Whatsapp icon Whatsapp

A população do Nordeste

A população do Nordeste é a segunda maior do Brasil, no entanto, a densidade demográfica dessa região é baixa porque ocupa uma extensa faixa territorial.
Muitos nordestinos enfrentam grandes problemas sociais.
Muitos nordestinos enfrentam grandes problemas sociais.

De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010,  realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 190.755.799 habitantes, dos quais 53.081.950 são nordestinos. Esse número faz com que o Nordeste seja a segunda Região mais populosa do país, superada somente pelo Sudeste. Apesar da Região Nordeste possuir uma população absoluta elevada, o mesmo não acontece com a população relativa (cerca de 34,1 hab./km2), ou seja, a densidade demográfica é baixa (método que avalia a quantidade de habitante por km2 em um determinado território). Isso acontece pelo fato da Região ocupar uma extensa área territorial.

Outra característica ligada à população da Região é quanto à sua distribuição geográfica no território, que ocorre de maneira irregular. Há uma grande disparidade populacional na Região, enquanto existem áreas densamente povoadas, como a Zona da Mata e Agreste, em outras a densidade demográfica é muito baixa, como no Sertão e no Meio-Norte.

Pelo menos 40% da população se encontra na sub-região da Zona da Mata, isso é explicado pelo fato de ser a parte mais desenvolvida economicamente do Nordeste. É nela que estão as principais cidades, além das empresas dos setores primários, secundários e terciários que impulsionam a economia.

Muitos sertanejos migram para os principais centros urbanos localizados na sub-região, fugindo da seca, miséria e falta de perspectivas do Sertão. Na esperança de uma vida melhor vão para as grandes cidades nordestinas, como Salvador, Fortaleza, Recife e Natal, e, como não possuem recursos, buscam moradias em bairros desprovidos de infra-estrutura e marginalizados, agravando ainda mais os problemas sociais e urbanos. 

A desigualdade não acontece somente quanto à distribuição geográfica da população, mas também entre os próprios habitantes, enquanto a maioria da população sobrevive de maneira precária, existe uma estreita camada da elite nordestina que vive nos mais altos padrões de vida e consumo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Agreste
Saiba quais são as principais características geográficas do agreste. Veja detalhes da economia e da demografia dessa importante sub-região do Nordeste.
Globalização no Brasil
Aspectos ligados à Globalização no Brasil e às transformações na economia do país.
Sertão
Conheça a sub-região do Sertão nordestino, suas características principais e descubra os mitos e as verdades sobre a questão da seca.
video icon
Escrito"Título ou porcentagem em massa" sobre a imagem de uma balança com moedas de ouro ao lado do professor de Química.
Química
Título ou porcentagem em massa
Existem várias unidades de concentração, e o título em massa é uma delas. Ele expressa a quantidade de soluto em massa em relação à quantidade de solução também em massa.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.