Whatsapp icon Whatsapp

Diferença entre lago, lagoa e laguna

A diferença entre lago, lagoa e laguna encontra-se no tamanho e na tipificação de suas formações geográficas.
Exemplo de um lago, com pequena extensão
Exemplo de um lago, com pequena extensão

Muitas pessoas confundem as expressões lago, lagoa e laguna, achando que são sinônimas. Porém, são termos distintos para designar diferentes acidentes geográficos. Mas qual é exatamente a diferença entre eles?

Em primeiro lugar, vamos estabelecer a diferença entre laguna e os outros dois tipos. Enquanto o lago e a lagoa são porções de terra com altitudes inferiores ao ambiente circundante, retendo e acumulando uma relativa quantidade de água, a Laguna é um espaço que apresenta algum tipo de ligação com a água do mar. A laguna é, assim, um corpo de água salgada ou salobra de origem marinha que se encontra separado do mar por breves formações rochosas, barreiras de areia ou por recifes.

Por sua vez, a diferença entre lago e lagoa é um pouco mais complexa, pois não existe um padrão na literatura especializada para diferenciar as suas formações. Geralmente, considera-se que a lagoa é menor, mais localizada, enquanto o lago é maior e mais abrangente. Além disso, estima-se que os lagos sejam de origem antiga, ligada a eventos geológicos, como as eras glaciais, enquanto a formação de lagoas é mais específica e aparentemente “banal”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em Geologia, por exemplo, há a definição de que os lagos são necessariamente maiores do que 0,1 km² por parte de alguns autores, não havendo uma definição específica para o que é, exatamente, uma lagoa*. Em alguns casos, afirma-se que lagoa é, simplesmente, uma expressão popular para lago pequeno**.

Diante dessa verdadeira confusão, muitos nomes são atribuídos para as diferentes paisagens com definições aparentemente erradas. A Lagoa dos Patos, por exemplo, apresenta características de uma laguna e, mesmo que não apresentasse tais aspectos, não poderia ser chamada de lagoa, por possuir uma larga extensão, mais condizente com um lago.

_________________________

* RICCOMINI, C. et. al. Rios e Processos Aluviais. In: TEIXEIRA, W. et. al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p.194.

** PEIXOTO, A. M. Enciclopédia Agrícola Brasileira. Vol. 4 I-M. p.227.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.