Whatsapp icon Whatsapp

Energia das Marés

Marés, uma grande fonte de energia
Marés, uma grande fonte de energia

A força gravitacional do Sol e da Lua interferem nas marés (mudanças no nível do mar). Seu potencial energético tem sido utilizado desde o século XI, na costa da Inglaterra e da França, para a movimentação de pequenos moinhos.

Quando afuniladas em baías, as marés podem atingir até 15 metros de desnível. Dessa forma, seu aproveitamento energético requer a construção de barragens e instalações geradoras de eletricidade.

A energia das marés ou energia maremotriz, é uma forma de geração de eletricidade obtida a partir das alterações de nível das marés, através de barragens (que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa) ou através de turbinas submersas (que aproveitam as correntes marítimas).

O sistema mais utilizado é o de barragens, que consiste na construção de diques que captam a água durante a alta da maré. Essa água armazenada é então liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica.

Uma usina de aproveitamento da energia das marés requer três elementos básicos: casa de força ou unidades geradoras de energia, eclusas, para permitir a entrada e saída de água da bacia, e barragem.

Em 1967, o primeiro grande projeto de aproveitamento das marés foi construído no rio Rance, na França, onde a média anual das marés é de 8,4 metros de desnível. Esse projeto consistiu na construção de uma barragem de 710 metros de comprimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Estação de energia das marés La Rance (Norte de França)

No entanto, a captação desse tipo de energia é restrita a poucas localidades, pois o desnível das marés deve ser superior a 7 metros. Os locais mais propícios para a instalação de estações de energia das marés são: baía de Fundy (Canadá) e baía Mont-Saint-Michel (França), ambas com mais de 15 metros de desnível. No Brasil, os locais favoráveis à construção de estações para o aproveitamento dessa forma de energia são o estuário do rio Bacanga, em São Luís (MA), com marés de até 7 metros, e, principalmente, a ilha de Macapá (AP), com marés de 11 metros.

Para a instalação de estações de captação de energia das marés são necessários altos investimentos, sendo sua eficiência baixa (aproximadamente 20%). Com relação aos impactos ambientais, os mais comuns estão relacionados à flora e fauna. Porém, esses impactos são bem inferiores se comparados aos causados por hidrelétricas instaladas em rios.

Outro agravante é a possibilidade do rompimento das estruturas por furacões, terremotos ou qualquer razão que leva a uma inundação da região costeira. Os riscos ocupacionais também são elevados durante a construção da estrutura da usina, que requer operações abaixo do nível d’água.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

O biodisel ganha força no mercado internacional
Biodiesel
Biodisel, como é a produção de Biodisel, a utilização do Biodisel, o Biodisel como uma fonte de energia renovável.
A utilização mundial do carvão mineral
Carvão Mineral
Carvão Mineral, a utilização do carvão mineral como fonte de energia, como obtido o Carvão Mineral, a composição do Carvão Mineral.
Energia eólica é uma fonte alternativa
Fontes de Energia
Clique e veja o que são fontes de energia, quais são elas, e o que é energia renovável e energia não renovável. Entenda as vantagens e desvantagens do seu uso.
O petróleo é um líquido escuro e viscoso que possui muitos usos na sociedade.
Petróleo
Leia sobre a origem do petróleo e os seus principais derivados. Saiba mais também sobre os impactos ambientais provocados pela produção petrolífera.
Reator nuclear Doel, no Porto de Antuérpia, na Bélgica.
Usina nuclear
Saiba mais sobre o funcionamento das usinas nucleares. Conheça as principais vantagens e desvantagens da utilização nuclear de energia.
video icon
Filosofia
Uma análise filosófica do mundo hiperconectado
A internet e as redes sociais são o palco para um novo modelo de socialização. Por isso, a filosofia e a sociologia vêm tentando entender esse fenômeno complexo que se intensifica cada vez mais, além da nova configuração social e humana que advém do mundo hiperconectado. Confira nosso vídeo e saiba mais sobre esse assunto super atual que vem sendo cada vez mais cobrado em provas de vestibular e no Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.