Whatsapp icon Whatsapp

Fuga de cérebros

A fuga de cérebros é um processo caracterizado pela saída de profissionais extremamente qualificados de determinados países em busca de melhores condições de emprego e renda.
Mulher sentada em banco no aeroporto
A fuga de cérebros indica a saída de profissionais qualificados de um país.

A fuga de cérebros é um fenômeno mundial que ocorre prioritariamente por meio da saída de profissionais extremamente qualificados de países menos desenvolvidos em busca de melhores condições de emprego e renda. As causas da fuga de cérebros estão atreladas a condições insatisfatórias em termos de mercado de trabalho e de qualidade de vida. Essa saída é direcionada, em nível mundial, para países desenvolvidos e industrializados, que possuem um mercado de trabalho mais valorizado e consolidado.

O Brasil, por exemplo, é um expulsor de cérebros para nações mais ricas do globo, como os Estados Unidos. Esse cenário se agravou nos últimos anos, mediante a ampla crise econômica e política brasileira.

A fura de cérebros produz diversos efeitos danosos em uma economia. Logo, são necessárias medidas governamentais que possibilitem a valorização do mercado de trabalho local, como forma de garantir emprego e renda para profissionais bem qualificados.

Leia também: Imigração — o que leva uma pessoa a deixar seu território de origem?

Resumo sobre fuga de cérebros

  • A fuga de cérebros é um processo caracterizado pela saída de profissionais qualificados de um país e/ou região em busca de melhores condições de vida.

  • As causas da fuga de cérebros estão atreladas às condições insatisfatórias de emprego e renda presentes especialmente em países menos desenvolvidos.

  • O processo de saída de profissionais qualificados ocorre de forma ampla entre diversos países e/ou regiões do mundo.

  • Os países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá e Alemanha, são receptores de profissionais extremamente qualificados.

  • O Brasil é um país expulsor de trabalhadores qualificados, em razão das condições insatisfatórias do mercado de trabalho local.

  • A fuga de cérebros provoca, a longo prazo, um cenário de estagnação econômica e desvalorização da produção local.

  • Há a necessidade de medidas governamentais que contribuam para a valorização do mercado interno de trabalho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é fuga de cérebros?

A expressão fuga de cérebros remete à saída de profissionais extremamente qualificados de determinados países e/ou regiões, notadamente mais pobres, em busca de melhores condições de vida. Essa saída é motivada especialmente pelas condições insatisfatórias de emprego e renda que são típicas de países subdesenvolvidos e emergentes. Esses profissionais buscam entrar no mercado de trabalho dos países ricos, já que dispõem de formação e experiência adequada para disputar vagas de emprego à altura de seu currículo.

Quais são as causas da fuga de cérebros?

A causa central do processo de fuga de cérebros é a oferta insatisfatória de emprego e renda em determinadas regiões do globo. Nesse contexto, destacam-se a ausência de salários competitivos, a inexistência de políticas de valorização profissional e de planos de carreiras, a restrita possibilidade de crescimento profissional, dentre outros fatores. Esses elementos são típicos de espaços econômicos subdesenvolvidos e emergentes, que apresentam poucas vantagens em termos de emprego e renda para a sua população.

A fuga de cérebros no mundo

O processo de fuga de cérebros no mundo apresenta uma ampla espacialidade, tantos em termos macro quanto meso — quando ocorrem dentro de um mesmo continente, por exemplo. Uma análise ampla do cenário de fuga de cérebros no mundo permite inferir que há um movimento clássico de saída de profissionais qualificados, especialmente de países subdesenvolvidos e também emergentes, para os mercados de trabalho dos países mais desenvolvidos do globo.

Esse movimento é tipicamente marcado pelo amplo conjunto de vantagens oferecidas pelos países desenvolvidos em termos de formação, trabalho e renda e, ainda, pelas condições insatisfatórias de trabalho típicas de nações menos desenvolvidas.

