Campos (bioma)
Os Campos são um bioma presente em áreas de média latitude do planeta Terra, muito comuns na América do Norte, na Europa, no Oriente Médio e em trechos da América do Sul, inclusive, no sul do Brasil. Esse bioma tem como característica principal a vegetação formada por diferentes espécies de gramíneas, além da presença esparsa de arbustivas. O clima em que eles se desenvolvem é o temperado e também subtropical, além de estarem presentes em áreas de relevo plano com solo pouco desenvolvido, de textura arenosa. No território brasileiro, equivale ao Pampa, no Rio Grande do Sul.
Leia também: Pampa — por que esse bioma sofre tanta degradação?
Resumo sobre os campos
- Campos são um bioma de médias latitudes do planeta Terra.
- Desenvolvem-se sobre solos rasos e de textura arenosa ou siltosa.
- O clima dos Campos é o temperado continental ou subtropical.
- A hidrografia dos Campos é marcada por rios perenes que abastecem esse bioma, especialmente em áreas de clima com maior disponibilidade hídrica.
- Sua vegetação é formada predominantemente por gramíneas, além de espécies arbustivas.
- A fauna dos Campos tem muitos animais de pequeno porte, como roedores e pássaros.
- O relevo das áreas em que estão presentes é plano ou suavemente ondulado.
- Localizam-se em áreas como América do Norte, parte da América do Sul, leste da Europa, Oriente Médio, leste da Ásia e Oceania.
- O bioma equivalente aos Campos no Brasil é o Pampa, no Rio Grande do Sul.
O que são os campos?
Os Campos são um tipo de bioma que se desenvolve nas regiões de média latitude do planeta Terra, sendo muito comuns em áreas de transição entre uma localidade úmida e a outra, seca ou com clima alternadamente seco e úmido. Os Campos são facilmente identificados pelo seu aspecto visual, já que são formados por extensas áreas planas ou suavemente onduladas recobertas por gramíneas, não existindo árvores lenhosas ou de maior porte.
Quais as características dos campos?
-
Solo dos Campos
Não existe um padrão definido de solo no qual o bioma Campos se desenvolve. Isso acontece porque, como veremos adiante, sua vegetação pode se instalar em áreas com climas muito diversificados, especialmente no que diz respeito à temperatura. Então, a intensidade e o tipo de intemperismo são variáveis, dependendo, ainda, do tipo de rocha que origina esse substrato.
Há Campos que se sustentam sobre solos arenosos e rasos, mas com alta fertilidade química, como acontece no sul do Brasil. Em contrapartida, em regiões quentes, os Campos ocorrem sobre solos profundos e de textura siltosa (mais fina do que arenosa), mas com baixa fertilidade química. Mais uma vez, esse aspecto depende diretamente do clima e da geologia locais.
-
Clima dos Campos
Os Campos estão presentes, predominantemente, em áreas de clima temperado continental e subtropical. Típicas das zonas temperadas do planeta Terra, essas ocorrências têm em comum a boa definição das quatro estações do ano. A amplitude térmica anual desses climas é elevada, apresentando verões quentes, com temperaturas atingindo 30º C, e invernos muito frios em que os termômetros podem chegar próximo de 0º C. O período mais frio é ainda mais rigoroso em áreas de clima temperado continental, que está distante da influência de massas de ar úmidas que auxiliam melhor no controle das temperaturas.
A umidade, aliás, é o elemento que determina a diferença entre os climas dos Campos no mundo. Aqueles localizados no clima subtropical, como os Pampas, são marcados por um volume de chuvas elevado e bem distribuído durante o ano, com pluviosidade anual de 1.200 mm. Nos climas continentais, ao contrário, as chuvas são menos presentes, registrando volumes que variam entre 500 e 1.000 mm ao ano.
-
Hidrografia dos Campos
Visto que os Campos se desenvolvem em áreas com pluviosidades distintas, a sua hidrografia também não é homogênea. Um aspecto que pode ser apontado como comum a eles, no entanto, é o fato de serem atravessados por cursos d’água meandrantes, que apresentam curvas, uma vez que esse tipo de morfologia é típico de áreas com relevo de planície.
Os Campos costumam ser atravessados por rios perenes, mesmo que seu regime hídrico seja abaixo da média, já que os cursos d’água que abastecem esse bioma também passam por outros tipos de unidade onde a disponibilidade hídrica é maior. Um exemplo é o do rio Little Missouri, nos Estados Unidos, que nasce em uma região montanhosa onde a precipitação supera 1.000 mm anuais, mas atravessa muitos trechos de clima continental. Outro importante rio que banha uma área formada por Campos é o rio Reno, na Europa.
