Whatsapp icon Whatsapp

Fontes de energia não renováveis

As fontes de energia não renováveis são aquelas formadas por recursos naturais finitos. O carvão mineral, o petróleo e o gás natural são exemplos de fontes não renováveis.
Extração de petróleo, uma das principais fontes de energia não renováveis.
O petróleo é uma das principais fontes de energia não renováveis.

As fontes de energia não renováveis são aquelas formadas por recursos esgotáveis na natureza. O carvão mineral e o petróleo são exemplos dessas fontes. Elas possuem como principal vantagem o baixo custo de produção e consumo. Porém, provocam graves impactos ambientais no meio natural e influenciam em problemas ambientais globais, como o efeito estufa.

Leia também: O que é energia limpa?

Resumo sobre fontes de energia não renováveis

  • As fontes de energia não renováveis são aquelas caracterizadas pelo longo período de formação na natureza.

  • São exemplos de fontes de energia não renováveis: carvão mineral, petróleo, gás natural e energia nuclear.

  • Uma vantagem das fontes de energia não renováveis é o menor custo de produção, transporte e comercialização desses recursos.

  • Uma desvantagem das fontes de energia não renováveis é o registro de inúmeros problemas ambientais, como a poluição do ar.

  • As fontes de energia não renováveis causam problemas diversos na saúde humana e no ambiente natural.

  • As fontes renováveis, ao contrário das fontes de energia não renováveis, provocam menos impactos no meio ambiente.

Videoaula sobre fontes não renováveis de energia

O que é energia não renovável?

Energia não renovável é a energia obtida a partir de fontes de energia não renováveis, que são aquelas caracterizadas pelo longo período de formação na natureza e que, portanto, são consideradas um recurso finito, visto que o seu tempo de formação geológica demora milhões de anos e requer determinadas condições físicas de temperatura e pressão. A energia não renovável compõe a base da matriz energética mundial.

Exemplos de fontes de energia não renováveis

Usina geradora de energia nuclear como exemplo de fonte de energia não renovável.
A energia nuclear é um exemplo de fonte não renovável.

Os exemplos clássicos de fontes de energia não renováveis, também chamadas de esgotáveis ou convencionais, são:

Vantagens das fontes de energia não renováveis

Os pontos abaixo apresentam, no geral, as principais vantagens das fontes de energia não renováveis:

  • baixo custo de produção, transporte e comercialização desses recursos;

  • elevada variabilidade de utilização e a possibilidade de diversos derivados;

  • acentuado rendimento energético quando comparadas às fontes renováveis;

  • existência de tecnologias diversas e conhecidas para a produção energética.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desvantagens das fontes de energia não renováveis

Os pontos abaixo apresentam as principais desvantagens das fontes de energia não renováveis:

  • registro de inúmeros problemas ambientais, como a poluição do ar;

  • acentuação da ocorrência de problemas respiratórios na população;

  • agravamento de problemas ambientais, como o aquecimento global;

  • ocorrência de fenômenos climáticos adversos, como a chuva ácida.

Fontes de energia não renováveis e os impactos ambientais

As fontes de energia não renováveis são conhecidas pelo seu acentuado impacto ambiental, visto que são compostas por recursos finitos, cuja utilização modifica de forma direta o ambiente natural.

Extração de carvão mineral, uma fonte de energia não renovável que gera graves impactos ao meio ambiente e à saúde humana.
A produção de carvão mineral gera graves impactos ao meio ambiente e à saúde humana.

As fontes de energia não renováveis provocam, ao longo da sua produção e utilização, inúmeros impactos ambientais, que causam problemas diversos na saúde humana e no ambiente natural. A sua utilização é ligada ainda ao aparecimento de graves problemas ambientais mundiais, dentre eles as mudanças climáticas globais. Os pontos abaixo apresentam alguns exemplos de impactos gerados por essas fontes de energia:

  • poluição das fontes de recursos naturais, como água, ar e solo;

  • emissão elevada e recorrente de gases poluentes na atmosfera;

  • contribuição para fenômenos como o efeito estufa do planeta;

  • influência no cenário de aquecimento global vivido atualmente.

Diferenças entre fontes de energia não renováveis e fontes de energia renováveis

Depósito de gás natural, uma das fontes de energia não renováveis.
O gás natural, uma fonte de energia não renovável, é uma das fontes energéticas mais utilizadas em todo o mundo.
  • Fontes de energia não renováveis: são aquelas formadas por recursos esgotáveis, ou seja, que demoram para se recompor na natureza. São exemplos desses recursos o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.

