Tráfico Humano

O tráfico humano, também chamado de tráfico de pessoas, é uma das atividades ilegais que mais se expandiu no século XXI, pois, na busca por melhores condições de vida, muitas pessoas são ludibriadas por criminosos que oferecem empregos com alta remuneração. Esses “agentes” atuam em escala regional, nacional e internacional, privando a liberdade de indivíduos que sonham um futuro melhor.

De acordo com o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em especial de Mulheres e Crianças, o tráfico humano é caracterizado como: “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.”

Portanto, o tráfico de pessoas consiste no ato de comercializar, escravizar, explorar, privar vidas, ou seja, é uma forma de violação dos direitos humanos. Normalmente, as vítimas são obrigadas a realizar trabalhos forçados sem qualquer tipo de remuneração – prostituição, serviços braçais, domésticos, em pequenas fábricas, entre outros –, além de algumas delas terem órgãos removidos e comercializados.

As vítimas já chegam endividadas ao destino de “trabalho”, pois elas têm que pagar aos traficantes valores elevadíssimos referentes à viagem, hospedagem, documentação, alimentação, roupas, etc. O problema é que essa dívida, através da cobrança de juros altos, toma proporções de forma que nunca poderá ser paga. Sendo assim, os criminosos passam a ameaçar e torturar os “devedores”.

As mulheres são o principal alvo, pois o retorno financeiro para os traficantes é maior, visto que a prostituição, atividade mais desenvolvida por pessoas do sexo feminino, é o destino de 79% das vítimas do tráfico humano. O trabalho forçado, exercido por homens, mulheres e crianças, representa 18%. Essa atividade movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano, privando a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Tráfico humano: um crime aos direitos humanos
Tráfico humano: um crime aos direitos humanos
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Consciência ecológica para preservação de ambientes como esse
Consciência Ecológica
Consciência Ecológica, O que é Consciência Ecológica, Onde surgiu a Consciência Ecológica, Como desenvolveu a Consciência Ecológica, As características da Consciência Ecológica.
Um carro pode ter seus componentes oriundos de diferentes países.
Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
Divisão Internacional do Trabalho (DIT), O que é a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), As características da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), Quando teve início a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), Os pontos positivos da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), A quem interessa a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
A exploração do trabalho caracteriza a mais-valia.
Mais-Valia
Mais-Valia, O que é mais-valia, Como surgiu a mais-valia, Quais são os objetivos da mais-valia, A ideologia da mais-valia, A mais-valia de acordo com Karl Marx, A mais-valia segundo David Ricardo.
Fatores locacionais da indústria
Clique aqui e conheça os principais fatores locacionais da indústria.
Exemplo de Pirâmide Etária ¹
Pirâmide Etária
Descubra o que é uma pirâmide etária e qual a sua importância e os seus tipos.
Produtos que não são indispensáveis as pessoas.
Consumo
Consumo, O que é o Consumo, Como se desenvolve o Consumo, As diferenças de Consumo no mundo, Os tipos de Consumo, Consumo e as desigualdades sociais, O Consumo e as propagandas, Consumo desnecessário e as propagandas.
A rosa-dos-ventos utilizada para orientação.
Orientação e localização
Orientação e localização, Como se orientar na superfície terrestre, Orientação pelos astros, Orientação por instrumentos, Orientação e localização pelos paralelos e latitudes, Orientação e localização pelos meridianos e longitudes, Orientação e localização pelas coordenadas geográficas.
A população mundial paga mais caro pelos alimentos.
Escassez mundial de alimentos
Escassez mundial de alimentos, Quais são as causas da Escassez mundial de alimentos, Século XXI e a Escassez mundial de alimentos, A alta do petróleo e a Escassez mundial de alimentos, Os biocombustíveis e a Escassez mundial de alimentos.
A mineração é um exemplo de indústria de base.
Tipos de indústria
Tipos de indústria, Quais são os principais tipos de indústria, Quando e onde surgiram as primeiras indústrias, A indústria de bens de consumo, A indústria de base, A indústria de bens duráveis, A indústria de bens não duráveis.
A queda do Muro de Berlim representou a queda do regime socialista no mundo.
O fim do socialismo
O declínio da URSS promoveu a queda do sistema socialista.
Eco–92
Eco-92 A busca por medidas que promovam o desenvolvimento sustentável.
Expectativa de vida das mulheres é superior à dos homens
Expectativa de vida
O cálculo do número médio que um indivíduo poderá viver.
Soldados dos Estados Unidos no Iraque
Retirada das Tropas Estadunidenses do Iraque
Após sete anos de ocupação, o exército dos Estados Unidos se retira do Iraque.
O jogo de Xadrez pode ser visto como uma metáfora da disputa pelo território
Conceito de Território
O conceito de território, suas abordagens e tipologias.