Desmatamento

O problema do desmatamento pode causar interferências negativas sobre o clima, os recursos hídricos, os solos e, principalmente, sobre os seres vivos.

O desmatamento consiste no processo contínuo de remoção da vegetação superficial de uma determinada área, sendo, por vezes, chamado de desflorestamento. Uma retirada aleatória e esporádica de uma árvore no meio de uma vasta floresta não pode ser considerada desmatamento, pois, nesse caso, a floresta continua existindo e mantém-se em equilíbrio. O grande problema é quando uma área considerável é removida.

Considera-se, atualmente, o desmatamento como um dos principais impactos ambientais gerados pelas atividades humanas, pois interfere no equilíbrio natural da natureza, trazendo impactos para a atmosfera, biosfera, litosfera e hidrosfera. Remover a vegetação, mais do que simplesmente derrubar árvores, é diminuir ou extinguir o habitat de diferentes espécies, desproteger o solo e também gerar impactos sobre os cursos d'água.

Apesar de boa parte dos países já ter passado por avançados processos de desflorestamento, o problema continua expandindo-se em todo o mundo. Dados da ONU revelam que a perda de áreas florestais do mundo por ano passou de 4,1 milhões de hectares em 1991 para 6,4 milhões em 2005. O Brasil, embora tenha conseguido diminuir o seu nível de desmatamento nos últimos tempos, ainda é um dos líderes mundiais, com milhares de quilômetros de áreas verdes perdidas a cada ano.

Dentre as consequências do desmatamento, podemos citar:

a) a exposição do solo aos agentes intempéricos, o que eleva os casos de erosão e, em regiões de clima árido e semiárido, até a intensificação do processo de desertificação;

Com o desmatamento, determinadas localidades podem desertificar-se
Com o desmatamento, determinadas localidades podem desertificar-se

b) extinção de espécies, sobretudo as chamadas endêmicas, que se restringem a uma área espacialmente limitada. Para essas espécies, as florestas são habitat e fonte de alimento, de forma que a sua retirada descontrolada pode gerar um grande prejuízo ambiental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A extinção de muitas espécies está relacionada com o desmatamento
A extinção de muitas espécies está relacionada com o desmatamento

c) alteração ou até extinção de cursos d'água, que dependem das florestas para o controle do assoreamento de seus leitos e também para a manutenção de suas margens, evitando ou diminuindo os casos de erosão fluvial. Sem as florestas, muitas nascentes deixam de existir e muitos rios ficam comprometidos.

A ausência das florestas pode intensificar a erosão da margem dos rios
A ausência das florestas pode intensificar a erosão da margem dos rios

d) problemas climáticos, haja vista que muitas florestas emitem uma grande quantidade de umidade para a atmosfera, de forma que a sua retirada acarreta menores quantidades de chuva e interferência nas médias de temperatura em várias outras regiões que costumam receber essa umidade. Há indícios de que o aumento do desmatamento seja um dos principais fatores responsáveis pelo Aquecimento Global.

Por esse motivo, é importante intensificar as políticas de combate e controle do desmatamento, criminalizando mais enfaticamente o processo de retirada ilegal de madeira, ampliando a fiscalização e melhorando os sistemas de vigilância. Além disso, o reaproveitamento de produtos feitos de madeira ou a substituição dessa matéria-prima por outros tipos, reduzindo o consumo, também são formas de solucionar esse problema.

O desmatamento é um processo de elevado impacto ambiental
O desmatamento é um processo de elevado impacto ambiental
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(Unifap) Leia o texto abaixo:

“Os desmatamentos para a criação de grandes latifúndios agropecuários substituiu a floresta por pastagens e empobreceu grandes extensões de solo. Projetos como o Grande Carajás e Jarí, a exploração mineral e hidrelétrica são fontes de grandes impactos ambientais de âmbito regional” (Adaptado de ROSS, 1995)

De acordo com texto e com os seus conhecimentos, associe a coluna superior com a inferior, indicando as consequências para a destruição provocada pelos grandes projetos implantados na Amazônia.

I – Degradação da Biodiversidade

II – Destruição do solo

III – Mudanças Climáticas

IV – Estresse e doenças

( ) A retirada da floresta rompe com o sistema natural de ciclagem dos nutrientes, ficando desprotegido da ação da erosão da chuva e tornando-se improdutivo.

( ) O desmatamento elimina de um só vez grande contingente de espécies ainda desconhecidas pela ciência e homogeneíza o ecossistema quando se implanta a monocultura.

