Problemas da urbanização

A grande aglomeração de pessoas nas cidades, quando essas não disponibilizam infra-estrutura suficiente para a população, gera uma série de dificuldades de ordem ambiental e social.

Diante desse contexto, pode-se enumerar os problemas gerados pelo processo de urbanização ocorrido principalmente em países subdesenvolvidos, dentre muitos estão:

* Desemprego: provoca um grande crescimento no número de pessoas que atuam no mercado informal, além de promover o aumento da violência, pois muitas pessoas, pela falta de oportunidades, optam pelo crime.

• As favelas apresentam uma concentração de casebres e barracos em situação precária, desprovidos, em sua maioria, de serviços públicos básicos, geralmente estão situadas em áreas de risco e abrigam grandes grupos criminosos, como o tráfico de drogas.

• Cortiço: corresponde a moradias que abrigam um grande número de famílias, quase sempre são cômodos alugados em antigas casas enormes situadas no centro, essas construções se encontram em condições deterioradas. Essa modalidade de moradia geralmente oferece péssimas condições sanitárias e de segurança aos seus moradores.

Loteamentos populares: ocorrem em áreas periféricas, a camada da população que habita esses lugares é de baixa renda, os lotes possuem preços acessíveis e longos prazos para o pagamento. O maior problema desse tipo de habitação é que quase sempre os loteamentos são clandestinos. As casas são construídas pelo próprio morador ou em forma de mutirão.

Enchentes: os centros urbanos possuem extensas áreas cobertas por concreto e asfalto, dificultando a infiltração da água da chuva no solo. As chuvas em grandes proporções ocasionam um acúmulo muito grande de água e as galerias pluviais não conseguem absorver toda enxurrada e essas invadem residências, prédios públicos, túneis e comprometem o trânsito.

Esses são alguns dos problemas vividos nas cidades brasileiras e que podem ser realidade também em outros países, pois todas as cidades possuem problemas, porém, os acima citados fazem parte de grandes aglomerações, e dificilmente serão solucionados. As autoridades não conseguem monitorar todos os problemas devido o acelerado crescimento ocorrido no passado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Aspecto de um cortiço.
Aspecto de um cortiço.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

As cidades, sobretudo as mais populosas, sofrem com uma grande variedade de problemas. Entre os problemas ambientais vividos nas cidades e causados exclusivamente pelas práticas humanas, podemos considerar, EXCETO:

a) a formação das ilhas de calor

b) a contaminação do ar

c) o fenômeno da inversão térmica

d) o surgimento das erosões

Questão 2

“Os bairros da Chapada, Dom Pedro e Alvorada, na Zona Centro-Oeste, são 'ilhas de calor' na cidade por terem uma temperatura maior que a de regiões próximas. Nessas áreas de Manaus a temperatura chega a até oito graus acima das demais, revela o estudo denominado 'Ilhas de calor e saúde em Manaus: abordagem com geoprocessamento', feito pelo doutor em Etnobiologia e Biogeografia, Sylvain Desmoulière, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Amazônia. (…)”

OSSAME, A. C. Bairros da Zona Centro-Oeste são ‘ilhas de calor’ em Manaus. A Crítica – Manaus. Disponível em: <Acrítica.uol>. Acesso em: 13 mar. 2015.

Assinale a alternativa que indica os fatores potencialmente responsáveis pela existência das ilhas de calor nas grandes cidades:

a) desmatamento, efeito estufa e aquecimento global.

b) construção de prédios, asfaltamento e remoção da vegetação.

c) poluição do ar, poluição sonora e poluição da água.

d) aumento das áreas verdes, redução de edifícios e crescimento demográfico.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Anualmente, mais de 40.000 pessoas perdem a vida no trânsito das cidades brasileiras
Jovens: as principais vítimas do Trânsito
A violência no trânsito é um problema a ser urgentemente resolvido. Obtenha mais informações sobre o assunto aqui!
Violência no Brasil
Conheça quais são as causas da violência no Brasil e quais consequências ela gera para a nossa sociedade. Saiba quais são os dados relativos a esse tema.
Mapa da Região Centro-Sul do Brasil
Complexo Regional Centro-sul
Os aspectos físicos, hidrográficos, climáticos, econômicos e populacionais da região centro-sul.
Vista aérea da cidade de São Paulo, uma das maiores áreas conurbadas do mundo
Conurbação
O conceito de conurbação, suas características e consequências.
Favela à frente com prédios ao fundo, na cidade de Belo Horizonte
Segregação Urbana
Conheça a definição de segregação urbana, seus principais aspectos e suas causas.
Vista aérea da cidade de Berlim, Alemanha
Urbanização
Compreenda o que é e como funciona o processo de urbanização, bem como os principais fatores concernentes a esse fenômeno.
Belo Horizonte forma a terceira maior região metropolitana do Brasil
Regiões Metropolitanas
Veja o conceito, os aspectos gerais e os principais exemplos de regiões metropolitanas do Brasil.
Industrialização e urbanização são fatores diretamente relacionados
Industrialização e urbanização
Você sabia que há uma ampla relação entre a industrialização e a urbanização? Entenda a influência entre a atividade industrial e a vida nas cidades.
Porto Marítimo utilizados para importação e exportação
Comércio Externo Brasileiro
Comércio externo brasileiro, O que é Comércio externo brasileiro, A mudança dos tipos de exportação brasileira, Os produtos exportados na década de 70, Comércio externo brasileiro em 2005, Os principais parceiros comerciais do Brasil.
Instrumentos utilizados em pequenas propriedades rurais.
Estrutura fundiária do Brasil
Estrutura fundiária do Brasil, O que é a Estrutura fundiária do Brasil, Como desenvolveu a Estrutura fundiária do Brasil, Os aspectos da Estrutura fundiária do Brasil, Os problemas decorrentes da Estrutura fundiária do Brasil.
Mapa de localização do Sertão nordestino
Sertão
Conheça a sub-região do Sertão nordestino, suas características principais e descubra os mitos e as verdades sobre a questão da seca.