-
Vegetação dos Campos
A vegetação dos Campos é bastante homogênea em todas as partes do mundo em que esse bioma é observado. Ela é formada por diferentes espécies de gramíneas, com algumas ocorrências esparsas de arbustivas e árvores de pequeno e médio porte. Devido a isso, eles apresentam um aspecto visual que é muito característico, variando apenas com relação à coloração, que depende de fatores como a umidade e a estação do ano, e altura da vegetação, o que está relacionado com a espécie de gramínea predominante.
Em função das particularidades de cada área, as espécies de gramíneas identificadas nos Campos podem ser muito distintas. Nos Estados Unidos, por exemplo, temos a grama-azul e a big bluestem como nativas, enquanto o capim-forquilha (ou grama-forquilha) é comum na região Sul do Brasil.
-
Fauna dos Campos
Por conta da limitação dos ecossistemas observados nos Campos, a biodiversidade nesse bioma é menor quando comparada a outras unidades naturais. Entretanto, há uma ampla variedade de espécies de animais que habita nos Campos de todo o mundo, com grande diferenciação de acordo com a área considerada. Os animais de pequeno porte, como os pequenos roedores, são mais comuns nos ambientes campestres, ao lado de répteis, aves e insetos.
Isso não significa que espécies de maior porte não existam, mas, sim, que elas são menos numerosas. A seguir, conheça alguns animais da fauna dos campos:
|
bisão |
preá |
coruja |
|
lagarto |
tico-tico-gafanhoto |
toupeira |
|
tatu |
cobra |
cotovia ocidental |
|
cão-selvagem |
tartaruga-leopardo |
gafanhoto |
-
Relevo dos Campos
O relevo dos Campos é formado por planícies, que são formas planas ou suavemente onduladas sem nenhum tipo de acidente ou mudança brusca na paisagem. Trata-se de áreas com menor altitude, comumente situadas a até 200 metros acima do nível do mar.
Veja também: Qual é o bioma que só existe no Brasil?
Onde tem o bioma Campos?
O bioma Campos se distribui por áreas de média latitude do planeta Terra. Eles estão presentes tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul, sendo identificados nas seguintes áreas:
- Região central da América do Norte, compreendendo áreas desde o norte do México, passando pelos Estados Unidos até o centro-leste do Canadá;
- Sul da América do Sul, incluindo Brasil, Uruguai e Argentina;
- Oriente Médio e regiões central e leste da Ásia;
- Imediações das savanas na África Subsaariana;
- Sudeste da Austrália e sudoeste da Nova Zelândia.
Quais as diferenças entre Campos e Pampas?
A diferença entre Campos e Pampas é somente a terminologia. Os Pampas são a extensão dos Campos que ocorrem no território brasileiro, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul. Esse bioma se desenvolve em uma região de clima subtropical marcado pela alternância entre as estações do ano e pela boa distribuição das chuvas. Seu solo é predominantemente arenoso e, por causa da prática de atividades como a pecuária e a agricultura, uma das principais ameaças a esse bioma brasileiro é a arenização.
Saiba mais: Quais são os seis grandes biomas brasileiros?
Exercícios resolvidos sobre Campos
Questão 1
O bioma Campos está presente tanto no Hemisfério Norte do planeta Terra quanto no Hemisfério Sul. Apesar da composição da fauna e da flora variar de um país para o outro, os Campos apresentam muitos aspectos em comum. Leia as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta, corretamente, uma característica comum aos Campos.
a) Predominância de clima tropical típico.
b) Solos profundos e bem desenvolvidos, com textura arenosa.
c) Vegetação formada por gramíneas.
d) Desenvolvimento sobre áreas de relevo montanhoso.
e) Presença dominante de animais de grande porte.
Resposta: Alternativa C.
A principal característica dos Campos é a sua vegetação formada predominantemente por gramíneas. Eles se desenvolvem em climas temperados e subtropicais, relevo plano e têm fauna formada por muitos animais de pequeno porte, apesar de algumas espécies de maior dimensão.
Questão 2
A extensão brasileira dos Campos é bastante restrita em termos de área. Embora a vegetação campestre seja observada em diferentes estados, o bioma propriamente dito é identificado em apenas um deles. Qual é esse estado?
a) São Paulo.
b) Rio Grande do Sul.
c) Amazonas.
d) Mato Grosso do Sul.
e) Tocantins.
Resposta: Alternativa B.
O bioma Campos, ou Pampas, se desenvolve no estado do Rio Grande do Sul, na região Sul do país. Contudo, a vegetação dos Campos pode ser identificada também em outros estados dessa mesma região e em partes do Centro-Oeste e do Sudeste.
Fontes
MORAES, Denise. Bioma CamposSulinos. Invivo – Museu da Vida, 23 nov. 2011. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/bioma-campos-sulinos/.
MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, SP: Editora Ática, 2004. 47ª edição, 3ª reimp. 455p.
NATIONAL GEOGRAPHIC. Grassland Biome. National Geographic Education, [s.d.]. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/grassland-biome/.
SMITH, Jeremy M.B. Grassland (vegetation). Encyclopedia Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/science/grassland.