Whatsapp icon Whatsapp

Conselho de Segurança da ONU

O Conselho de Segurança da ONU é o único espaço decisório da entidade e é composto por quinze países-membros, sendo cinco permanentes.
Espaço de realização do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York (EUA)
Espaço de realização do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York (EUA)

A Organização das Nações Unidas está entre as principais organizações internacionais da atualidade, exercendo uma grande influência em conflitos e relações bilaterais no âmbito geopolítico internacional de todo o planeta. Na esfera do comando de sua organização existem duas instâncias principais, a Assembleia-Geral, composta por todos os países e, acima dela, o Conselho de Segurança (CS).

O Conselho de Segurança da ONU é considerado um dos centros da geopolítica mundial atual, pois congrega em torno de si uma série de decisões que exercem impactos nas mais diferentes questões da atualidade. Oficialmente, essa é a instância que atua em questões referentes à segurança internacional, composta por um total de 15 países-membros.

Dos 15 membros do CS, apenas cinco deles são permanentes, enquanto os demais são modificados a cada dois anos. Esses cinco países, além de terem um assento fixo, também possuem outra vantagem sobre os demais: o direito ao veto, ou seja, o poder de reprovar qualquer decisão mesmo que ela tenha sido aprovada pelos demais.

Reunião do Conselho de Segurança da ONU em agosto de 2013 *
Reunião do Conselho de Segurança da ONU em agosto de 2013 *

Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China. Note que, com exceção do último país citado, todos os membros estiveram na base aliada principal que venceu a Segunda Guerra Mundial, evento histórico que precedeu a criação da própria ONU.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, a composição do CS obedece justamente às configurações internacionais de disputa pelo poder. Todavia, muitos países reclamam que esse panorama encontra-se defasado e deveria ser revisto, de forma a incluí-los na lista de membros permanentes. Entre os postulantes, encontram-se o Japão, a Alemanha, a Índia e até o Brasil, que realizou diversas ações justamente para ganhar uma maior influência na ONU, incluindo a missão de paz no Haiti, iniciada em 2006.

O Conselho de Segurança, além do mais, é o único espaço decisório da ONU, ou seja, ao passo que as demais instâncias passam apenas por deliberações gerais e recomendações, o CS atua em decisões soberanas e específicas, sobretudo em questões referentes à segurança e à iminência de conflitos internacionais. Essa configuração vem dando margem a muitas críticas à organização, pois contraria, segundo algumas visões, o princípio da democracia e da igualdade entre os povos.

* Créditos da imagem: Cancillería Ecuador / Wikimedia Commons

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
Clique aqui e saiba mais sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos, sua importância e o contexto de sua criação. Veja como a data é comemorada.
A atuação da ONU no mundo
A influência da ONU
A influência da ONU, O que significa a sigla ONU, Qual é a finalidade da ONU, A influência da ONU nas guerras, A influência da ONU nas catástrofe, A influência da ONU e as instituições supranacionais.
Golpe militar em Mianmar
Clique no link e acesse este texto para saber mais sobre o golpe militar em Mianmar. Conheça esse país asiático e entenda o contexto desse golpe.
OECD corresponde à sigla em inglês para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. *
OCDE
Conheça a OCDE, saiba quais são seus principais objetivos, quem são seus países-membros e como a organização foi formada. Saiba qual é a relação com o Brasil.
Logomarca da ONU, criada a partir de projeção cartográfica azimutal
ONU
A criação, os objetivos, a estruturação e as principais atividades da ONU, a Organização das Nações Unidas.
Organização das Nações Unidas, uma das mais importantes organizações internacionais
Principais Organizações internacionais
Conheça as principais organizações internacionais e as suas funções e atividades no contexto geopolítico internacional.
Tribunal de Haia
Saiba o que é o Tribunal de Haia e entenda qual o seu papel. Veja como aconteceu a fundação desse tribunal e conheça os quatro casos de condenação emitidos em Haia.
video icon
Inglês
Pré-Enem | Dicas de leitura e interpretação para Espanhol e Inglês
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Técnicas de leitura para a prova de Espanhol do Enem | Gêneros textuais, leitura e interpretação de texto em Inglês" com nossos professores Eduardo Lobos e Richard!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.