Whatsapp icon Whatsapp

Carvão Mineral

A utilização mundial do carvão mineral
A utilização mundial do carvão mineral

É um combustível fóssil formado por raízes, troncos, folhas e galhos de árvores, que têm aproximadamente 250 milhões de anos, das regiões sedimentares. Há diferentes tipos de carvão, uns de melhor qualidade como fonte de energia (possuem maior porcentagem de carbono) e outros de poder calorífero inferior. A principal base para a industrialização do mundo foi o carvão mineral, pois os países pioneiros de industrialização, como o Reino Unido, a Alemanha, os Estados Unidos e a França, possuem boas reservas carboníferas.
Com o desenvolvimento da indústria automobilística no século XX, pouco a pouco o carvão foi cedendo lugar ao petróleo como grande fonte de energia mundial.

Em 1880, cerca de 97% da energia consumida no mundo era proveniente do carvão, mas, em 1970, somente 12% desse total provinha desse recurso natural. Após a crise do petróleo, em 1973, a elevação dos preços do óleo fez com que o carvão fosse novamente valorizado, ao menos em parte, e seu consumo voltou a subir um pouco, representando aproximadamente 23% da energia total consumida no mundo, em 2004.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hoje o carvão mineral é bastante usado para produzir energia elétrica em usinas termelétricas e como matéria-prima para fabricar aço nas siderúrgicas. Os grandes produtores mundiais desse recurso são os Estados Unidos, China, Cazaquistão, Rússia, Polônia, Índia, Alemanha, Austrália e África do Sul. Calcula-se que essas reservas carboníferas são suficientes para gerar energia para cerca de 100 anos de consumo. Mas existem os pontos negativos desse recurso, a começar pela sua extração, que causa sérios impactos ambientais, a poluição causada por sua queima que colabora com o aquecimento global.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

A viabilidade do biogás
Biogás
Biogás, como é produzido o Biogás, a distribuição do Biogás, o Brasil como líder na produção do Biogás, as vantagens do Biogás.
Podemos encontrar dois tipos de carvão formados por processos diferentes: o carvão mineral e o carvão vegetal
Diferença entre carvão mineral e carvão vegetal
Descubra quais são as diferenças entre o carvão vegetal e o mineral, como são formados e para que são utilizados. Veja também a produção deles no Brasil.
Marés, uma grande fonte de energia
Energia das Marés
A obtenção de energia através do desnível do mar.
As usinas hidrelétricas são estruturas que utilizam a água como recurso para a geração de energia.
Energia hidrelétrica
Saiba mais sobre a energia hidrelétrica. Conheça as principais vantagens e desvantagens da instalação e do funcionamento das hidrelétricas.
Energia eólica é uma fonte alternativa
Fontes de Energia
Clique e veja o que são fontes de energia, quais são elas, e o que é energia renovável e energia não renovável. Entenda as vantagens e desvantagens do seu uso.
O petróleo é um líquido escuro e viscoso que possui muitos usos na sociedade.
Petróleo
Leia sobre a origem do petróleo e os seus principais derivados. Saiba mais também sobre os impactos ambientais provocados pela produção petrolífera.
video icon
Biologia
Quimiossíntese
Alguns organismos, principalmente bactérias, produzem energia a fim de produzir compostos orgânicos via processo de oxidação chamado de quimiossíntese, que não necessita de luz e oxida substâncias inorgânicas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.