Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil
  4. Brasil, um país emergente

Brasil, um país emergente

O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. Esse processo promove a apresentação, no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que têm como principal finalidade a busca incessante de lucros. Dessa forma, o conjunto de atividades econômicas influencia diretamente na configuração da economia nacional.

A sociedade brasileira, como a maioria dos outros países capitalistas, é dividida em dois grupos distintos. De um lado, a burguesia, conjunto de pessoas que detêm os meios de produção (indústrias, empresas, fazendas, bancos etc.) e que acumulam capitais a partir dos lucros arrecadados em suas propriedades produtivas. Do outro lado fica a classe trabalhadora ou proletária, pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de salário.

O Brasil, apesar de ser um país industrializado e capitalista, não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica. No entanto, o país pode ser classificado como semiperiferia.

Essas características são provenientes do alto grau de dependência tecnológica e econômica, fragilidade comercial em relação às grandes potências, dívida externa, grande quantidade de empresas multinacionais, restrita elaboração de novas tecnologias e grande reprodução de técnicas e tecnologias criadas em países centrais e uma enorme disparidade social.

O Brasil apresenta economia dependente, apesar disso possui um alto índice de industrialização, com economia diversificada. Isso significa que a produção não se limita à produção agropecuária e à extração de minérios, existe também um complexo e completo parque industrial que produz aviões, automóveis, softwares e muito outros equipamentos modernos.

O Brasil não faz parte do grupo de países com pequenas economias e industrialização modesta, no qual se integram Uganda, Costa do Marfim, Paquistão, Bangladesh, Etiópia, Niger, Mali, Zaire, Bolívia, Haiti, entre outros. Já países como Argentina, México, África do Sul, Tigres asiáticos, Coreia do Sul, Taiwam, Malásia, Hong Kong, Indonésia, Índia e especialmente a China, são prováveis potências mundiais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Economias emergentes no Mundo
Economias emergentes no Mundo
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
As favelas estão presentes em diversas cidades brasileiras.
Problemas relacionados à moradia no Brasil
As condições da habitação no país.
A concentração populacional nas grandes cidades do Brasil
Cidades Mais Populosas do Brasil
As cidades brasileiras que apresentam maiores concentrações populacionais.
Símbolo com as bandeiras dos países integrantes do BRICS
Geopolítica dos BRICS
Algumas considerações sobre a Geopolítica dos BRICS e a ameaça que esse grupo poderá representar às potências internacionais nos próximos anos.
A importância do Brasil no contexto mundial
Brasil na Nova Ordem Mundial
Alguns aspectos referentes à atuação do Brasil na Nova Ordem Mundial.
O PIB do Brasil vem crescendo lentamente nos últimos anos
PIB do Brasil
O valor atual e as taxas de crescimento do PIB do Brasil ao longo dos últimos anos.
Países emergentes possuem ampla mão de obra e mercado consumidor, a exemplo da China
Países emergentes
Você já ouviu falar em países emergentes? Sabe o que isso significa e quais são esses países? Clique e tire suas dúvidas sobre o tema!
A classe pobre tende a ter mais filhos
A Quantidade de Filhos no Brasil
A Quantidade de Filhos no Brasil, O que levam as famílias ter uma grande Quantidade de Filhos no Brasil, A Quantidade de Filhos no Brasil provocam vários problemas, A Quantidade de Filhos no Brasil e questões sociais.
Registro da ocorrência de enchentes no espaço urbano
Enchentes
O problema das enchentes e inundações no espaço urbano, bem como as suas causas e formas de combate.