Conurbação

Conurbação é um fenômeno urbano caracterizado pelo crescimento e união de duas ou mais cidades cujos tecidos urbanos se expandiram para além dos limites municipais, formando, por isso, uma única malha urbana. A conurbação, portanto, representa a aglutinação de diferentes núcleos urbanos em um único aglomerado, onde acontece o estabelecimento de uma relação de interdependência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cidade central concentra um número elevado de serviços e infraestruturas que são aproveitadas pela população das cidades vizinhas, o que cria um intenso fluxo migratório entre elas (migração pendular). Nesse tipo de estrutura, os limites entre as cidades se tornam difusos, o que pode acarretar problemas de administração e gestão do espaço urbano que recaem na população, como a falta de redes de saneamento e de infraestrutura de transportes. A cidade de São Paulo e sua região metropolitana são o principal exemplo de conurbação no Brasil.

Leia também: Urbanização — o processo de crescimento populacional das cidades e de expansão do tecido urbano

Resumo sobre a conurbação

  • Conurbação é um fenômeno urbano de crescimento e junção do tecido urbano de duas ou mais cidades vizinhas, formando um aglomerado urbano.
  • Acontece quando elas crescem para além de seus limites municipais, e há a formação de uma única malha urbana.
  • A sua ocorrência é comum em metrópoles e regiões metropolitanas, mas nem toda conurbação é uma região metropolitana e vice-versa.
  • Caracteriza-se pela interdependência entre as cidades conurbadas, intenso fluxo de pessoas em um movimento de migração pendular e pelos limites municipais difusos.
  • Tem como consequências a possível negligência do poder público devido a problemas relacionados com a administração dos limites municipais e limitação do acesso à infraestrutura urbana.
  • A Região Metropolitana de São Paulo é o principal exemplo de conurbação no Brasil. Ela é formada por 38 municípios e 20,6 milhões de habitantes.
  • A maior conurbação do mundo é de Tóquio-Yokohama, no Japão, que concentra uma população de mais de 37 milhões de habitantes.
Imagem explicando o que é conurbação. [imagem_principal]
Na conurbação, duas ou mais cidades acabam constituindo uma única malha urbana. (Créditos: Gabriel Franco | Mundo Educação)

O que é conurbação?

Conurbação é um fenômeno do espaço urbano definido como a aglutinação do espaço de duas ou mais cidades cujos tecidos urbanos se expandiram para além de seus limites municipais. É comum que a conurbação aconteça quando uma cidade que exerce centralidade em uma determinada área, como no caso de um centro urbano da magnitude de uma metrópole, cresce de maneira contínua e passa a incorporar núcleos urbanos que estão localizados nos seus arredores. Com isso, elas acabam constituindo uma única malha urbana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características da conurbação

Imagem superior de uma região urbana, uma alusão à conurbação.
A conurbação caracteriza-se pela formação de uma única malha urbana a partir do crescimento e da junção de duas ou mais cidades.

A conurbação consiste na formação de uma ampla malha urbana que é contida por um ou mais núcleos urbanos que cresceram de maneira contínua por motivos diversos, sendo um deles a ausência de planejamento para a recepção de um grande fluxo de população migrante.

Por causa disso, uma conurbação tem como principal característica a composição de uma cidade ou de um aglomerado urbano que contém diversos municípios inseridos em sua área. Essa caracterização apresentada é proposta pelo urbanista e professor Flávio Villaça (1929-2021)|1|, um dos principais autores a abordar a temática da urbanização e dos fenômenos inerentes ao espaço urbano, como a conurbação.

Uma área conurbada representa um recorte espacial densamente povoado em que há um fluxo igualmente intenso de capitais, de mercadorias, de informações e de serviços. Cria-se, nesses espaços, uma forte relação de interdependência entre os núcleos urbanos conurbados, especialmente entre eles e a cidade central. Em muitos países, como é o caso do Brasil, esse fenômeno acontece mais comumente nas áreas em que estão localizadas as metrópoles. No entanto, é importante saber que nem toda região metropolitana é uma conurbação, e nem toda conurbação é uma região metropolitana.

As metrópoles ou as principais cidades de uma área conurbada concentram um maior número de serviços para a população, de ofertas de trabalho, variedade de comércio e de estabelecimentos e atividades de lazer, condicionando um movimento migratório diário de ida e vinda denominado migração pendular.

Ele acontece porque uma parte da população dos núcleos urbanos vizinhos se desloca até a metrópole todos os dias para trabalhar ou para ter acesso a um ou mais serviços nela encontrados, como hospitais, universidades, faculdades, bancos e outros, e retornam para suas residências somente no final do dia. Essa é uma das formas pelas quais a relação de dependência se manifesta em uma área conurbada.

