Whatsapp icon Whatsapp

Teoria Neomalthusiana

Teoria Neomalthusiana é uma teoria demográfica, elaborada na segunda metade do século XX, que defende que o crescimento populacional resulta em pobreza.
Grande grupo de pessoas reunidas.
A Teoria Neomalthusiana demonstra receio com o crescimento exacerbado da população.

A Teoria Neomalthusiana é uma teoria demográfica criada na segunda metade do século XX, como uma releitura da Teoria Malthusiana, que tem como ponto elementar a preocupação com o crescimento populacional exacerbado. Os neomalthusianos argumentam que o crescimento demográfico gera a ampliação da pobreza. A Teoria Neomalthusiana defende o controle populacional por meio, dentre outras vias, da adoção de políticas de planejamento familiar e da utilização de métodos contraceptivos.

Assim como a Teoria Malthusiana, a Teoria Neomalthusiana é considerada uma teoria alarmista. Elas foram constantemente confrontadas pela Teoria Reformista, que determina que a pobreza é a principal causa do crescimento populacional exacerbado. Tais teorias foram fundamentais para o desenvolvimento dos estudos em Geografia da População.

Veja também: Demografia — a ciência que estuda as dinâmicas da população

Resumo sobre a Teoria Neomalthusiana

  • A Teoria Neomalthusiana foi desenvolvida na segunda metade do século XX em um contexto de preocupação com o crescimento exacerbado da população.

  • Os neomalthusianos apontam que o crescimento populacional é a principal causa da geração de pobreza em todo o globo.

  • Os estudos dos neomalthusianos estavam centrados na defesa do controle populacional por meio do uso de diversas ferramentas de diminuição da natalidade.

  • A Teoria Neomalthusiana teve forte embasamento na Teoria Malthusiana, uma vez que ambas viam o crescimento populacional como a principal causa da pobreza.

  • Já a Teoria Reformista tem como premissa a ideia de que a pobreza é a principal causa do crescimento da população.

  • A discussão sobre as diferentes teorias demográficas foram fundamentais para o desenvolvimento dos estudos populacionais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é a Teoria Neomalthusiana?

Teoria demográfica é uma análise do crescimento da população. A Teoria Neomalthusiana é uma teoria demográfica que defende o controle do crescimento populacional para evitar o aumento da pobreza. Esse controle precisaria ocorrer especialmente nas nações menos desenvolvidas.

Portanto, para os seguidores do neomalthusianismo, a pobreza está diretamente relacionada ao aumento da população. A Teoria Neomalthusiana é vista, assim, como uma releitura da Teoria Malthusiana, desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736–1834), que também alertava para o crescimento elevado da população e suas implicações socioeconômicas.

Características da Teoria Malthusiana

A premissa da Teoria Neomalthusiana determina que o crescimento da população tem como resultado o aumento da pobreza. Portanto, a principal característica dessa teoria é a defesa do controle da população, com vistas a evitar o aumento da pobreza na sociedade. Tal cenário é atrelado ainda ao impacto negativo do crescimento populacional sobre os recursos naturais.

Essa teoria estava muito voltada aos países subdesenvolvidos, que apresentavam um elevado crescimento da sua população, especialmente após a segunda metade do século XX. A diminuição da taxa de mortalidade infantil, junto dos avanços em medicina e economia, gerava o temor de uma possível explosão demográfica em nível mundial.

Sendo assim, os neomalthusianos defendiam o controle populacional. São métodos defendidos dentro desse pensamento:

  • ampla utilização de métodos contraceptivos;

  • adoção do planejamento familiar;

  • definição de políticas públicas de controle populacional.

É importante mencionar que o cenário alarmista defendido pelos neomalthusianos não se concretizou, já que a modernização dos âmbitos econômicos, políticos e sociais culminou em uma queda agressiva da taxa de natalidade mundial. A entrada das mulheres no mercado de trabalho e o aumento do custo de vida são fatores que explicam esse cenário.

Saiba mais: Ecomalthusianismo — a teoria que questiona a relação entre crescimento populacional e preservação da natureza

Diferenças entre a Teoria Neomalthusiana e a Teoria Malthusiana

A Teoria Malthusiana foi desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736–1834). Ele defendia que a população mundial cresceria em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética.

Portanto, haveria um grande descompasso entre a população mundial e a produção alimentar, gerando um cenário de desabastecimento. Logo, a Teoria Malthusiana defendia métodos conservadores para a diminuição do crescimento da população, como a abstinência sexual, o planejamento familiar e o controle gestacional.

Crianças esperando em uma fila de entrega de comida.
A Teoria Malthusiana alerta para um possível descompasso entre o crescimento populacional e a produção alimentar.