  • Fontes de energia renováveis: são aquelas compostas por recursos infinitos, ou seja, que estão disponíveis de forma ampla na natureza, e que contêm um ciclo natural de renovação. São exemplos desses recursos a água, o vento e a radiação solar.

Saiba mais: Como é constituída a matriz energética brasileira?

Exercícios resolvidos sobre fontes de energia não renováveis

Questão 1

(UEMG) Uma das grandes dificuldades da sociedade contemporânea diz respeito à produção e ao consumo de energia. As sociedades humanas consomem energia seja para a produção seja para a sua mobilidade. A mobilidade de pessoas e mercadorias ocorre em diversos tipos de meios de transportes que utilizam como fonte de energia o petróleo e seus derivados. Esse recurso é finito e emissor de poluentes e exige adoção de medidas para a melhoria da qualidade de vida nas cidades e para a preservação do meio ambiente urbano, rural e natural. Nesse sentido, é preciso adotar um modelo de desenvolvimento sustentável que priorize um sistema de meios de transporte que não emitam poluentes, que reduzam o uso de fontes não renováveis, que sejam mais ágeis e que permitam às pessoas maior qualidade de vida e de locomoção. O que provoca as dificuldades associadas ao tipo de fonte de energia que é utilizada para produção e para o deslocamento das pessoas e de mercadorias é o fato de ela ser

A) alternativa.

B) finita.

C) limpa.

D) renovável.

Resolução:

Alternativa B.

As fontes de energia como o petróleo e os seus derivados são classificadas como finitas ou ainda não renováveis, uma vez que possuem um longo ciclo de recomposição na natureza.

Questão 2

(UEMG) Mais da metade da matriz energética mundial é composta por duas fontes energéticas não renováveis: o petróleo e o gás natural. Essa predominância de fontes não renováveis na geração de energia no mundo possibilita um maior poder econômico e político às

A) decisões internacionais, como as do Protocolo de Kyoto.

B) empresas e aos países importadores desses produtos.

C) empresas e aos países produtores desses produtos.

D) organizações não governamentais ambientalistas.

Resolução:

Alternativa C.

A predominância de uma matriz energética mundial formada por fontes de energia não renováveis favorece os países e as empresas que são grandes produtoras de recursos fósseis, como o petróleo e o gás natural.

Fontes

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Governo do Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br.

ECYCLE. O que são energias não renováveis? eCycle, c2010/2022. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/energias-nao-renovaveis/.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Fontes de Energia. EPE, [s.d.]. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia. Acesso em: 10 maio 2023.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Biodiesel
Biodisel, como é a produção de Biodisel, a utilização do Biodisel, o Biodisel como uma fonte de energia renovável.
Biogás
Biogás, como é produzido o Biogás, a distribuição do Biogás, o Brasil como líder na produção do Biogás, as vantagens do Biogás.
Energia eólica
Saiba mais sobre as características da fonte eólica de energia. Veja as principais vantagens e desvantagens dessa fonte energética produzida pelo vento.
Energia hidrelétrica
Saiba mais sobre a energia hidrelétrica. Conheça as principais vantagens e desvantagens da instalação e do funcionamento das hidrelétricas.
Energia solar
Saiba como funciona a produção de energia solar. Aprenda sobre as vantagens e desvantagens dessa fonte de energia que cresce de forma ampla no mundo.
Fontes alternativas de energia
Saiba mais sobre as fontes alternativas de energia. Veja quais são as vantagens do uso de energias alternativas e por que elas causam pouco impacto ao meio ambiente.
Fontes de energia
Clique e veja o que são fontes de energia, quais são elas, e o que é energia renovável e energia não renovável. Entenda as vantagens e desvantagens do seu uso.
Fontes renováveis de energia
Aprenda um pouco mais sobre as fontes renováveis de energia, que representam opções alternativas à matriz energética baseada no uso de combustíveis fósseis, utilizada no mundo todo. As fontes renováveis de energia causam menos danos ao meio ambiente, porém seu uso requer tecnologias que o viabilizem.
Gás natural
Saiba a origem e as principais aplicações do gás natural. Descubra quais são as maiores vantagens e desvantagens da utilização desse combustível fóssil.
Matriz energética brasileira
Saiba mais sobre a matriz energética brasileira, que representa o conjunto de fontes de energia utilizadas no país para suprir sua demanda de produção energética. O texto a seguir irá ajudá-lo a compreender como é composta a matriz energética no Brasil, quais são as principais fontes de energia usadas e como elas são distribuídas.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.