Whatsapp icon Whatsapp

Sertão

Mapa de localização do Sertão nordestino
Mapa de localização do Sertão nordestino

O Sertão é uma sub-região do nordeste localizado entre o Agreste e o Meio Norte. É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas.

Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca. Os cursos d’água do sertão são, geralmente, formados por rios temporários (também chamados de intermitentes), com exceção do Rio São Francisco. A vegetação predominante é a Caatinga.

Apesar do clima seco e da ausência de cursos d’água em algumas regiões durante alguns períodos do ano, existem no sertão algumas áreas de terreno úmido, os chamados brejos. Graças a essa umidade, essas áreas se configuram como os principais campos destinados à agricultura na região, com cultivo predominante de milho, feijão e cana-de-açúcar.

O sertão é profundamente marcado pela questão da seca e da fome, o que costuma ser generalizado para todo o nordeste. Vende-se muito a imagem de que os grandes índices de miséria na região se devem à questão da seca. No entanto, é preciso desfazer alguns desses mitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Primeiramente, a seca não assola a maior parte da população do nordeste, uma vez que os grandes centros populacionais se encontram na região da Zona da Mata, mais próxima ao litoral e conhecida pela abundância das chuvas.

Em segundo lugar, a fome e a miséria frequentemente mostradas em reportagens e documentários estão associadas não ao clima seco, mas à concentração fundiária na região. Existe, inclusive, o jargão que diz que “o problema do Nordeste não é a seca, mas a cerca”, ou seja, poucas pessoas são donas da maior parte das terras e riquezas da região.

Outra expressão muito utilizada por analistas e estudiosos do sertão nordestino é a Indústria da Seca. Esse termo é empregado para designar a forma com que grandes latifundiários da região, bem como alguns políticos e empresários, utilizam-se da seca do nordeste para conseguir e desviar recursos públicos, adquirir empréstimos em condições especiais e garantir votos da população, sob a promessa de acabar com a fome e a miséria da região.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

A população da Região Norte
Conheça aspectos culturais e geográficos a respeito da população da região Norte.
Industrialização brasileira
Clique e veja como foi a industrialização brasileira. Entenda o desenvolvimento industrial do Brasil, as políticas públicas criadas e sua entrada na economia global.
Meio-Norte
Conheça as características gerais do Meio-Norte, sub-região do nordeste brasileiro.
Natalidade no Brasil
Natalidade no Brasil, Quando houve maior crescimento populacional no Brasil, A queda na Natalidade no Brasil, Os fatores da Natalidade no Brasil, As transformações ocorridas na Natalidade no Brasil.
População Atual do Brasil
Confira dados de 2010 sobre a população atual do Brasil.
Saneamento no Brasil
O Saneamento no Brasil não consegue acompanhar o ritmo acelerado da expansão urbana.
Serra Pelada
Clique aqui para saber onde fica Serra Pelada e conhecer a história do maior garimpo a céu aberto do mundo. Saiba como ela está atualmente.
Álcool, uma tecnologia brasileira
Álcool, uma tecnologia brasileira, ProÁlcool, O que é o ProÁlcool, Quando surgiu o projeto ProÁlcool, Qual foi a finalidade da criação do ProÁlcool, Os pontos positivos do ProÁlcool, Os pontos negativos do ProÁlcool.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!