Whatsapp icon Whatsapp

Países emergentes

Os países emergentes formam uma classificação de cunho econômico e social que agrupa países de desenvolvimento mediano.
Bandeiras dos países que formam o Brics, grupo de países considerados emergentes.
Bandeiras dos países que formam o Brics, grupo de países considerados emergentes.

   Os países emergentes são um agrupamento de nações de médio desenvolvimento econômico e social. São características desses países a presença de grande mercado consumidor, médio desenvolvimento humano e considerável crescimento econômico.

A globalização possibilitou a maior participação das nações ditas emergentes no mercado global, principalmente por meio da facilitação dos transportes e das comunicações. Os dois principais agrupamentos de países emergentes são:

Leia também: Quais são os países do globo?

Resumo sobre os países emergentes

  • Os países emergentes são uma forma de classificação do grau de desenvolvimento de uma nação em relação à economia e à sociedade.

  • São exemplos de países emergentes: África do Sul, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia.

  • São características dos países emergentes: grande mercado consumidor, índice de desenvolvimento humano médio e acelerado crescimento econômico.

  • As características econômicas das nações emergentes, como amplo mercado consumidor e grande volume de mão de obra, foram valorizadas pela globalização.

  • O Brics é um agrupamento de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

  • O Mist é um agrupamento de países emergentes composto por México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia.

  • Os países emergentes possuem grande importância no crescimento econômico e na qualidade de vida da população global.

O que são países emergentes?

Países emergentes são as nações que, apesar de não possuírem um grau de desenvolvimento econômico e social elevado, apresentam condições de crescimento em diversos âmbitos da sociedade, com destaque para o potencial de renda e consumo. Esses países possuem, no geral, um grande mercado consumidor interno, um índice mediano de desenvolvimento humano, um parque industrial diversificado e um considerável crescimento econômico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os países emergentes?

A classificação dos países emergentes é bastante subjetiva, visto que há diversas nações no globo, com características econômicas e sociais bastante distintas. Nesse contexto, há um grupo consolidado de países emergentes, conhecimento pelo acrônimo de Brics, que possuem claramente características de crescimento econômico e social que são a base para a classificação de uma nação emergente. São eles: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Vale ressaltar que o agrupamento de países emergentes vem aumentando especialmente nas últimas décadas, principalmente devido ao crescimento econômico registrado em diferentes nações localizadas na Ásia, África e América do Sul. Nesse sentido, também são comumente apontadas como países emergentes as nações que formam o agrupamento Mist (México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia).

Leia também: Quais são os países considerados desenvolvidos?

Características dos países emergentes

Os países emergentes possuem características bastante diferentes entre si, mas têm como ponto em comum o considerável crescimento econômico em conjunto com o desenvolvimento social. No geral, são países que apresentam taxas de crescimento econômico constantes, economia bastante diversificada em termos de produção e consumo, grande mercado consumidor interno, farta disponibilidade de mão de obra, médio desenvolvimento humano, recentes processos de urbanização e industrialização, considerável crescimento de emprego e renda, entre outros aspectos.

Globalização e os países emergentes

A globalização, processo potencializado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações, foi fundamental para a consolidação do crescimento econômico e social dos países emergentes, visto que esse fenômeno contribuiu de forma especial para o crescimento das trocas comerciais entre as nações do globo. Nesse sentido, a globalização possibilitou a maior participação das nações ditas emergentes no mercado global, principalmente por meio da facilitação dos transportes e das comunicações entre os países, potencializando o comércio entre as nações.

As características econômicas das nações emergentes, como amplo mercado consumidor e grande volume de mão de obra, foram valorizadas, contribuindo para o processo de industrialização e urbanização desses países e, por consequência, gerando crescimento econômico e social.

Brics

O Brics é um agrupamento de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esse grupo de países foi o pioneiro na classificação de nações como emergentes. Eles reúnem as características mais tradicionais das nações emergentes, como grande mercado consumidor, médio desenvolvimento humano e considerável crescimento econômico.

As nações citadas possuem grandes territórios e populações, além de certo protagonismo geopolítico regional e vasto crescimento econômico, além de contribuir ativamente para questões globais e deter relativo poder econômico em nível mundial.

Mist

O termo Mist designa um recente agrupamento de países emergentes, sendo eles: México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia. Essas nações, assim como o agrupamento mais tradicional de países emergentes, os Brics, também vem apresentando rápido crescimento econômico e social. Porém, ainda são países que registram certos desafios em termos de produção e consumo, como acesso às matérias-primas e mercado consumidor mediano. Esses países representam justamente a ampliação da classificação como emergentes para diversos outros países que vêm apresentando um crescimento econômico considerável nos últimos anos.

Leia também: Quais países são considerados subdesenvolvidos?

