Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Fontes de Energia

Fontes de Energia

O ser humano sempre utilizou fontes de energia para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. Essas substâncias, por meio de um processo de transformação, proporcionam energia para que o homem possa cozinhar seu alimento, aquecer seu ambiente, produzir combustíveis, entre outras atividades.

Porém, foi com o advento do modelo econômico capitalista, baseado num intenso processo de produção e consumo, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário, pois o setor industrial é altamente dependente de energia para o funcionamento das máquinas, em especial das fontes de origem fóssil (petróleo, gás natural e carvão mineral).

As fontes energéticas são classificadas em renováveis e não renováveis. As primeiras, mais utilizadas pelas indústrias, são representadas pelo petróleo, gás natural, carvão mineral e energia nuclear. Essas fontes são extremamente poluidoras e irão exaurir-se da natureza: conforme a Agência Internacional de Energia (AIE), caso não se reduza a média de consumo registrada nas últimas décadas, as reservas mundiais de petróleo e gás natural deverão se esgotar em 100 anos e as de carvão, em 200 anos.

Visando reverter esse quadro para reduzir a dependência da utilização das fontes não renováveis, vários estudos desenvolveram energias “limpas” e renováveis, ou seja, que jamais se esgotarão na natureza. Entre as principais estão a hidrelétrica (energia liberada por uma queda-d’água), eólica (obtida através dos ventos), solar (captada pelo aquecimento de placas específicas), biomassa (material orgânico), energia das marés (fornecida através da instalação de uma estação que aproveita a energia das correntes marítimas), etc.

O tema em questão é muito importante nas discussões sobre a matriz energética global. Sendo assim, disponibilizamos artigos sobre as mais variadas fontes energéticas, contendo a classificação, forma de obtenção, utilização, vantagens, desvantagens, impactos ao meio ambiente, entre outras características.

Conheça nossa subseção!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Parque eólico: obtenção de energia através da força dos ventos
Parque eólico: obtenção de energia através da força dos ventos
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

Apesar de um relativo declínio nas últimas décadas, esse recurso natural continua sendo a mais importante fonte de energia da atualidade. Trata-se de uma fonte não renovável e que atua na produção de eletricidade, combustíveis e na constituição de matérias-primas para inúmeros produtos, como a borracha sintética e o plástico.

A descrição acima refere-se:

a) ao gás natural

b) ao xisto betuminoso

c) à água

d) ao petróleo

e) ao carvão mineral

Questão 2

Enumere a segunda coluna a partir da primeira, classificando corretamente as diferentes fontes de energia existentes.

Coluna 01

(1) Fontes renováveis

(2) Fontes não renováveis

_________________________________

Coluna 02

( ) Energia do Carvão

( ) Energia Eólica

( ) Energia Solar

( ) Energia do Petróleo

( ) Energia Geotérmica

( ) Energia Atômica

( ) Energia das Ondas das Marés

Mais Questões

Artigos de "Fontes de Energia"