Já a Teoria Neomalthusiana é entendida como uma releitura da Teoria Malthusiana. Os neomalthusianos, assim como os malthusianos, adotavam um tom alarmista sobre o crescimento da população, associando o incremento populacional ao aumento da pobreza. Tal teoria teve como pano de fundo o registro do aumento da taxa de natalidade mundial após as duas Grandes Guerras. Os neomalthusianos defendiam medidas menos conservadoras que os malthusianos, mas ainda assim voltadas para o controle populacional, como o uso extensivo de métodos contraceptivos.

Diferenças entre Teoria Neomalthusiana e a Teoria Reformista

De forma distinta das teorias Neomalthusiana e Malthusiana, a Teoria Reformista entende o crescimento populacional como fruto da pobreza da população. Portanto, há uma inversão da lógica das chamadas teorias demográficas alarmistas, especialmente dos neomalthusianos, uma vez que a pobreza é vista como a causa do crescimento exacerbado da população.

A Teoria Reformista é baseada em estudos que apontam que o aumento da qualidade de vida da população em âmbitos como emprego e renda tem como consequência direta a diminuição dos índices de natalidade. Portanto, a fim de evitar o crescimento populacional exacerbado, é necessário desenvolver as sociedades, ou seja, promover políticas públicas de combate à pobreza, ao desemprego e à desigualdade social.

Pontos positivos e negativos da Teoria Neomalthusiana

→ Pontos positivos da Teoria Neomalthusiana

A Teoria Neomalthusiana foi uma concepção demográfica bastante difundida na segunda metade do século XX, mediante o registro do aumento da população mundial. Tal teoria tem como elemento positivo a preocupação com o suprimento das necessidades da população mundial, especialmente a garantia de acesso aos meios básicos, como a alimentação.

Essa teoria também teve como função importante o desenvolvimento de novas visões sobre o panorama demográfico mundial que foram corretamente problematizadas com o avanço dos estudos populacionais.

→ Pontos negativos da Teoria Neomalthusiana

A Teoria Neomalthusiana equivocou-se ao subestimar a capacidade de desenvolvimento das estruturas produtivas globais. Tal teoria ficou presa em um tom alarmista, de modo que desconsiderou os progressos da sociedade em campos como a medicina e a agricultura. A modernização da sociedade, por meio de processos como urbanização e industrialização, gerou certo controle populacional.

Outro ponto negativo da Teoria Neomalthusiana é a defesa de métodos de controle que muitas vezes ultrapassam a liberdade individual dos indivíduos. As políticas de filho único, por exemplo, foram defendidas por parte dos neomalthusianos.

Videoaula sobre teorias demográficas

Exercícios resolvidos sobre a Teoria Neomalthusiana

Questão 1

(UPE 2016) As teorias demográficas falam da estrutura e da dinâmica das populações, estabelecendo leis e princípios que regem esses fenômenos bastante estudados pela Geografia da População. Com relação a esse tema, leia o texto a seguir:

Essa teoria considera correto o princípio segundo o qual a população cresce em ritmo geométrico e os recursos crescem em progressão aritmética, mas discorda das medidas para controlar o crescimento da população. Os defensores dessa teoria propõem uma tomada de consciência da superpopulação como um problema que temos de ser capazes de solucionar. Apostam na “procriação consciente”, na promoção do planejamento familiar, no uso e na difusão dos métodos anticonceptivos, bem como na defesa da esterilização masculina.

Assinale a teoria demográfica descrita no texto acima:

A) Teoria Malthusiana.

B) Teoria Neomarxista do Controle Populacional.

C) Teoria Neomalthusiana.

D) Teoria da Transição Demográfica.

E) Teoria de Revolução Reprodutiva.

Resolução:

Alternativa C

A Teoria Neomalthusiana tem como base os estudos malthusianos de crescimento da população. Essa teoria defende amplamente a adoção de métodos contraceptivos diversos e políticas públicas de planejamento familiar como alternativa plausível para o controle do crescimento populacional.

Questão 2

(PUC-PR 2016) Leia o trecho da reportagem “Superpopulação: chegará o dia em que haverá gente demais para planeta de menos?”:

A cada ano, nascem 81 milhões de pessoas, o equivalente à população da Alemanha. Mantido esse ritmo, passaremos dos atuais 7,3 bilhões de habitantes para 9,6 bilhões em 2050, de acordo com as projeções da ONU. Embora não dê para estimar o máximo de pessoas que cabe no planeta, sabemos que os recursos que temos por aqui são limitados. A quantidade de água (em suas diferentes formas) e de terra é a mesma há milênios e, apesar de todo o avanço da ciência, nada indica que a humanidade será capaz de ampliá-las. Quando se combina muita gente a uma mesma quantidade de recursos, o resultado é a escassez. Apenas para ficar no básico, pode faltar água e alimento para todo mundo — que dirá saneamento básico, moradia, energia elétrica.