Os limites municipais não são claros dentro de uma conurbação. Isso significa que é possível ir de uma cidade a outra sem nem mesmo perceber essa mudança, a não ser pela observação das placas de trânsito. Um exemplo onde esse fato acontece é a Região Metropolitana de São Paulo.

Problemas da conurbação

Sendo um fenômeno urbano decorrente do crescimento populacional e espacial das cidades, a conurbação pode vir acompanhada de uma série de problemas. Listamos alguns deles a seguir:

  • Ausência de políticas públicas objetivas que consigam atender a toda a população que vive na área conurbana devido ao conflito administrativo gerado nos limites municipais.
  • Precarização e falta de acesso amplo a serviços essenciais para a população.
  • Dependência da metrópole ou da cidade central para o acesso a infraestruturas e determinados tipos de atendimentos, como saúde e educação.
  • Problemas de mobilidade urbana e aumento do trânsito entre uma cidade e outra.
  • Intensificação do problema da segregação socioespacial, especialmente por causa da polarização de serviços e atividades na metrópole e da negligência do poder público.

Acesse também: Favelização — processo espacial caracterizado pela formação de aglomerados habitacionais compostos por moradias irregulares

Conurbação no Brasil

A conurbação no Brasil é um fenômeno que está associado com o processo de aceleração do crescimento das cidades que aconteceu a partir da segunda metade do século XX. Os principais motivos que condicionaram essa nova dinâmica espacial no país foram a modernização da atividade agropecuária no campo, que condicionou um intenso êxodo rural, e a industrialização que avançava.

Com isso, as cidades começaram a receber um intenso fluxo de imigrantes, o que ocasionou a expansão do seu tecido urbano para além de seus limites municipais. Lembremos que esse processo se deu sem nenhum tipo de planejamento, e resultou em problemas como a macrocefalia urbana, o aumento da pobreza nas cidades e o aprofundamento da segregação socioespacial no país.

Uma das principais áreas conurbadas do Brasil é a da Região Metropolitana de São Paulo. Nela habitam 20,6 milhões de pessoas em 38 diferentes municípios. Além, é claro, da capital paulista, destaca-se a presença de cidades como Santo André, Diadema, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Guarulhos, Osasco e Carapicuíba. Essas são apenas as cidades mais próximas do núcleo urbano principal. Outros dois exemplos de conurbação no Brasil são:

  • Região Metropolitana do Rio de Janeiro, formada por 20 municípios e 11,7 milhões de habitantes;
  • Região Metropolitana de Belo Horizonte, formada por 34 municípios e 4,9 milhões de pessoas;
  • Região Metropolitana de Salvador, formada por 10 municípios e 3,3 milhões de pessoas;
  • Região Metropolitana de Goiânia, formada por 20 municípios e 2,4 milhões de pessoas.

Conurbação no mundo

A conurbação é um fenômeno urbano que acontece em quase todos os países, principalmente naqueles que apresentam maior taxa de urbanização do seu território. Ela é, por causa disso, muito comum de ser observada nos países desenvolvidos, onde estão localizadas algumas das maiores metrópoles do mundo. Entretanto, é fundamental pontuarmos que a conurbação não se restringe a esses países, como vimos o caso do Brasil.

São exemplos de conurbação no mundo:

  • Grande Montreal, ou Região Metropolitana de Montreal, em Québec, no Canadá, com quase quatro milhões de habitantes e 10 cidades;
  • Região Metropolitana de Guadalajara, no México, com 4,5 milhões de pessoas e sete cidades;
  • Grande Los Angeles, nos Estados Unidos, com cinco condados e mais de 20 milhões de pessoas;
  • Região Metropolitana de Mumbai, na Índia, com mais de 20,5 milhões de habitantes;
  • Grande Londres, na Inglaterra, com 33 distritos e 8,9 milhões de habitantes;
  • Área Metropolitana de Lagos, na Nigéria, com 7,9 milhões de habitantes.

Maiores conurbações do mundo

Maiores conurbações do mundo

Conurbação

País

População

Tóquio-Yokohama

Japão

37.060.000

Déli

Índia

34.666.000

Grande Xangai

China

30.482.000

Região Metropolitana de Daca

Bangladesh

24.653.000

Cairo

Egito

23.074.000

Diferenças entre conurbação e periurbanização

A conurbação e a periurbanização são, ambas, fenômenos espaciais que acontecem em áreas que se encontram afastadas do centro da cidade.

  • Conurbação: é a junção entre duas ou mais cidades vizinhas na formação de uma única área urbana. Não é possível distinguir limites municipais, com o tecido urbano de uma se confundindo com o da outra.
  • Periurbanização: é o crescimento gradual das áreas que são chamadas de periurbanas, que consistem na transição entre a cidade e o campo. Ela é marcada pela coexistência entre atividades do meio urbano, como o caso de comércios, com as atividades do meio rural. Sua ocupação acontece de maneira lenta e, muitas vezes, mediante a realização de planejamento e com a expansão das redes de infraestrutura de forma adequada. Trata-se de um fenômeno mais recente que o da conurbação.