Importância dos países emergentes

A importância dos países emergentes está atrelada à participação dessas nações no comércio global, como importantes fornecedores de matérias-primas diversas e, ainda, de bens manufaturados. Esses países tornaram-se protagonistas da economia mundial, especialmente pelo seu rápido crescimento econômico. Ademais, houve nessas nações um aumento considerável do emprego e da renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações locais.

Exercícios resolvidos sobre países emergentes

Questão 1

(UFMG) Considerando-se alguns dos países do grupo classificado, na atualidade, como emergente, é INCORRETO afirmar que:

a) a China vem direcionando o setor de bens de consumo duráveis para o atendimento da demanda de seu mercado interno, em detrimento das exportações.

b) a Índia, embora com um elevado percentual da população abaixo da linha da pobreza, tem-se destacado pela exportação de mão de obra qualificada e de tecnologia de ponta no setor de informática.

c) a Rússia contrapõe sua condição de membro do grupo de países mais desenvolvidos do mundo – o G-8 – a um desempenho econômico típico de países emergentes.

d) o México vem alcançando rápido crescimento industrial ao adotar um modelo de zonas francas, onde se instalaram as empresas maquiladoras de países norte-americanos.

Resolução: Alternativa A. A China é um país que tem sua economia voltada para o mercado externo, ou seja, para a exportação de bens industrializados para outras regiões do globo.

Questão 2

(UECE 2019) BRIC é um termo utilizado para referenciar um grupo de países que, embora distintos, possuem características comuns e têm a cada ano uma importância estratégica cada vez maior, como se pode comprovar no excerto a seguir: O ministro Guido Mantega (Fazenda) defendeu nesta terça-feira uma maior participação dos países do chamado Bric no FMI (Fundo Monetário Internacional). Segundo o ministro, a meta é passar 7% da cota de países avançados para os emergentes, para aumentar o poder de decisão. Hoje a proporção é 40% de ações dos emergentes e 60% de avançados.

Folha Online, em Brasília - 08/09/2009 - Mantega defende maior participação de emergentes no FMI. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u621009.shtml.

Assinale a opção que traz informações corretas sobre países componentes do BRIC:

a) Brasil, Rússia, Iugoslávia e Canadá são os países que compõem o bloco econômico chamado BRIC.

b) O bloco econômico formado por Brasil Rússia, Índia e China constitui-se de países que possuem a mesma situação econômica e política, mas índices de desenvolvimento diferentes.

c) Esses países têm economias estabilizadas recentemente; situação política estável; diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais e níveis de produção e exportação em crescimento.

d) Segundo previsão do banco de investimentos Goldman Sachs, até o ano de 2050, as economias dos países-membros do BRIC, juntas, ainda não superarão as economias dos seis países mais ricos do mundo atualmente (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).

Resolução: Alternativa B. O BRICS, apesar de um agrupamento de nações emergentes com características em comum, também possui pontos de diversidade, como os graus diferentes de desenvolvimento entre as nações que formam esse grupo.   

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A economia da Índia
Os principais fatores que impulsionaram e fortaleceram a economia do segundo mais populoso país do mundo.
A industrialização da América Latina
As principais etapas da indústria nos países de línguas latinas.
Agropecuária do México
Clique aqui e conheça como se configura a agropecuária do México!
Brasil, um país emergente
Veja por que o Brasil é um país emergente e quais são os pontos fortes da economia brasileira.
Brics
Saiba quais são as principais características do grupo de países que formam o Brics. Veja detalhes do processo histórico e econômico de sua formação.
Capitalismo na China
Capitalismo na China, A China antes da chegada do capitalismo, A entrada do capitalismo na China, O que ocorreu na indústria chinesa a partir da abertura da economia.
Comércio da África do Sul
As principais fontes de renda que movem o país.
Economia da Rússia
Qual é o estágio recente da economia da Rússia após o fim da União Soviética? Leia e entenda!
G20 – Grupo dos 20
Clique aqui, descubra o que é o G20 (Grupo dos 20), saiba quais são seus principais objetivos e conheça a função desse importante agrupamento de países.
O que é subdesenvolvimento?
O subdesenvolvimento, seus conceitos, suas causas e características.
Os 10 países mais pobres do mundo
Clique e veja o conceito de pobreza na atualidade e quais são os critérios utilizados pelos órgãos internacionais para medir-se o índice de pobreza dos países.
Países desenvolvidos
Saiba mais sobre os países desenvolvidos, nações que apresentam elevado desenvolvimento social e econômico.
Países subdesenvolvidos
Conheça mais a respeito dos países subdesenvolvidos, nações pouco desenvolvidas socialmente e economicamente. Descubra quais são os critérios utilizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para classificar os países como subdesenvolvidos, bem como as principais características desses Estados.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.