Whatsapp icon Whatsapp

Fontes de Energia

As fontes de energia podem ser classificadas como renováveis ou não renováveis.
Energia eólica é uma fonte alternativa
Energia eólica é uma fonte alternativa

As fontes de energia são extremamente importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações.
As energias facilitam o trabalho do homem que em outras circunstâncias teria uma grande dificuldade, utiliza-se a energia para levantar peso, apertar parafuso, mover veículos, ferver água, etc.

No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.

Petróleo: a partir desse minério fóssil são processados vários subprodutos utilizados como fonte de energia como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.

Energia hidrelétrica: produz energia elétrica em usinas hidrelétricas, gerada a partir da movimentação de turbinas impulsionadas por água de rios acumulados em barragens.

Carvão Mineral: esse minério oferece calor para os grandes fornos contidos nas indústrias siderúrgicas e contribui para geração de eletricidade nas usinas termelétricas.

Biocombustíveis: correspondem, por exemplo, ao álcool e o biodiesel, sendo o primeiro um dos principais, seu uso é bastante difundido no Brasil como combustível em veículos automotores, utilização iniciada na década de 70.

Outras não citadas fazem parte de fontes de energia, o gás natural, energia nuclear, xisto betuminoso, lenha, carvão vegetal e energia solar.

Os seres humanos, para o desenvolvimento de suas atividades, necessitam efetivamente dos recursos naturais, as fontes energéticas não são diferentes, dessa forma elas podem ser classificadas em dois tipos: fontes renováveis e não-renováveis.

A primeira corresponde a todo recurso que tem a capacidade de se refazer ou não é limitada, nessas destacam os biocombustíveis, hidrelétricas, energia solar, eólica entre outras. No entanto, esses tipos de fontes de energia não são isentos de provocar impactos na natureza, os biocombustíveis produzem devastação ambiental no desenvolvimento de culturas que servem de matérias-primas tais como a cana-de-açúcar, eucalipto, mamona entre outros, para o cultivo dessas são necessárias imensas propriedades rurais, denominadas de monoculturas, essa prática retira as coberturas vegetais, sem contar o uso de insumos agrícolas (fertilizantes, inseticidas, herbicidas entre outras).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No caso das hidrelétricas os problemas na geração de energia estão na construção das usinas, pois é necessário represar uma grande quantidade de água cobrindo imensas áreas de florestas, dessa forma coloca em risco a fauna e a flora, além da emissão de gases provenientes da decomposição de animais e vegetais contidos no fundo das represas. As energias solar e eólica produzem impactos quase insignificantes e são pouco utilizadas no Brasil.

As fontes não-renováveis correspondem a todo recurso natural que não tem capacidade de se renovar ou refazer, ou seja, que podem acabar (finitos). Dentre os recursos finitos com previsões para esgotar totalmente em pequeno, médio e longo prazo estão o petróleo, carvão, urânio, xisto e muitos outros.

Os recursos energéticos classificados como não-renováveis geralmente produzem poluentes superiores aos renováveis. Os impactos podem surgir a partir da emissão de gases dos veículos automotores, vazamentos em oleodutos, vazamentos de navios petroleiros e muitos outros.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O biodisel ganha força no mercado internacional
Biodiesel
Biodisel, como é a produção de Biodisel, a utilização do Biodisel, o Biodisel como uma fonte de energia renovável.
A viabilidade do biogás
Biogás
Biogás, como é produzido o Biogás, a distribuição do Biogás, o Brasil como líder na produção do Biogás, as vantagens do Biogás.
A biomassa utiliza elementos orgânicos para a geração de energia.
Biomassa
Saiba mais sobre a utilização da biomassa. Veja as principais vantagens e desvantagens do emprego dessa fonte alternativa para a produção de energia renovável.
A utilização mundial do carvão mineral
Carvão Mineral
Carvão Mineral, a utilização do carvão mineral como fonte de energia, como obtido o Carvão Mineral, a composição do Carvão Mineral.
Efeito fotoelétrico
Você sabe o que é o efeito fotoelétrico? Acesse o texto e descubra como esse efeito foi descoberto, conheça as fórmulas, e confira exercícios resolvidos sobre o assunto.
Marés, uma grande fonte de energia
Energia das Marés
A obtenção de energia através do desnível do mar.
A produção de energia eólica vem crescendo rapidamente no Brasil
Energia eólica no Brasil
Entenda, por meio de dados e informações atualizadas sobre o tema, as principais questões referentes à energia eólica no Brasil.
As usinas hidrelétricas são estruturas que utilizam a água como recurso para a geração de energia.
Energia hidrelétrica
Saiba mais sobre a energia hidrelétrica. Conheça as principais vantagens e desvantagens da instalação e do funcionamento das hidrelétricas.
Placas para geração de energia solar
Energia solar
Saiba como funciona a produção de energia solar. Aprenda sobre as vantagens e desvantagens dessa fonte de energia que cresce de forma ampla no mundo.
A energia solar e a energia eólica são exemplos de fontes alternativas de energia, as quais provocam pouco impacto negativo no meio ambiente.
Fontes alternativas de energia
Saiba mais sobre as fontes alternativas de energia. Veja quais são as vantagens do uso de energias alternativas e por que elas causam pouco impacto ao meio ambiente.
Vista aproximada de uma chama de fogão acesa.
Gás natural
Saiba a origem e as principais aplicações do gás natural. Descubra quais são as maiores vantagens e desvantagens da utilização desse combustível fóssil.
Usina hidrelétrica de Itaipu.
Hidrelétrica
Hidrelétrica, como funcionam as hidrelétricas, como as hidrelétricas produzem energia, hidrelétricas no Brasil, Itaipu, potencial hídrico brasileiro, energia hidrelétrica no mundo, impactos ambientais das usinas hidrelétricas.
O petróleo é um líquido escuro e viscoso que possui muitos usos na sociedade.
Petróleo
Leia sobre a origem do petróleo e os seus principais derivados. Saiba mais também sobre os impactos ambientais provocados pela produção petrolífera.
Vista de uma bomba de vareta de sucção, a máquina que auxilia na extração do petróleo.
Quais são os principais países produtores de petróleo do mundo?
Veja uma lista dos principais países produtores de petróleo do mundo, e entenda qual a importância desse recurso natural no âmbito político-econômico mundial.
Reator nuclear Doel, no Porto de Antuérpia, na Bélgica.
Usina nuclear
Saiba mais sobre o funcionamento das usinas nucleares. Conheça as principais vantagens e desvantagens da utilização nuclear de energia.
Assim como as outras fontes de energia, a energia solar também possui desvantagens
Vantagens e desvantagens da Energia Solar
Conheça as vantagens e as desvantagens da produção de eletricidade a partir da energia solar e inteire-se sobre esse tema.
video icon
Filosofia
Redes sociais – essência e aparência
As redes sociais trouxeram uma infinidade de novas possibilidades: informações rápidas e fáceis, interação social e um novo mercado de produtos e serviços. No entanto, ironicamente, as redes sociais também nos trouxeram uma série de prejuízos: informações rápidas e fáceis, interação social e um novo mercado de produtos e serviços. A partir das noções de essência e aparência na filosofia, trataremos da problemática das redes sociais, tentando entender como esse fenômeno afeta a vida das pessoas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.