrestre

O Nitrogênio (N2) é muito importante para a alimentação dos seres vivos, pois alguns tipos de bactérias que habitam raízes de plantas leguminosas (como feijão, ervilha e lentilha) absorvem-no. Em troca, elas produzem nitratos e sais hidrogenados, elementos de vital importância para essas plantas que, por sua vez, podem servir de alimentos para vários animais e também para o homem.

O Oxigênio (O2) é o elemento mais importante para a manutenção da vida do homem e dos animais que habitam a Terra. Através da respiração, os seres vivos absorvem o oxigênio, que atua na produção de energia para o organismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Gás Carbônico (CO2) é importante para a manutenção da vida dos vegetais que, durante a fotossíntese, absorvem-no e, na presença de luz e água, produzem glicose + energia. Durante esse processo ocorre a liberação de oxigênio.

Gases Nobres – Hélio (He), Neônio (Ne), Argônio (Ar), criptônio (Kr), Xenônio (Xe) e Radônio (Rn) – estão pouco presentes na atmosfera e têm como característica a difícil reação com outros elementos. São utilizados pelo homem para o funcionamento de equipamentos, como máquinas fotográficas, letreiros luminosos, balões de ar entre outros.

Além desses elementos, é possível encontrar na composição do ar outros componentes, cuja presença não é necessariamente natural e que podem variar de acordo com a localidade. Trata-se da poeira, da fumaça, do vapor d’água e de alguns microrganismos.

A composição do ar é fundamental para a manutenção da vida na Terra
A composição do ar é fundamental para a manutenção da vida na Terra
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
Inalar gás hélio de uma bexiga distorce a voz
Gás hélio distorce a voz?
Veja por que o gás hélio distorce a voz, qual gás pode ser usado para engrossá-la e se faz mal inalar hélio.
O planeta Mercúrio assemelha-se com a aparência da Lua
Planeta Mercúrio
Saiba mais sobre o planeta Mercúrio e as suas principais peculiaridades e informações!
É injetado álcool puro na veia dos micos para que fiquem quietos.
Tráfico de animais
Tráfico de animais, o que é tráfico de animais, a captura dos animais silvestres, como os animais são transportados, o tráfico de animais no Brasil, perigos da criação de animais silvestres.
Rio em período de cheia.
Regime fluvial
A variação do nível das águas de um rio em determinados período do ano.
Visão noturna da Lua.
Lua
As características do satélite natural da Terra.
Formação de neblina na área de um curso d'água
Neblina
Saiba o que é a neblina e como esse fenômeno atmosférico ocorre. Entenda também em que ambientes os nevoeiros são mais comuns.
A erosão danifica os solos e prejudica as atividades nele realizadas
Erosão
O conceito de erosão e os seus principais tipos e características.
Localização da Fossa Oceânica mais Profunda
Fossa Oceânica
Fossa Oceânica, o que é fossa oceânica, as principais fossas oceânicas, a fossa oceânica mais profunda, a formação de fossas oceânicas, características das fossas oceânicas, moradores das fossas oceânicas.
Meteoro
Meteoro
Meteoro, O que é Meteoro, Quais são os tipos de Meteoro, Quais os fenômenos acontecidos pelos Meteoro, Como é um Meteoro, Quais são as causas.
A queda de um meteoro na Terra, com a velocidade de 72.000 km/h, teria sido a principal causa da extinção dos grandes répteis (dinossauros).
O fim dos dinossauros
As causas que teria motivado a extinção dos grandes répteis.