Whatsapp icon Whatsapp

Biogás

A viabilidade do biogás
A viabilidade do biogás

É o gás gerado a partir da decomposição de matéria orgânica pela ação de bactérias como, por exemplo, lixo, palha, esterco, etc. Durante a decomposição desse material, os microrganismos fazem a retirada das substâncias necessárias para sua sobrevivência, contudo nesse processo eles liberam na atmosfera gases e calor. O biodigestor é o aparelho utilizado para aproveitar o biogás. Essa fonte de energia está ganhando cada vez mais espaço, pois com a criação dos créditos de carbono, os países industrializados pagam para os países subdesenvolvidos diminuírem sua poluição. Dessa forma os países que utilizam os biodigestores acabam incrementando sua economia ao mesmo tempo em que não agridem o meio ambiente.

O Brasil é um dos países que tem grande potencialidade para a instalação de biodigestores e o aproveitamento da energia gerada por eles. Para isso, estão sendo realizados inúmeros estudos relacionados à viabilidade técnica e econômica do biogás, em especial na cidade de São Paulo, mas os resultados demonstram que o aproveitamento do lixo urbano visando ao abastecimento de gás doméstico para a população desse tipo de fonte aparentemente é mais adequado para o uso descentralizado, em pequena escala, e não nos grandes centros urbanos.
O biogás pode ser utilizado no funcionamento de geradores, motores, geladeira, aquecedor de água, lançador de chamas e na substituição do gás liquefeito na cozinha.

Produção

Um metro cúbico de gás pode ser produzido com as seguintes substâncias;

• 25 kg de esterco de vaca fresco;
• 5 kg de esterco de galinha fresco;
• 20 kg de lixo;
• 12 kg de esterco de porco fresco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eliene

Artigos Relacionados

O biodisel ganha força no mercado internacional
Biodiesel
Biodisel, como é a produção de Biodisel, a utilização do Biodisel, o Biodisel como uma fonte de energia renovável.
A bioenergia é produzida por meio da biomassa, composta de matéria orgânica, como resíduos de madeira.
Bioenergia
Aprenda mais sobre a bioenergia, um tipo de fonte alternativa energética obtida por meio do uso da biomassa, cujas fontes são provenientes de matérias-primas renováveis. Saiba quais são essas fontes e como a bioenergia é usada no Brasil e no mundo. Descubra também como essa fonte pode favorecer a sustentabilidade.
A utilização mundial do carvão mineral
Carvão Mineral
Carvão Mineral, a utilização do carvão mineral como fonte de energia, como obtido o Carvão Mineral, a composição do Carvão Mineral.
Placas coletoras de luz solar.
Energia Solar
Energia Solar, O que é Energia Solar, Como funciona a Energia Solar, As vantagens da Energia Solar, Os lugares no mundo que mais usam Energia Solar, As desvantagens da Energia Solar.
Energia eólica é uma fonte alternativa
Fontes de Energia
Clique e veja o que são fontes de energia, quais são elas, e o que é energia renovável e energia não renovável. Entenda as vantagens e desvantagens do seu uso.
Usina hidrelétrica de Itaipu.
Hidrelétrica
Hidrelétrica, como funcionam as hidrelétricas, como as hidrelétricas produzem energia, hidrelétricas no Brasil, Itaipu, potencial hídrico brasileiro, energia hidrelétrica no mundo, impactos ambientais das usinas hidrelétricas.
video icon
Química
Funções orgânicas: Fenóis
Os fenóis são compostos orgânicos oxigenados caracterizados por possuírem uma hidroxila ligada a um anel aromático (benzeno). Em nosso cotidiano, você já deve ter se deparado com algum composto fenólico, como a creolina.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."