Consumo

O objetivo do processo produtivo associado às atividades econômicas é de produzir mercadorias e prestação de serviços com a finalidade de atingir o mercado consumidor.

O conjunto de pessoas que compram as mercadorias e usufrui da prestação de serviços são denominados de consumidores. O consumo de mercadorias (roupas, alimentos, calçados, utensílios entre outros) e prestação de serviços (bancos, empresas de água, luz, telefone etc) tem como finalidade atender as necessidades do homem moderno, no entanto, o consumo dos itens acima não ocorre de forma homogênea nos países.

As disparidades no consumo é resultado direto do estabelecimento de diferenças sociais, ou seja, uma pequena parcela da população tem acesso a grandes rendimentos financeiros, e assim pode adquirir tudo aquilo que o mercado oferece, geralmente essa classe social vive em altos padrões de consumo. Em contrapartida, as pessoas que são desprovidas de recursos não conseguem sequer comprar a quantidade e variedade de alimentos que garante uma alimentação balanceada, indispensável para a saúde.

Em âmbito global existem distinções entre os países e suas respectivas populações em relação aos níveis de consumo. Isso ocorre por que nos países desenvolvidos, como as grandes potências mundiais (Estados Unidos, Japão e uma parcela de países europeus),  seus habitantes quase sempre são bem remunerados e assim podem habitar enormes residências, realizar viagens de turismo e consumir uma infinidade de produtos disponíveis no mercado.

Ao contrário, nas nações menos desenvolvidas economicamente as populações ficam excluídas do consumo, as pessoas não possuem sequer os serviços básicos como acesso à saúde, esgoto e água tratada, geralmente os países com essas características estão localizados na América do Sul, África e Ásia ou países do sul.

A propaganda

Com intenção de verticalizar o fluxo de venda de produtos, vários ramos empresariais e comerciais utilizam a propaganda para atingir os possíveis consumidores, que seriam pessoas com potencial de adquirir mercadorias dos mais variados tipos.

A propaganda é uma forma das empresas anunciar seus produtos e serviços, assim como promoções, facilidades de créditos, e para isso conseguem atingir uma quantidade maior de consumidores em relação aos seus concorrentes.

As propagandas difundidas nos meios de comunicação em massa (televisão, internet, rádio, revistas, jornais impressos entre outros), conseguem aguçar nas pessoas a vontade de comprar, mesmo que tal produto não seja indispensável naquele momento.
Produtos que não são indispensáveis as pessoas.
Produtos que não são indispensáveis as pessoas.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
A industrialização favoreceu o avanço do imperialismo.
Industrialização e Imperialismo
Industrialização e Imperialismo, O que é Industrialização e Imperialismo, Como desenvolveu a Industrialização e Imperialismo, Como atua a Industrialização e Imperialismo no mundo atual.
Avenida Paulista em 1920, São Paulo.
Transformação no espaço geográfico
O que é e como se dá a transformação no espaço geográfico.
As indústrias caracterizam o setor secundário atual.
Setor Secundário
Setor Secundário, O que é o Setor Secundário, As etapas do Setor Secundário, As características do Setor Secundário, A importância do Setor Secundário, O papel social do Setor Secundário, As tecnologias e o Setor Secundário.
A produção atual está voltada para a rapidez e a informação.
Revolução Técnico-Científico-Informacional
Saiba o que é e como se deu a Revolução Técnico-Científico-Informacional.
As primeiras indústrias eram rudimentares.
Diferenças entre a era industrial e globalizada
Diferenças entre a era industrial e a globalizada, Quando iniciou a primeira Revolução Industrial, Quais países participaram da primeira Revolução Industrial.
Lixo Urbano
O lixo urbano é um dos problemas ambientais ocasionados pelo aumento populacional. Confira!
Tráfico humano: um crime aos direitos humanos
Tráfico Humano
Características de uma das principais atividades ilegais do século XXI.
Indústria cultural
Aprenda a definição do termo indústria cultural, de acordo com a Escola de Frankfurt. Saiba o que é cultura de massa e como os estudos dessa área ocorrem atualmente.
A Globalização e o resultado de desenvolvimento e subdesenvolvimento
Globalização, Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Veja mais sobre globalização, desenvolvimento e subdesenvolvimento.
Apreensões de drogas relativas ao narcotráfico.
Narcotráfico
O que é narcotráfico, Onde surge o narcotráfico, O narcotráfico é uma das atividades que mais geram riquezas no mundo, O narcotráfico e a violência, O narcotráfico e a corrupção.
Manifestação contra o Apartheid
Apartheid
Apartheid, O que é Apartheid, Como se desenvolveu o Apartheid, Como ocorreu o Apartheid, Quem promoveu o Apartheid, Em que país africano ocorreu o Apartheid, As leis do Apartheid, Quando teve início o Apartheid.
Muro de Berlim
Clique e acesse para conhecer a história do Muro de Berlim. Entenda o contexto da Alemanha, por que o muro foi construído e por que caiu.
A população mundial paga mais caro pelos alimentos.
Escassez mundial de alimentos
Escassez mundial de alimentos, Quais são as causas da Escassez mundial de alimentos, Século XXI e a Escassez mundial de alimentos, A alta do petróleo e a Escassez mundial de alimentos, Os biocombustíveis e a Escassez mundial de alimentos.
Postos de combustíveis são frequentemente acusados de formarem cartéis.
Tipos de monopólio
Tipos de monopólio, Quais são os tipos de práticas monopolistas, Os monopólios vai contra os princípios capitalistas de livre concorrência, O que é monopólio, O que é oligopólio, O que é truste, O que é cartel, O que é holding.
Desigualdade Social
Desigualdade social: o que é, como mede, dados