Os países desenvolvidos, como Estados Unidos e Canadá, são grandes receptores de trabalhadores extremamente qualificados, especialmente de regiões como a América Latina e o Sudeste Asiático. Já na Europa, há um movimento clássico de saída de profissionais com elevada qualificação da Europa Oriental em busca de melhores condições de vida na Europa Ocidental. Há inclusive países que oferecem vantagens diversas para atraírem mão de obra extremamente qualificada especialmente de nações menos desenvolvidas. A chegada desses profissionais qualificados contribui para o crescimento econômico e social dos países desenvolvidos, além de possibilitar o fomento de novas tecnologias.

A fuga de cérebros no Brasil

O Brasil é tipicamente um expulsor de profissionais qualificados, em razão das condições precárias de emprego e renda ofertadas pelo país, especialmente em setores de tecnologia e de comunicação. Tal cenário tem se intensificado nos últimos anos, devido à crise econômica brasileira, marcada pela retração do mercado de trabalho, pela queda da renda da população e pela desvalorização dos profissionais qualificados.

Contribuem ainda para esse cenário a ausência de políticas públicas de apoio à formação profissional, as recorrentes reformas trabalhistas que retrocedem os direitos dos trabalhadores e, ainda, a intensa perseguição política por parte do poder público e de grupos extremistas a diversos pesquisadores brasileiros. Atualmente, o Brasil é um grande expulsor de profissionais qualificados para países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Portugal.

Leia também: Migração pendular — o deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outro local

Como prevenir a fuga de cérebros?

O processo de fuga de cérebros é reduzido mediante a melhoria das condições de emprego e renda em uma determinada sociedade. Portanto, é necessário que o poder público implante reformas que possibilitem a valorização dos profissionais locais e que ele fomente a empregabilidade em nível nacional. Dentre outras, são medidas para evitar esse problema:

  • a promoção de direitos trabalhistas e previdenciários;

  • a criação de programas de acesso à renda;

  • a criação de medidas voltadas para a oferta de empregos;

  • o incentivo à produção de ciência e tecnologia.

Quais as consequências da fuga de cérebros?

A fuga de cérebros é um processo extremamente danoso, especialmente do ponto de vista econômico, já que a saída de profissionais qualificados resulta na retração da produção científica e tecnológica de um país. Sendo assim, há uma relação direta entre a saída desses profissionais e a perda da competitividade econômica do país em nível mundial.

Esse processo dificulta o desenvolvimento de empresas nacionais e mantém o mercado de trabalho desvalorizado. A fuga de cérebros provoca um efeito econômico negativo de longo prazo, contribuindo para a estagnação econômica de uma sociedade.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Imigração
Entenda o significado do termo imigração. Saiba quais são as principais causas ligadas aos deslocamentos populacionais e veja dados sobre a imigração mundial.
Migração
Entenda o que é migração. Conheça suas causas e as principais diferenças dos movimentos migratórios. Aprenda sobre os efeitos das migrações.
Imigrantes ilegais capturados na Itália
Migração Internacional
As causas e consequências dos fluxos migratórios internacionais.
O nazismo foi a maior demonstração de xenofobia na história da humanidade
Migração e Xenofobia
Veja a relação entre migração e xenofobia, e entenda como este problema acontece no mundo.
Muitas pessoas deixam suas residências antes do horário comercial para trabalhar e, no final do expediente, retornam para suas cidades*
Migração pendular
Clique aqui e saiba o que é migração pendular, fenômeno comum especialmente nas grandes cidades.
As pessoas migram pelos mais distintos motivos, seja pela existência de conflitos e guerras, seja pela expectativa de melhoria da qualidade de vida
Tipos de migração
Clique aqui e conheça os tipos de migração, fenômeno que se caracteriza pelo deslocamento de pessoas de um local para outro!
video icon
Geografia
Revolução Verde
Assista à nossa aula e descubra o que foi a Revolução Verde. Compreenda suas características, suas causas e consequências no Brasil e no Mundo. Saiba quais são as críticas feitas à Revolução Verde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!