Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Água: agente modelador do relevo

Água: agente modelador do relevo

A superfície terrestre não é retilínea, pelo contrário, há uma enorme irregularidade ao longo da mesma. As irregularidades da superfície terrestre constituem os relevos, que são formados a partir de fatores internos (tectonismo e vulcanismo) e externos (vento, gelo, homem e água).

O relevo é modelado externamente através de processos erosivos. Dentre os agentes externos, o que mais se destaca na formação do relevo são as forças das águas. Isso acontece porque a água da chuva produz enxurradas e deslizamentos de terra em encostas.

O deslizamento de terra acontece em razão da quantidade elevada de chuva. Com a incidência desse fenômeno climático, o solo absorve uma enorme quantidade de água e fica saturado, de forma que não se sustenta compacto. Deste modo, o solo se fragmenta e provoca o deslizamento de terra, que ocorre em áreas de relevo acidentado.

A chuva também pode formar grandes erosões no solo, especialmente em locais onde a cobertura vegetal original foi retirada. Assim, o solo fica descoberto e propício ao surgimento de erosões. Toda mudança no relevo em resultado da força da água da chuva recebe o nome de erosão pluvial.

Existem também processos erosivos provenientes das águas de rios, chamados de erosão fluvial. Nesse caso, o relevo sofre modificações em sua configuração em razão do desgaste que o deslocamento das águas dos rios produz ao longo de milhares de anos. Isso ocorre com mais eficiência em rios de regiões de planaltos, assim, a velocidade é maior, favorecendo um eficiente desgaste do relevo. Os rios de planícies depositam sedimentos em suas margens ou foz.

Existe ainda a influência das águas marinhas. No litoral, o mar lentamente modela o relevo da área costeira, como por exemplo, as falésias (enormes paredões litorâneos abruptos). Nesse tipo de influência das águas, o processo recebe o nome de erosão marinha.

  As falésias são exemplos de relevos modelados por meio da força das águas.
As falésias são exemplos de relevos modelados por meio da força das águas.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
A erosão danifica os solos e prejudica as atividades nele realizadas
Erosão
O conceito de erosão e os seus principais tipos e características.
Os movimentos de massa podem causar transtornos
Movimentos de massa
Compreenda a dinâmica dos movimentos de massa e entenda a lógica dos deslizamentos e outros tipos de deslocamentos de terra.
Acúmulo de sal na costa do Mar Morto
Por que o mar é salgado?
Afinal, por que o mar é salgado? Confira a resposta para essa pergunta e mais algumas curiosidades a respeito das águas oceânicas!
Os agentes externos modificam e ajudam a esculpir as paisagens e suas formas
Agentes exógenos do relevo
Entenda o que é e quais são os agentes exógenos do relevo, também conhecidos como agentes erosivos ou intempéricos.
As áreas montanhosas são formadas, na maioria dos casos, por agentes endógenos do relevo
Agentes endógenos do relevo
Entenda quais são e como se comportam os principais agentes endógenos do relevo terrestre, responsáveis pela sua transformação e modelagem.
O desmatamento é um processo de elevado impacto ambiental
Desmatamento
O desmatamento é um problema que atinge várias áreas naturais do planeta. Compreenda melhor essa ocorrência e os seus efeitos sobre o meio ambiente.
Nas bacias sedimentares, as rochas organizam-se em camadas
Bacias Sedimentares
O conceito, a formação, as características e a importância das bacias sedimentares.