Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia ambiental
  4. Consciência Ecológica

Consciência Ecológica

A atual sociedade de consumo vem alterando de forma cada vez mais perigosa a biosfera. No capitalismo a função da natureza é exclusivamente de promover recursos, mas em contrapartida as conseqüências são extremamente negativas.

Do ponto de vista ambiental o mundo passa por uma série de modificações, devido a esse processo percebemos o fim do petróleo, escassez de água e aquecimento global, tudo isso fruto da sociedade industrial consumista.

O homem esquece que quando promove a destruição da natureza ele está se autodestruindo pois esse é parte integrante da natureza, esquece também que os elementos da natureza (hidrosfera, atmosfera, litosfera, animais, plantas entre outros) possui uma relação de interdependência.

A Hipótese Gaia, do grego “mãe Terra”, divindade que também recebia o nome de Gea, é uma nova visão de mundo, diz que a natureza poderá impor limitações à existência da vida humana no planeta. Algumas das limitações podem ser percebidas, como o aquecimento global, ou efeito estufa, fenômeno que se caracteriza pelo aumento da temperatura média do planeta, provocando aumento dos níveis das águas oceânicas, além de mudanças climáticas com efeitos imprevisíveis.

Com base nestes problemas alguns grupos começaram a se preocupar, dando início a vários movimentos ambientalistas e o despertar da consciência ecológica, é lógico que isso não ocorre de forma homogênea nos governos das maiores potências, pois vários acordos são gerados, muitos não são cumpridos para não comprometer a prosperidade econômica.

Hoje existem muitos movimentos ambientalistas, em sua grande maioria se tratam de ONG´s (Organizações não Governamentais), que lutam para preservar a natureza, dentre muitas podemos citar o Greenpeace, grupo de defesa ecológica, SOS MATA ATLÂNTICA e o Fundo Mundial para a Natureza, os movimentos em defesa surgiram principalmente a partir da década de 1960 e 1970.

Qual caminho seguir na preservação ambiental num mundo moderno em que não há maneiras de retroceder em condição de vida?
Primeiro é preciso um despertar da sociedade, que é o agente das questões ambientais, tanto positivas quanto negativas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente existem várias correntes de pensamentos de preservação, o conservacionismo (consiste no pensamento de que a prioridade é a natureza com uma preocupação de conservação para as demais gerações), desenvolvimentismo ecológico (consiste no pensamento de que o mundo pode continuar crescendo economicamente de forma sustentável) e ecocapitalismo (corresponde ao pensamento capitalista de obter vantagens com as questões ambientais).

Em busca de soluções para os problemas ambientais são realizados, ocasionalmente, conferências, congressos, acordos para discutir as possíveis maneiras de solucionar ou pelo menos amenizar, alguns dos principais eventos mundiais estão o Rio 92, Protocolo de Quioto, Rio +10 e outras, além de outras discussões no campo acadêmico.

Em suma todos os questionamentos acerca dos problemas ambientais devem ser encarados de forma coletiva, pois não é só o poder governamental que deve ter compromisso, mas sim todos os cidadãos podem participar cada um fazendo sua parte.

Consciência ecológica para preservação de ambientes como esse
Consciência ecológica para preservação de ambientes como esse
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
A tecnologia a serviço das estratégias militares
Guerra multimídia
Guerra multimídia, O que é Guerra multimídia, O que levou a Guerra multimídia, A partir de década surgiu a Guerra multimídia, A Guerra multimídia está a serviço de quem, Alguns instrumentos utilizados na Guerra multimídia.
As sociedades constroem-se a partir da transformação da natureza
Sociedade e Natureza
Entenda a relação entre sociedade e natureza, que gera a construção e transformação do espaço geográfico.
Economia verde: uma proposta de união entre crescimento econômico e responsabilidade ambiental
Economia verde
Compreenda o conceito de economia verde, os seus princípios e fique por dentro do acalorado debate que existe em torno dessa proposição.
Imagem degradante de um lixão.
O Lixo
O Lixo, As causas do lixo, a quantidade de lixo que uma pessoa faz, A compostagem, as causas do lixo, a importância do lixo, a reciclagem do lixo.
Uma das premissas do pensamento neomalthusiano é a difusão de produtos contraceptivos
Teoria Neomalthusiana
Conheça as principais ideias da Teoria Neomalthusiana e suas aplicações no controle do crescimento populacional.
Coletas de frutos nativos como o pequi é uma forma de desenvolvimento sustentável, pois produz renda e preservação.
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável, O que é Desenvolvimento Sustentável, Quais os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, As características do Desenvolvimento Sustentável, As propostas do Desenvolvimento Sustentável.
A exploração do trabalho caracteriza a mais-valia.
Mais-Valia
Mais-Valia, O que é mais-valia, Como surgiu a mais-valia, Quais são os objetivos da mais-valia, A ideologia da mais-valia, A mais-valia de acordo com Karl Marx, A mais-valia segundo David Ricardo.
Tráfico humano: um crime aos direitos humanos
Tráfico Humano
Características de uma das principais atividades ilegais do século XXI.