Whatsapp icon Whatsapp

Diferenças entre a era industrial e globalizada

As primeiras indústrias eram rudimentares.
As primeiras indústrias eram rudimentares.

O processo de industrialização no mundo teve início no final do século XVIII e começo do XIX na Inglaterra, nos primeiros anos as indústrias eram estritamente compostas por sociedades nacionais. A produção nesse período estava ligada às manufaturas, com produtos com pouca tecnologia.

A primeira etapa do processo de industrialização não ocorreu em todos os países do mundo, foram restritos ao nordeste dos Estados Unidos, a alguns países europeus e ao Japão.

Após essa etapa o mundo ingressou na era globalizada, esse novo período produtivo recebeu uma nova configuração, pois houve o surgimento de grandes organizações e corporações, empresas privadas e a consolidação das transnacionais. Além disso, aconteceram enormes evoluções tecnológicas que contribuíram diretamente para o processo de globalização.
Atualmente, os principais centros industriais, informacionais, financeiros, estão localizados no sudoeste dos Estados, Europa Central, como Londres e Milão; Japão e os Tigres Asiáticos.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Consumo
Consumo, O que é o Consumo, Como se desenvolve o Consumo, As diferenças de Consumo no mundo, Os tipos de Consumo, Consumo e as desigualdades sociais, O Consumo e as propagandas, Consumo desnecessário e as propagandas.
Transformação no espaço geográfico
O que é e como se dá a transformação no espaço geográfico.
video icon
Escrito"O que é o vento? sobre imagem de uma paisagem com árvores e vento.
Geografia
Ventos: o que são e tipos
Assista à videoaula e entenda o que são os ventos. Saiba também quais são os fatores que geram os ventos, bem como conheça os principais tipos de ventos e por que esses fenômenos meteorológicos são importantes.