Exercícios resolvidos sobre conurbação

Questão 1

(UEG) A urbanização brasileira, iniciada no século XIX, desde os anos 1950 tem sido acompanhada por intenso processo de metropolização. A metropolização é caracterizada pela concentração demográfica nas metrópoles, pela formação de regiões metropolitanas e de áreas conurbadas.

Define-se conurbação como:

A) conjunto de municípios integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos comuns.

B) relação de hierarquia entre as áreas urbanas brasileiras, a exemplo das metrópoles e capitais regionais.

C) concentração industrial em áreas urbanas especialmente das regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

D) aglomeração da população em áreas urbanas decorrente, inicialmente, da redução da população rural.

E) processo de crescimento de duas ou mais cidades vizinhas, que formam um único aglomerado urbano.

Resolução:

Alternativa E.

A conurbação consiste no crescimento contínuo de duas ou mais cidades vizinhas, que acabam se unindo e originando um único tecido ou aglomerado urbano. A dinâmica local pode produzir uma relação de dependência econômica, mas essa é uma das características que podem ser identificadas em uma conurbação, e não tem relação com a sua definição.

Questão 2

(UFPR) Sobre os processos de urbanização, conurbação e metropolização no território brasileiro, é correto afirmar:

A) A predominância das atividades agroindustriais na economia do interior do Paraná levou a uma estrutura urbana concentrada, de modo que ainda não se formaram regiões metropolitanas fora do entorno da capital paranaense.

B) Conurbação é a integração física de manchas urbanas, de modo que estradas ligando núcleos urbanos separados podem se converter em avenidas de uma mancha urbana que abrange os territórios de vários municípios.

C) A Constituição de 1988 estabelece que a condição para instituir uma região metropolitana é a conurbação dos municípios que compõem uma aglomeração urbana.

D) A urbanização se dá pela ocupação dos espaços rurais no entorno dos municípios, então as regiões metropolitanas são espaços onde se organizam atividades industriais e de serviços.

E) Em países periféricos, a hierarquia urbana se organiza pela distribuição das atividades de serviços, de modo que o setor quaternário brasileiro se concentra nas metrópoles de São Paulo e Rio, e o terciário se concentra nas demais metrópoles.

Resolução:

Alternativa B.

A conurbação consiste na união do tecido urbano de duas ou mais cidades, fazendo com que os limites entre elas sejam menos perceptíveis e transformando-as em uma única malha urbana.

Notas

|1| SANTOS, Alexandre Eduardo; PEIXINHO, Dimas Moraes. Processo de conurbação: elementos espaciais do fenômeno em área não metropolitana. Estudos Geográficos, Rio Claro, 13(1): 35-52, jan./jun. 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/10090.

Fontes

ALVES, T. M.; CHAVEIRO, E. F. METAMORFOSE URBANA: A CONURBAÇÃO GOIÂNIA. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 95–107, 2007. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rga/article/view/2968.

GALAN, S. Largest urban agglomerations worldwide in 2025, by population. Statista, 27 mai. 2025. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/912263/population-of-urban-agglomerations-worldwide/.

PEREIRA, A. dos S. Análise das tendências de aplicação do conceito de periurbano. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 287–304, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/4345.

SANTOS, Alexandre Eduardo; PEIXINHO, Dimas Moraes. Processo de conurbação: elementos espaciais do fenômeno em área não metropolitana. Estudos Geográficos, Rio Claro, 13(1): 35-52, jan./jun. 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/10090.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Espaço urbano brasileiro
Conheça as principais características do espaço urbano brasileiro, marcado pela desigualdade em termos populacionais, econômicos e estruturais.
Megacidades
Entenda o que são as megacidades, suas características, bem como os seus problemas e desafios.
Metrópole
Saiba quais são as principais características das metrópoles. Leia mais sobre os tipos existentes dessas formações urbanas. Veja quais são as metrópoles brasileiras.
Problemas da urbanização
Problemas da urbanização, Quais são os principais problemas da urbanização, Em que países há problemas devido à urbanização, As características dos Problemas da urbanização.
Regiões metropolitanas
Saiba quais são as principais características das regiões metropolitanas. Veja como são criadas e qual a importância delas. Confira alguns exemplos no Brasil e no mundo.
Urbanização
Clique aqui e entenda o que é urbanização e como ocorre esse fenômeno. Veja os tipos de urbanização. Confira como esse processo ocorre no Brasil e no mundo.
Urbanização brasileira
Clique aqui, saiba quais são as principais características da urbanização brasileira e conheça as causas e as consequências desse processo.