( ) As monoculturas implantadas na Amazônia são mais sensíveis ao ataque de pragas e parasitas, que são combatidas com agrotóxicos, os quais destroem, por sua vez, a diversidade dos ecossistemas.

( ) As florestas são responsáveis pela umidade local. Sua destruição elimina essa fonte injetora de vapor d’água na atmosfera e, ao mesmo tempo, diminui a captura do CO2 atmosférico.

A associação correta, pela ordem, é:

a) I, II III e IV

b) II, IV, I e III

c) IV, II, III e I

d) III, I, II e IV

e) II, I, IV e III

Questão 2

(Faculdade Trevisan/Adaptada) O desmatamento pode trazer diversas consequências para a sociedade e ambiente, EXCETO:

a) Aumento do processo de erosão dos solos.

b) Modificações climáticas com elevação da temperatura.

c) Provocar a desertificação em extensas áreas.

d) Diminuição do processo de erosão dos solos.

Mais Questões
Assuntos relacionados
No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore.
21 de setembro – Dia da Árvore
Entenda a importância do Dia da Árvore e por que essa data foi escolhida clicando aqui. Neste texto abordaremos ainda a importância das espécies arbóreas tanto ecológica quanto economicamente. Citaremos também as consequências da retirada de nossas árvores.
A Mata Atlântica é um bioma riquíssimo em biodiversidade.
Mata Atlântica
Conheça mais detalhes sobre a Mata Atlântica: onde está localizado esse rico bioma, qual é o percentual de Mata Atlântica remanescente após intenso desmatamento, a riqueza de sua biodiversidade, características gerais (clima, composição vegetal, espécies endêmicas etc.) e causas de sua degradação.
Imagem de um vulcão em erupção.
Vulcanismo na formação do relevo
Fenômeno emite lava contida no interior da Terra para a superfície.
  As falésias são exemplos de relevos modelados por meio da força das águas.
Água: agente modelador do relevo
A influência das águas na superfície terrestre.
Ação antrópica no meio ambiente: impactos positivos e negativos.
Ação antrópica
Saiba mais sobre o que é ação antrópica e quais são seus efeitos no meio ambiente. O texto a seguir irá ajudá-lo na compreensão do impacto (positivo ou negativo) causado pelas alterações provocadas pelo homem no meio ambiente. Saiba também quais são as ações antrópicas que podem favorecer a preservação do meio ambiente.
A plantação de soja é um dos principais exemplos de monocultura no Brasil.
Monocultura
Entenda mais a respeito da monocultura, uma prática de cultivo agrícola de um único produto realizada, normalmente, em latifúndios. Saiba como é desenvolvida essa prática agrícola, suas consequências para o solo e para o meio ambiente, suas principais vantagens e desvantagens, além dos problemas associados a esse plantio.
22 de abril – Dia da Terra
Você sabe como surgiu o Dia da Terra? Descubra por que essa data foi criada e conheça alguns problemas ambientais enfrentados na atualidade clicando aqui!
A erosão danifica os solos e prejudica as atividades nele realizadas
Erosão
O conceito de erosão e os seus principais tipos e características.
O aquecimento global, em algumas previsões, pode provocar graves problemas socioambientais
Aquecimento Global
Entenda a definição de aquecimento global, quais são as suas causas e consequências, bem como as principais críticas que esse modelo recebe.
Planície do Pampa, localizada entre Brasil e Argentina
Planícies
Aprenda mais sobre a forma de relevo conhecida como planície, que é encontrada não só em território brasileiro, mas também em todo o mundo. Este texto abordará a definição de planície, os processos que a originaram e suas particularidades. Venha conhecer também a maior planície alagável do mundo.
O planeta Mercúrio assemelha-se com a aparência da Lua
Planeta Mercúrio
Saiba mais sobre o planeta Mercúrio e as suas principais peculiaridades e informações!
Vasta área coberta pela vegetação do tipo taiga.
Taiga
A taiga é uma vegetação constituída basicamente por pinheiros. Confira aqui onde ela pode ser encontrada!
Desmatamento no Brasil
Desenvolvimento econômico praticado de forma insustentável.
Amazônia - devastação do maior bioma do Brasil
A ocupação da Amazônia
O processo histórico de ocupação e devastação da Amazônia.
Aspecto de uma área desertificada
Desertificação
As causas e consequências do fenômeno responsável pela perda da capacidade produtiva do solo.
Nas bacias sedimentares, as rochas organizam-se em camadas
Bacias Sedimentares
O conceito, a formação, as características e a importância das bacias sedimentares.