Whatsapp icon Whatsapp

Campos

No Brasil existem diversas “manchas” de formação campestre, com destaque para os campos meridionais, campos da Hileia e campos de altitude.
Área de campo no Rio Grande do Sul.
Área de campo no Rio Grande do Sul.

O Brasil abriga, ao longo de seu território, grande variedade de formação vegetal, algumas abrangem grandes áreas, outras são restritas a pequenas porções do espaço. Um tipo de vegetação que ocorre em pequenas áreas do Brasil são os campos.

Os campos são vegetações encontradas em áreas dispersas no território brasileiro, são composições herbáceas, exibe aspectos diversos e podem ser encontrados em restritas extensões. A particularidade desse tipo de cobertura vegetal é o fato de seu aparecimento descontínuo ao longo da superfície nacional.

Essa formação vegetal ocorre, em geral, em regiões de relevo plano ou então em áreas de climas frios e secos. Os campos constituídos basicamente por gramíneas são considerados de campos limpos. Quando as gramíneas estão misturadas a arbustos de pequeno porte, chamam-se campos sujos. No Brasil existem diversas “manchas” de formação campestre, com destaque para: campos meridionais, campos da Hileia e campos de altitude.

Campos meridionais:
são encontrados, especialmente, no Rio Grande do Sul (Campanha Gaúcha) e no Mato Grosso do Sul (Campos de Vacaria). Nessas áreas a principal atividade econômica desenvolvida é a pecuária.

Campos Hileia: formação campestre identificada, fundamentalmente, em áreas sujeitas a inundações, como o litoral do Amapá, Ilha de Marajó e o Golfão Maranhense.

Campos de altitude: vegetação composta por herbáceas encontradas acima de 100 metros de altitude, é encontrada na Serra da Mantiqueira (Sudeste) e na região serrana de Roraima, lugar chamado de campinaranas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

As Grandes Bacias do Brasil
As grandes bacias do Brasil, quais são as maiores bacias brasileiras, a sua influência, bacia Amazônica, Bacia do Tocantins, Bacia do São Francisco, Bacia Platina.
Biocombustíveis no Brasil
Conheça a dinâmica e as características da utilização dos biocombustíveis no Brasil.
Características naturais do nordeste
Características naturais do nordeste, Características naturais do nordeste em relação à divisão da região, Características naturais do nordeste em relação ao clima, Características naturais do nordeste em relação à vegetação, Características naturais do nordeste em relação ao relevo.
Hidrografia do Brasil
Hidrografia do Brasil, quais são as principais hidrografias do Brasil, Bacia Amazônia, Bacia do Tocantins, Bacia do São Francisco, Bacia Platina, quais são as influências das bacias hidrográficas.
Massas de Ar no Brasil
Conheça as massas de ar que atuam no Brasil e descubra como elas determinam as características do verão e do inverno no país!
Os subsistemas do Sistema Biogeográfico dos Cerrados
Os subsistemas do Sistema Biogeográfico dos Cerrados , Subsistema de Matas, Subsistema de Mata Ciliares, Subsistema de Veredas e Ambientes Alagadiços.
Pantanal Mato-Grossense
O bioma considerado como uma das maiores planícies alagáveis do mundo.
Terremotos no Brasil
Terremotos no Brasil, O que são terremotos, Qual é a origem dos terremotos, Quais os tipos de terremotos, A possibilidade de ocorrer terremotos no Brasil, As pesquisas sobre terremotos no Brasil.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.