Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Oceania
  5. População da Oceania

População da Oceania

Com cerca de 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes (a Antártida) possui o menor contingente populacional), correspondendo a apenas 0,5% da população mundial. O crescimento demográfico é de 1,3% ao ano e a maioria dos habitantes reside em áreas urbanas: 70%.

Em países como Austrália e Nova Zelândia predominam os habitantes descendentes de europeus, sobretudo de britânicos. A população nativa, representada pelos aborígenes australianos e os maoris neozelandeses, foi praticamente dizimada. Nos outros países, ainda existe um grande número de nativos.

A Oceania é formada por 14 países, que ocupam uma área de 8.526.462 quilômetros quadrados. A densidade demográfica, obtida por meio da divisão da população total pela área, é de aproximadamente 4,3 habitantes por quilômetro quadrado, portanto, o continente é pouco povoado.

Além de ser pouco populosa e pouco povoada, outra característica da Oceania é a diferença no número de habitantes entre os países. A Austrália, por exemplo, abriga mais de 60% da população continental, com 25.511.888 habitantes. Por outro lado, Nauru, nação menos populosa da Oceania, possui apenas 9.976 habitantes.

Papua Nova Guiné e Nova Zelândia são outros países populosos do continente, com 6,8 milhões e 4,3 milhões de habitantes, respectivamente. Se somarmos a população dos outros 11 países, teremos um número inferior a 2,3 milhões de habitantes.

Outro contraste detectado na população da Oceania é com relação ao nível de desenvolvimento socioeconômico. Austrália e Nova Zelândia desfrutam de elevado padrão, fato constatado nos altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dessas nações, sendo que a Austrália ocupa o segundo lugar no ranking mundial; e a Nova Zelândia, a terceira posição. Já os outros países, com exceção de Tonga, detêm médio ou baixo IDH.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Aborígenes, população nativa da Austrália
Aborígenes, população nativa da Austrália
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
A população mundial ultrapassou os sete bilhões de habitantes
População Mundial
Conheça alguns aspectos principais da população mundial, como a distribuição, os países mais populosos e outros fatores.
Alguns dos líderes da América Latina
A Economia Latino Americana
A Economia Latino Americana, O que é a Economia Latino Americana, Como é a Economia Latino Americana, Como desenvolveu a Economia Latino Americana, Quais as heranças Economia Latino Americana, A Economia Latino Americana e os fatores históricos.
Pessoas que habitam o Ártico.
A população do Ártico
A população do Ártico, A composição étnica da população do Ártico, Quantos povos formam a população do Ártico, O modo de vida de grupos étnicos do Ártico.
O gráfico mostra a participação do Oriente Médio na produção de petróleo em escala mundial.
A produção de petróleo no Oriente Médio
A maior atividade econômica da maioria dos países do Oriente Médio.
Um elevado número de pessoas que vivem na África enfrenta sérios problemas ligados à falta de água.
Escassez de água na África
Além de problemas socioeconômicos, o continente enfrenta a falta de água.
Sidney, capital australiana. Principal centro comercial da Oceania
Economia da Oceania
As principais características da economia da Oceania, com informações sobre as principais atividades produtivas e os principais países.
Mapa da Europa ocidental e oriental
A organização do espaço geográfico europeu
A organização do espaço geográfico europeu, O que é a organização do espaço geográfico europeu, A indústria na Europa desenvolvida, Indústria e recursos energéticos, Indústria, energia e questão ambiental, Indústria e urbanização na Europa desenvolvida, A rede urbana da Europa, O espaço agrário na Europa desenvolvida.