BARROS, Mariana. Cidades sem fronteiras. Veja.com. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2016.

A teoria ou reflexão demográfica implícita no texto é conhecida como:

A) Teoria Malthusiana, a qual afirma que o crescimento natural da população é diretamente proporcional à produção de alimentos.

B) Teoria demográfica reformista, a qual afirma que o enfrentamento das questões socioeconômicas é o caminho para o equilíbrio na dinâmica demográfica.

C) Teoria Marxista, a qual afirma que a redução das taxas de natalidade e consequente diminuição do crescimento demográfico são reflexos da melhoria da qualidade de vida da população.

D) Teoria Ecomalthusiana, defensora da ideia de que controlar o crescimento populacional é uma forma de se preservar a natureza.

E) Teoria Neomalthusiana, segundo a qual a pobreza, a fome e a miséria se explicam pela existência de uma população numerosa. Assim, a solução para o fim da pobreza está no controle demográfico.

Resolução:

Alternativa E

A Teoria Neomalthusiana argumenta que o crescimento da população é a principal causa da pobreza. Logo, torna-se fundamental a adoção do controle da natalidade.

Crédito de imagem

[1] Li Wa / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A atuação da ONU no mundo
A influência da ONU
A influência da ONU, O que significa a sigla ONU, Qual é a finalidade da ONU, A influência da ONU nas guerras, A influência da ONU nas catástrofe, A influência da ONU e as instituições supranacionais.
O agricultor familiar ainda é carente de políticas públicas eficazes
Agricultura familiar
Saiba como está estruturada a agricultura familiar no Brasil e entenda sua importância para a segurança alimentar do país.
Compreender os conceitos demográficos é fundamental para entender as dinâmicas populacionais
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
Consciência ecológica para preservação de ambientes como esse
Consciência Ecológica
Consciência Ecológica, O que é Consciência Ecológica, Onde surgiu a Consciência Ecológica, Como desenvolveu a Consciência Ecológica, As características da Consciência Ecológica.
No passado as familias tinham muitos filhos
Controle de Natalidade
Controle de Natalidade, O que é Controle de Natalidade, Como ocorre Controle de Natalidade, Qual é a finalidade do Controle de Natalidade, Quais os pontos positivos do Controle de Natalidade, Quais os pontos negativos do Controle de Natalidade.
A população mundial apresentou um forte crescimento nas últimas décadas. [1]
Crescimento populacional
Saiba mais sobre os principais fatores que interferem diretamente no crescimento de uma determinada população. Veja dados sobre a população do Brasil e do mundo.
O crescimento vegetativo é um importante indicador do aumento da população.
Crescimento vegetativo
Saiba mais sobre o conceito demográfico de crescimento vegetativo. Entenda a diferença entre os aspectos positivo e negativo desse conceito.
A teoria do ecomalthusianismo relaciona o excesso populacional com o meio ambiente
Ecomalthusianismo
Entenda o que é o ecomalthusianismo, suas premissas básicas e as críticas direcionadas a essa teoria.
A população mundial paga mais caro pelos alimentos.
Escassez mundial de alimentos
Escassez mundial de alimentos, Quais são as causas da Escassez mundial de alimentos, Século XXI e a Escassez mundial de alimentos, A alta do petróleo e a Escassez mundial de alimentos, Os biocombustíveis e a Escassez mundial de alimentos.
A idéia de que a Europa é o centro da cultura mundial.
Eurocentrismo
Eurocentrismo, O que é Eurocentrismo, Qual é a finalidade do Eurocentrismo, Exemplos de Eurocentrismo, Eurocentrismo e as outras culturas, O Eurocentrismo e a divisão entre oriente e ocidente.
Imagem degradante de um lixão.
O Lixo
O Lixo, As causas do lixo, a quantidade de lixo que uma pessoa faz, A compostagem, as causas do lixo, a importância do lixo, a reciclagem do lixo.
A difusão de métodos contraceptivos ajudou a ampliar o planejamento familiar no Brasil
Planejamento familiar no Brasil
O planejamento familiar como uma política pública de controle de natalidade no Brasil.
O crescimento das populações é motivo para o surgimento de diferentes teorias demográficas
Teorias Demográficas
Conheça as principais teorias demográficas com as suas premissas, bem como as suas críticas e contestações.
Avenida Paulista em 1920, São Paulo.
Transformação no espaço geográfico
O que é e como se dá a transformação no espaço geográfico.
As variações demográficas passaram a ser mais bem compreendidas com a teoria da transição demográfica
Transição Demográfica
Entenda o que é, como funciona e quais são as características e estágios da transição demográfica.
video icon
Português
Lorde Byron: vida e obra
Assista a nossa videoaula para compreender um pouco mais sobre a vida e a obra do poeta romântico Lord Byron. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas